CONTE
ÚDOS

Marketing
#IBELIEVE: O propósito da verdade
Patti Leivas
Como construí uma rede sólida on e off line embasada em um perfil verdadeiro de imagem, de atitude e trabalho. A palestra trata de redes orgânicas e conquistas. De escolha de prospects e clientes. Do "no fake" tanto para escolher clientes como para transmitir conceitos. Trata de coisas que acredito que vão acontecer breve no mercado de consumo. Falarei de consumo direto e indireto. Redes sociais que são "revistas"e outros que são shoppings. Micro influencias.
os palestrantes
Patti Leivas Pati Leivas é uma das promoter mais requisitada de Porto Alegre. Onde ela pisa o chão treme, porque a energia e a alegria da moça são sempre contagiantes. A Gata comanda uma equipe de pessoas que assim como ela coloca paixão e profissionalismo em tudo que fazem. Nenhuma tribo quer ficar de fora das baladas, desfiles, coquetéis e eventos onde ela é a anfitriã. Enfim, Pati Leivas está sempre aprontando o que há de melhor quando o assunto é “badalação”. 
Marketing
7 Fases do Funil de Marketing e Vendas
Jessé Rodrigues
Para que uma empresa tenha sucesso, é essencial que ela conheça as estratégias de marketing e vendas para atrair mais audiência e transformá-la em compradores reais. O funil de marketing e vendas é uma dessas estratégias que podem mudar o futuro da sua empresa aumentando significativamente a sua taxa de conversão. Conheça as 7 Fases do Funil de Marketing e Vendas e aprenda como agir em cada uma delas.
os palestrantes
Jessé Rodrigues é profissional de marketing especializado em Automação de Vendas Online para PME’s, Fundador da Escola do Marketing Digital e Professor de cursos de MBA em Marketing Digital em escolas como ESPM, SENAC, UNISINOS, UCS, UNOCHAPECO, entre outras. Atua há mais de 15 anos no mercado digital. Tem passagens por empresas como Terra Networks, Reweb, Grupo RBS e Dell Computadores. MBA em Gestão Estratégica de Negócios/ESPM. É membro da BayBrazil, integradora de negócios no Vale do Silício/EUA e Líder do Comitê de Educação da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Acredita em trabalho duro, educação de qualidade, empreendedorismo responsável e liberdade de pensamento como alguns dos instrumentos de transformação para uma sociedade mais justa e próspera.
Empreendedorismo
A "Nova" Função Social
Roger Koeppl
Você já parou para definir o que é sucesso para você? Se sucesso significa ocupar uma posição de minoria -ser famoso, rico, por exemplo - inventamos um sistema falido para motivar a maioria - que não será famosa nem rica. Ao resgatar o princípio aristotélico da Função Social, podemos ter uma ferramenta de transformação social, na base da pirâmide. Descobrir as raízes da motivação no trabalho da base da pirâmide é o que tenho feito nos últimos seis anos, trocando uma promissora carreira no mundo corporativo por uma carreira como catador de materiais recicláveis.
os palestrantes
Roger Koeppl Formado técnico em mecânica pelo SENAI, tecnólogo em processos de produção pela FATEC, destaque acadêmico do curso de Engenharia de Produção na PUC – MG e pós graduado em administração pela FGV. Trabalhou em diferentes setores, de metalurgia a bens de consumo, com atribuições nas áreas de logística, engenharia, comércio exterior e consultoria em grandes multinacionais. Há seis anos trocou a carreira corporativa para construir colaborativamente uma cooperativa de reciclagem (YouGreen) que almeja ser uma referência positiva no tratamento de resíduos sólidos, usando técnicas de gestão e operação conhecidas de mercado em um modelo de negócio diferenciado, o cooperativismo. Vencedor dos prêmios Jovens Inspiradores (Veja e Fundação Estudar), Jovem Embaixador Ambiental (Bayer e PNUMA) em 2012, Jovens Talentos (Fundação Arymax) e Empreendedores Sociais da Laureate e citado pela Forbes como um possível futuro Steve Jobs. A cooperativa foi reconhecida internacionalmente entre as melhores empresas PARA o mundo de acordo com o Sistema B.
Marketing
A coceirinha do clique: Como construir títulos atraentes
Rodrigo Cosma
os palestrantes
Rodrigo Cosma é editor do blog do Pretinho e apresentador do Tá Vazando.
Marketing
A Contribuição do Storytelling para a Inovação
Evelin Bicca
Contar e ouvir histórias são práticas que realizamos desde que nascemos. Quando contamos histórias, conferimos sentindo para o mundo. As histórias despertam a imaginação para novas realidades. Por esses motivos, os storytellings são utilizados no mundo dos negócios, aproximando pessoas de produtos e serviços. Para a Inovação, funciona como ferramenta de inspiração, onde uma equipe pode gerar ideias a partir de histórias contadas. Participe e gere boas histórias!
os palestrantes
Evelin Bicca é administradora com ênfase em gestão para inovação e liderança e especialista em design estratégico. Atua há mais de 6 anos no mercado de gestão da inovação, tendo experiência com universidades, projetos de fomento, parques tecnológicos e empresas de diferentes portes. Acredita que inovação é mais o que uma temática, é um estilo de vida.
Marketing
A Cultura da Cannabis: histórico e possibilidades econômicas
Caio Zanin
A partir da emergência de uma cultura da Cannabis no final do século XX, definir as características históricas e social dessa cultura, explorando as possibilidades econômicas que ela pode trazer para o Brasil e para o mundo.
os palestrantes
Caio Zanin Formado em História pela UFRGS e mestre pela mesma instituição em 2017 com a dissertação "A evidência histórica na Prática Historiográfica de Sérgio Buarque de Holanda em Visão do Paraíso"
Inovação
A emoção como fator de sucesso das corporações
Cristiano Clezar Ribeiro
Desde que o ocidente optou pela racionalidade, muitas descobertas e avanços ocorreram. É inegável que o método científico trouxe avanços significativos ao mundo. Mas por outro lado, a emoção ficou relegada aos romances, arte e histórias. Acontece que o fator emocional é responsável por grande parte das nossas decisões diárias. Desde o consumo até o mundo corporativo. O mundo mudou. E transcender a razão é uma das portas mais importantes para este mundo que está nascendo.
os palestrantes
Cristiano Clezar Ribeiro Ao criar o espaço/escola Universo Expandido, a ideia era transformar o mundo por meio da educação. Uma tarefa louca e difícil. Mas empolgante e desafiadora.
Tecnologia
A Era Cognitiva e IBM Watson Transformando o Mundo
Jeni Shih
IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial já é uma realidade e está transformando diversos setores como saúde, finanças, varejo e mais recentemente o universo Geek. Não é ficção científica. É tecnologia! Conheça as experiências de alguns clientes que já adotaram IBM Watson em seus negócios.
os palestrantes
Jeni Shih Jeni Shih é líder de Business Transformation & Operations da Unidade de Soluções Cognitivas na IBM América Latina. Formada em Ciências da Computação e MBA em Gestão Empresarial , tem 27 anos de experiência em tecnologia. Construiu toda sua carreira na IBM passando por áreas de negócios – Software, Hardware, Serviços – além de áreas estratégicas como Marketing e Recursos Humanos. No início de 2016 iniciou sua jornada na área de Soluções Cognitivas focando na estratégia de adoção da plataforma de Inteligência Artificial.
Marketing
A era da experiência
Cesar Paz
A palestra apresenta uma nova visão sobre a economia da experiência e demonstra como experiência se tornou a base de todo processo de construção de marcas.
os palestrantes
Cesar Paz é engenheiro, fundador, ex-CEO e ex-presidente do Conselho de Administração da AG2, fundador e ex-presidente da ABRADi em duas gestões. Presidente do Conselho de Administração da Seekr de Blumenau e também sócio e membro do Advisory Board das seguintes empresas: Alright, MPQuatro, Delta, Zeeng, DEx01, Minovelt e Delta. É curador do FIC2016 e FIC2017 – Festival de Interatividade e Comunicação e TED talker do TEDx POA 2017. Foi eleito pela plataforma Proxxima um dos 10 profissionais mais inovadores do mercado brasileiro em 2011. É professor do curso de comunicação digital da Unisinos – RS e mestrando em Design Estratégico. Já trabalhou com estratégia digital para as principais marcas do mercado brasileiro incluindo Bradesco, Toyota, GM, Natura, Rio2016, Vale, Embraer, C&A, entre outras.
Inovação
A Era das inovações exponenciais
Felipe Menezes
As tecnologias evoluem exponencialmente. Vivemos em uma era onde os produtos e serviços são cada vez mais digitais. Pequenas empresas crescem rapidamente com modelos de negócio disruptivos. A economia compartilhada ganha espaço em mundo capitalista. Este fatos podem criar novas oportunidade ou gerar ameaças para as organizações, basta escolher!
os palestrantes
Felipe Menezes é professor universitário, engenheiro, palestrante e entusiasta de futurismo. Pai do Pedro e do Lucas. Adora tecnologia, mas mora em uma área rural. Filosofa, mas mete a mão na massa. Teve experiência empresarial como consultor por 15 anos em mais de 100 empresas. Atua também como mentor de startups, é cofundador de uma e já quebrou outra! É idealizador da WTF! School. É coordenador de curso, professor e mentor na Universidade Feevale.
Empreendedorismo
A evolução do cenário de startups no Brasil, os contextos externos e a realidade interna
Vinicius Dittgen
Como os modelos do vale do silício enfrentaram a realidade Brasileira, da disrupção da computação em nuvem até os dias atuais, como o cenário de startups no Brasil tem evoluído.
os palestrantes
Vinicius Dittgen Empreendedor de tecnologia, fundador da Simbio, empresa eleita uma das 3 startups mais inovadoras do Brasil em 2013 no prêmio IBM Smartcamp, também eleita empresa com o produto mais inovador no desafio de inovação da Feira Brasileira de Varejo 2017.
Inovação
A Experiência do Aprender
Laura Peña Zanatta
Uma apresentação interativa com os participantes de maneira a criar experiências que provoquem a reflexão de como o aprendizado não se dá na maior parte pela cognição (como é feito normalmente) e sim, pelas experiências de sentido.
os palestrantes
Laura Peña Zanatta é formada em administração pela PUCRS e UC Berkeley. Já trabalhou no mercado financeiro e em empresas como B2W Digital e IBM. Em 2016, resolveu escutar o coração e largou tudo para se dedicar a atividades relacionadas à educação.
Inovação
A exponencialidade não vai te salvar
Eduardo Azeredo
Dia após dia surge uma novidade, uma nova tecnologia ou a próxima grande startup disruptiva. Ficamos imersos numa avalanche de informação e obcecados com a tecnologia e criamos um mundo que não é amigável para pessoas não tech-savvy. Há outras formas de enxergar o futuro que precisam ser refletidas e exploradas.
os palestrantes
Eduardo Azeredo é curioso sobre o futuro, empolgado com as novas possibilidades, mas cético com o próximo gadget. Otimista diante dos pessimistas, cauteloso diante dos otimistas. Consultor de negócios, gestor de projetos e malsucedido produtor de festas graduado em Relações Internacionais. Co-fundador da Luneta, ambiente para experimentações e reflexões sobre o futuro.
Inovação
A formação de leitores no século XXI
Augusto Buchweitz
Mônica Timm de Carvalho
Scheila Vontobel
Apresentação do Case Plataforma Elefante Letrado: criação do projeto, desafios e resultados.
os palestrantes
Augusto Buchweitz Professor dos programas de pós-graduação em Letras-Linguistica e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador do Instituto do Cérebro (www.pucrs.br/inscer). Coordenador dos projetos ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC) (http://inscer.pucrs.br/projeto-acerta-2/) e VIVA - Vida e Violência na Adolescência (Banco Interamericano de Desenvolvimento). É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (www.cienciaparaeducacao.org) e integrante do conselho administrativo da Rede.

Mônica Timm de Carvalho Mestra em Gestão Educacional/ UNISINOS, Especialista em Gestão Empresarial/ UFRGS, Licenciada em Letras/ UFRGS, é CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e Sócia-Fundadora da MTIMM Assessoria em Estratégia Organizacional. Atuou por 17 anos como Diretora do Colégio Israelita Brasileiro e em três gestões como integrante da diretoria do SINEPE-RS. Recebeu em 2013 o Prêmio Líderes & Vencedores, Categoria Referência Educacional, concedido pela Assembleia Legislativa/RS e FEDERASUL.

Scheila Vontobel Formada em administração com ênfase em marketing pela ESPM Sul e mãe de 3 filhos, a empresária encontrou na tecnologia um caminho alternativo para qualificar o aprendizado infantil ao desenvolver a Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Voltada ao desenvolvimento do hábito da leitura e compreensão leitora dos estudantes em escolas, a ferramenta desenvolvida em 2013 já contabiliza mais de 16.000 crianças impactadas pelo uso do sistema no Brasil e exterior, além de contar com cerca de 500.000 livros lidos pelos usuários. Scheila também é engajada em projetos voluntários, sendo uma das integrantes das Voluntárias pela Vida.
Empreendedorismo
A Função de um selo musical
Edu Santos
O que um selo musical pode fazer junto com o artista com objetivo de conquistar espaços e públicos para as músicas.
os palestrantes
Edu Santos Edu Santos, CEO da Loop Reclame, produtora do ano nos últimos 5 salões da propaganda ARP. Foi diretor de programação da Ipanema FM por 7 anos, curador musical de festivais como Pepsi Twist land . Apresentador dos programas Toca discos e Rádio Loop na 102.3 em Porto Alegre.
Marketing
A Importância da Utilização de Dados na Mídia
Jaqueline Pellegrini
Mostrar a importância que os dados tem na hora de comprar mídia e como isso deve ser levado em conta na hora da tomada de decisão.
os palestrantes
Jaqueline Pellegrini é pós graduada em Marketing Estratégico pela Unisinos, trabalha na agência Cadastra há mais de 7 anos , atualmente atua como Gerente de Mídia. Trabalha com frentes de Links Patrocinados, Social Ads, Comparadores de preço, campanhas de display, ferramentas de retargeting e Mídia Programática.
Inovação
A inovação começa com as pessoas
Dreyson Queiroz
Quem é a clash? O que é holocracia e como usá-la na prática? Como inovar trazendo as pessoas para o centro? Resiliência, empatia e tempo. Três inovações que não funciona no ios e nem no android. Problemas complexos são melhores resolvidos de forma colaborativa.
os palestrantes
Dreyson Queiroz é designer e ex-publicitário. Pós em Antropologia com ênfase em educação. Especialista em metodologias e processo criativos. Desenvolvedor de metodologias ACUMEN. Gamerstorming Senior. Facilitador do Estaleiro Liberdade. Escola de empreendedorismo através do autoconhecimento. Só que pirata. Conselheiro do Clube de Criação do RS. Trabalhou por 15 anos com criação digital. Há 8 anos, pesquisa sobre criatividade e trabalha com metodologias e processos criativos. Foi convidado pelo Google Venture pra participar e estudar Design Sprint em São Francisco.
Empreendedorismo
A POTÊNCIA ECONÔMICA DAS FAVELAS: Relatos de sucessos e debate sobre gestão de micro e pequenos negócios com baixo investimento inicial
Vinícius Mendes Lima
A POTÊNCIA ECONÔMICA DAS FAVELAS: Relatos de sucessos e debate sobre gestão de micro e pequenos negócios com baixo investimento inicial. Encontro de empreendedores que possuem negócios em comunidades periféricas ou favelas para apresentação de seus relatos de sucesso e debate sobre as dificuldades e facilidades de iniciar e fazer gestão de empresas em ambientes de alta vulnerabilidade social, mediado pelo Mestre Vinícius Mendes Lima, especialista na área de empreendedorismo na base da pirâmide. Com a participação de: Lennon de Souza Pacheco, Michel Rafael Machado do Couto, Pablo William Gonçalves da Costa e Eliane Nunes e Rodrigo dos Santos.
os palestrantes
Vinícius Mendes Lima Formado em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM-Sul, Vinicius Mendes Lima obtém êxito em um campo onde poucos administradores do panorama nacional têm conseguido. Afinal, ele atua com marketing estratégico para pequenas empresas, em comunidades de baixa renda; o planejamento e implantação de um negócio em tempos de crise na economia. Mestre pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), na Argentina, leciona em diversos cursos no país vizinho: Universidade Federal de Buenos Aires (UBA), Universidade Autônoma de Entre Rios, Universidade Nacional de Luján e Universidade de Ciências Empresariais e Sociais. No Brasil, é docente na Faculdade de Administração Mario Quintana (Famaqui) e na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), ambas em Porto Alegre. Vinicius é autor do livro A riqueza das favelas: o empreendedorismo entre morros e vielas, primeiro do segmento no Brasil e obra que originou este novo título, apresentado nas páginas a seguir. Atua também como consultor associado da MGN Consultoria, onde já prestou serviços para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Copa do Mundo Fifa 2014 e Fundação Itaú-Unibanco. Em 2017, o empreendedor e professor foi o único gaúcho convidado a palestrar no TEDx Rio de Janeiro, além de ter gerenciado empresas em mais de sete segmentos diferentes e ter prestado consultoria para micro e pequenas empresas (atividade na qual se especializou). Atualmente, é consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para a criação do Plano Nacional de Juventude e, como técnico, integra o comitê para elaboração do Plano Nacional de Startups, tarefas ligadas à Secretaria Nacional Juventude, vinculada diretamente à presidência da República. Vinicius é também fundador do La Boca – Complexo Esportivo e Cultural, além da Besouro – Agência de Fomento Social, que realiza trabalhos de fomento junto ao poder público e à inciativa privada. Ao longo do trabalho com comunidades de baixa renda, desenvolveu a metodologia de Plano de Negócios By Necessity, cujo objetivo é iniciar ou alavancar negócios nascidos e mantidos em regiões pobres, com baixo nível de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ausência efetiva do Estado.
Inovação
A Procura da Playlist Perfeita: como a Curadoria vem revolucionando a indústria da música e ajudando novos artistas
Paulo Neves
Precursor na concepção e na curadoria de playlists no mundo, o Superplayer, serviço brasileiro de streaming com mais de 1,5 milhões de usuários, desenvolveu grande know how na arte de organizar e apresentar conteúdo musical no formato de playlists, combinando feeling humano, análise de dados e algoritmos. São mais de 1000 playlists criadas e mais de 5 milhões de downloads de seus aplicativos.
os palestrantes
Paulo Neves é sócio e Chief Music Officer do serviço brasileiro de streaming Superplayer.
Inovação
A Revolução Criativa
PC Dias
Internet das coisas, inteligência artificial, computação na nuvem, realidade virtual, big data e sistemas ciberfísicos: Qual o impacto da 4a Revolução Industrial nas profissões e no mercado de trabalho? Em um cenário onde a tecnologia é cada vez mais protagonista, quais são as habilidades profissionais necessárias? Entenda o papel da criatividade, nesse contexto paradoxal, e saiba qual é a sua única chance de não ser substituído por um robô.
os palestrantes
PC Dias Em 15 anos de experiência, conquistou mais de 60 premiações nacionais e internacionais por alta performance estratégica e criativa. Em 2011, foi eleito o Profissional de Planejamento do Ano durante a Semana da Comunicação da Associação Riograndense de Propaganda. Como Gerente de Marketing da Claro, ajudou a marca a conquistar o Top de Marketing da ADVB RS em 2014, com o case “Internet Móvel na Claro é Outra Coisa” e em 2015, com o case “Recarga Disney Gogo´s”. Em 2017, resolveu entender o universo startup e convocar pessoas e empresas para uma revolução.
Marketing
A Revolução da Empatia
Tati Fukamati
Palestra sobre o que é empatia, como ela acontece e como pode nos ajudar a transformar relações, empresas e sociedade.
os palestrantes
Tati Fukamati Oi, eu sou a Tati Fukamati! Sou uma apaixonada por empatia, sustentabilidade e inovação social. Sou bióloga e neurocientista por formação, e acredito que restaurar a empatia nas pessoas pode nos ajudar a construir um mundo mais colaborativo, sustentável e pacífico. Sou idealizadora do projeto “A Revolução da Empatia”, que promove a construção de uma sociedade mais empática, por meio de workshops, palestras e experiências sobre empatia como competência do futuro e ferramenta de transformação e inovação (de organizações e da sociedade como um todo). Sou também facilitadora do programa Flowmakers e integrante de redes globais que trabalham em prol da sustentabilidade e inovação social, como a NELIS e Social Good Brasil. Antes disso, trabalhei por anos na Amana-Key, empresa de consultoria e educação executiva fundada por Oscar Motomura, onde coordenava projetos de sustentabilidade, produzia conteúdos e cuidava de parcerias com instituições internacionais (Carta da Terra, UNESCO, AIESEC).
Tecnologia
A saúde do futuro: Tendência e Realidade atual
Denise Rahal Lobato
Melina Moraes Schuch
Paulo Henrique Azevedo
Painel que irá discutir as tendência e realidades da saúde no Brasil.
os palestrantes
Denise Rahal Lobato é Coordenadora do Centro de Inovação Tecnológica - CIT Formação e Experiência Profissional: MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação na Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). Agente de Propriedade Industrial (API 2289), graduada em Ciências Biológicas e Farmácia Bioquímica Industrial, com especialização em Microbiologia Clínica pela Santa Casa de São Paulo. Atuou em empresas como o Laboratório Fleury, no escritório Gusmão e Labrunie e na Indústria Farmacêutica EMS.

Melina Moraes Schuch Atua como gerente de estratégia corporativa na Associação Hospitalar Moinhos de Vento, sendo responsável pela gestão de inovação, projetos e processos, relacionamento com cliente e controladoria médico-assistencial. Com 9 anos de experiência no mercado hospitalar, liderou projetos de abertura de novos mercados, remodelamento dos processos de gestão e inovação. Possui graduação em comunicação social – relações públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, pós graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e em administração em saúde pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. É certificada pela Academy of Competitive Inteligence – ACY como profissional de inteligência master level.

Paulo Henrique Azevedo é odontólogo por formação, foi até especialista e oficial da FAB, mas largou tudo para aceitar sua missão de mudar a educação. Empreendedor inveterado, sempre teve a disrupção como lema. Fez MBA na FGV, mas sentiu que tinha mais a descobrir e correu para os braços do Design Thinking, UX Design e Futurismo. Passou pela Escola Design Thinking e Perestroika. Hoje, empresário e eterno estudante, está no Mestrado de Design na UnB aprendendo mais sobre Gamefication e Design de Interação. Amante de grandes desafios, quer mudar a educação através da inovação e acredita que pode trazer para o mundo da saúde uma nova visão ainda inexplorada.
Tecnologia
A tecnologia é uma "navalha", atalho ou um abismo para humanidade?
Luiz Paulo Lima
Se reunirmos em um quarto escuro um tailandês, uma Indiana,um africano de Uidah,um dinamarquês, ou um malauense, onde podemos nos conhecer pelo som, pelo tato ou pelos silêncios dos outros sentidos, neste caso em tese, somos perfeitamente iguais na diferença. Ao acender a luz, deparamos que fazemos parte da quarta revolução industrial em curso, somos motivados para a inovação, por ações disruptivas, etc. Agora,ainda podemos manter a tese da igualdade, quando a corrida tecnológica impõem metas e condições para chegar ao ápice quando o gargalo da pirâmide social fica cruel, mais distante e seletivo. Nesse game,qual o valor de ser mais um?
os palestrantes
Luiz Paulo Lima Jornalista com várias experiências em mídias impressas e televisivas, Diretor operacional/Relações Institucionais na Associação Era Transmidiaatualmente, empreendedor na BK4 comunicações, produzindo conteúdos audiovisuais para TV e cinema e outros ecossistemas transmídia aplicados em Smart Cityes Project e entretenimento.
Tecnologia
A Transformação Digital Alavancando os Resultados da Natura
Lourenço Trevenzolli
O processo de transformação digital na Natura deixou pra trás as barreiras de sistemas rígidos e complexos e abriu espaço para a inovação e inclusão digital de suas mais de 1,8 milhões de consultoras. Com vendas por meio de lojas físicas, loja online e consultoras, a Natura já recebe 99,6% dos pedidos via canais digitais. Além disso, 12% do faturamento vem do aplicativo, que tem mais da metade dos seus acessos feitos por Millennials. Justamente eles que, mais que produtos, prezam por experiências.
os palestrantes
Lourenço Trevenzolli é gerente de inovação digital na Natura. Há mais de 10 anos na empresa, no Brasil e no exterior, já foi arquiteto de software, gerente de TI da operação da Natura no Chile e, nos últimos anos, atua com foco na experiência digital do público comercial, mantendo a Consultora Natura no centro das decisões.
Empreendedorismo
Abri o meu negócio e agora? Inovação e Novos Modelos de Negócio
Marina Rambo
Você tem uma oportunidade incrível de saber como dar os próximos passos ou iniciar um novo negócio. Concordamos que abrir e manter um negócio é um desafio diário, e por isso é importante buscarmos novos conhecimentos, ferramentas e práticas capazes de nos ajudar a fazer a gestão e potencializar os resultados sempre. Esse curso foi desenvolvido especialmente para você, que está em busca de direcionamentos para iniciar ou ampliar com sucesso um negócio inovador!
os palestrantes
Marina Rambo Micro e Pequenas empresas da região de Porto Alegre e Vale dos Sinos, através do projeto Helloe, e no passado como Agente Local de Inovação – SEBRAE e como sócia e fundadora da SER Soluções. Atua como Product Owner da área para produtos de tecnologia voltados para a área de entretenimento, na empresa 4all. Graduada em Administração – Gestão para Inovação e Liderança e especialista em Marketing Estratégico pela Universidade Unisinos. Formação Internacional Practitioner em Programação Neurolinguistica pela The Society of NLP. Estudou liderança e inovação em universidades internacionais no Chile e Canadá. 1º lugar no Innovation Shop Award, da Rede Bourbon Shopping.
Marketing
Ainda não inventaram nada mais legal que música
Lucas Silveira
Na sua palestra 'Ainda não inventaram nada mais legal que música', Lucas Silveira discorre sobre a importância da música na formação da identidade humana, no desenvolvimento do nosso cérebro, bem como sua evolução através dos tempos. Tudo isso de uma maneira divertida, desamarrada e com muitos fatos curiosos.
os palestrantes
Lucas Silveira Lucas Silveira é conhecido nacionalmente como integrante da banda Fresno, que fundou em Porto Alegre há 18 anos, num longínquo 1999. Com uma carreira de sucesso, com uma dezena de álbuns lançados não somente com a Fresno como com seus inúmeros projetos paralelos, Lucas recebeu praticamente todos os prêmios que um artista nacional pode receber -inclusive o EMA (European Music Awards da MTV Europeia). À frente da Dark Matter Music, um empreendimentofrankenstein que é tanto selo quanto editora, tanto coletivo de compositores quanto estúdio, vem lançando trabalhos de artistas novos, produzindo álbuns e escrevendo canções para outros artistas. Junto de Karen Jonz, sua esposa e Sky, sua filha, estrela aventuras semanais no canal de YouTube Garagem de Unicórnio, por onde também lança canções infantis. Em 2017, começou a ministrar workshops de composição e criatividade para músicos e curiosos, a fim de dividir seu aprendizado e compartilhar experiências comuns a todos que se enveredam pela arte.
Tecnologia
Analógico x Digital no processo de Marketing e Vendas
Gustavo Bacchin
Jonatas Abbott
Sabrina Passos
Painel que debaterá os processos Analógicos e Digitais. Também com a participação de Sabrina Passos.
os palestrantes
Gustavo Bacchin Possui 20 anos de mercado, sendo 8 anos trabalhando em Londres, onde liderou as áreas de Search (SEO e Links Patrocinados), Social Media e Web Analytics em empresas de entretenimento, turismo e recrutamento. No Brasil trabalhou nos projetos digitais de marcas como L’Oréal, Telefônica, Lojas Renner, Volvo, Grupo Soma (das marcas Farm, Animale, entre outras), Cultura Inglesa, Lojas Colombo, Insper, Olympikus, entre outros. É formado em Administração de Empresas pela PUCRS. Palestrante em eventos como SMX Brasil, ExpOn, Search Masters Brasil e Fórum e-Ecommerce Brasil, possui artigos publicados em diversos sites e revistas. Autor do e-book “SEO Insights & Trends 2016.

Jonatas Abbott Tem 50 anos, estudou jornalismo, publicidade e propaganda na Universidade Federal do Rio grande do Sul. Desde 1996 trabalha no mercado brasileiro de internet e comunicação digital, com passagens pelo Terra, Matrix, Plug In e Telium. Criou e escreveu dois cases premiados no Top de Marketing da ADVB (2003 e 2006). Foi presidente da ABRADi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais em São Paulo (2012/14) e atualmente é sócio e diretor executivo da Dinamize, empresa líder em e-mail marketing no Brasil e uma referência no mercado de Social Media Marketing com 10 filiais, sendo 7 no Brasil mais as operações de Canadá, Portugal e EUA. Também foi o idealizador de eventos como Terceira Terça, Papo de Primeira e Digital Speed Dating.

Sabrina Passos Jornalista, especialista em Estratégias Digitais, Redes e Mídias Sociais, com Master em Jornalismo e Gestão pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (ICCS), em São Paulo, e Master também em Mídias Visuais e Digitais pelo Instituto de Empresas (IE), em Madri, na Espanha, de onde voltou recentemente. É gerente de produto digital na RBS, onde atua desde 2011, tendo coordenado projetos digitais e de conteúdo nas redações e também liderado o projeto de transformação nas redes sociais dos veículos do grupo, que figuram entre as mais engajadas do país, reconhecidas inclusive com prêmios internacionais de melhores práticas. Hoje também está à frente do GaúchaZH, lançamento mais recente da RBS que reúne a força das duas marcas de jornalismo no ambiente digital.
Inovação
Aplicando Inteligência Artificial na sua empresa
Felipe Pojo
Palestra com objetivo de desmistificar o que é o sistema cognitivo IBM Watson. Será uma oportunidade de conhecer como muitas empresas já estão usando inteligência artificial para redução de custos, melhorar a experiência dos clientes e produtividade de funcionários.
os palestrantes
Felipe Pojo é formado em Administração, e pós-graduado em Gestão empresarial e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense. Em 2012 começou sua carreira na IBM e desde 2015 possui a missão de escalar as vendas e a adoção do IBM Watson em todo o país. Atuando de forma mista como vendedor e técnico, lidera diversas iniciativas de diferentes indústrias, criando soluções cognitivas com Watson.
Empreendedorismo
Aprenda a enxergar com os olhos do seu cliente
Yury Lugo
O que o seu cliente procura? Entenda seu produto, propósito, valor, diferencial, para o quê ele serve e o porquê as pessoas o comprariam. Para que seu cliente compre sua ideia, não o seu produto.
os palestrantes
Yury Lugo tem 27 anos, educador físico, empresário, proprietário do Lugo CT. Perfil de trabalho transformar a vida das pessoas para melhor.
Tecnologia
Apresentação do estudo de Maturidade Digital das marcas gaúchas
Paulo Kendzerski
Apresentação do estudo, cujo objetivo é fornecer informações aos principais executivos e líderes empresariais, sobre a importância da Transformação Digital. Através das conclusões que o estudo oferece, é possível identificar, analisar e implementar nas empresas a Estratégia mais eficiente para o sucesso do seu negócio. Dessa forma, conseguimos contribuir para a melhoria dos processos dessas marcas, visando atender a necessidade do Consumidor 3.0
os palestrantes
Paulo Kendzerski tem 20 anos de experiência no ambiente digital, atendendo empresas de todos os segmentos e áreas de atuação, visando implantar uma presença digital mais eficiente. Diretor da Federasul, especialista em Planejamento Estratégico Digital e consultor em e-commerce, atuo desde 2000 como Diretor Presidente da WBI ON LIFE, agência que desenvolve soluções integradas em comunicação On + Offline e aplicações web. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Autor do livro “Web Marketing e Comunicação Digital”, que está na segunda edição e coautor dos livros "Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação" e “Gigante de Vendas.
Tecnologia
Arte e tecnologia: Digitalização e impressão 3D aplicada a, arquitetura, design e comunicação
Guilherme Resende Muniz
Palestra introdutória sobre tecnologias 3D. Como a digitalização 3D, prototipagem rápida (impressão 3D) e a realidade virtual estão transformando diversas áreas do conhecimento como a preservação de patrimônio, arquitetura, medicina e entretenimento.
os palestrantes
Guilherme Resende Muniz é o idealizador do repositório 3D da UFRGS. Doutorando em Design e tecnologia pela mesma universidade e gerente de marketing e comunicação da BSMOTION. Palestra introdutória sobre digitalização 3D e prototipagem rápida (aka: impressão 3D) e como estas novas tecnologias estão transformando diversas áreas do conhecimento como na preservação de patrimônio, na arquitetura, na medicina e no entretenimento.
Empreendedorismo
Ativismo Empreendedor
Daniela Sallet
Em formato de palestra, com espaço para perguntas dos participantes, a atividade compartilha aprendizagens da realização do documentário “Substantivo Feminino”, em que Daniela Sallet assina roteiro e codireção. Mostrando o pioneirismo de duas ambientalistas, propõe a seguinte reflexão: como o ativismo organizado e sistemático pode inspirar e ensinar empreendedores. Parte da premissa da “eficácia da ação”, quando é preciso ter um propósito definido e agir com inteligência.
os palestrantes
Daniela Sallet tem 24 anos de experiência em TV como repórter, editora e apresentadora na RBS, Band e TV Assembleia. Agora na produção independente, realizou especial sobre a Fábrica de Gaiteiros de Renato Borghetti e o documentário Substantivo Feminino, que revela a militância pioneira das ambientalistas Magda Renner e Giselda Castro. O filme, de 2017, recebeu Menção Honrosa na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental em SP.
Tecnologia
Aw(e)areables - Moda e tecnologia impulsionando os limites humanos
Marcos Simeão
A moda é uma das principais formas de auto expressão do ser humano; a tecnologia é um fator inerente ao nosso processo de evolução. Juntos, os vestíveis 'inteligentes' (wearables) serão habilitadores que exponencializarão o processo evolutivo humano e trarão maior consciência do nosso corpo e de nossas potencialidades.
os palestrantes
Marcos Simeão é ex consultor de empresas e atual gestor de plataformas digitais de uma multinacional. Nordestino criado em Brasília, que já morou de norte a sul do país (mesmo). Hoje reside em São Paulo. Principais hobbies: estudar moda, transhumanismo e assistir Rick e Morty.
Tecnologia
Biomimética: Novas tecnologias inspiradas pela natureza
Giane Brocco
Como você soluciona problemas complexos? O que é inovação e tecnologia para você? A biomimética ensina como a natureza pode auxiliar a resolver problemas complexos inspirados pelas soluções geniais dos organismos naturais com mais 3.8 bilhões de anos de experiência. Nesta palestra será realizada uma introdução a Biomimética e serão abordadas ideias e cases sobre como as empresas, os produtos, processos e sistemas - e até a sua vida - podem se tornar mais inovadores, sustentáveis e regenerativos ao aprenderem com as estratégias de sucesso da natureza. Impacto positivo e lucrativo para a sua empresa, para a sua vida e para um planeta saudável.
os palestrantes
Giane Brocco é fundadora do Biomimicry Brasil – representante oficial do Biomimicry 3.8 no Brasil. Pioneira ao trazer a Biomimética para o Brasil. A beleza, a força, a inteligência e o poder da Natureza é o que move os seus projetos. Além disso, é Diretora Executiva da Mercobor Ind. e Com. de Art. de Borracha Ltda. Graduada em Engenharia de Produção-Mecânica, certificada Especialista em Biomimética - pelo Biomimicry 3.8 (EUA), e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas. Criadora do Método Biomimético-Sistêmico. Já realizou diversos workshops, cursos e palestras no Brasil e no mundo. Dentre os projetos desenvolvidos na área da Biomimética, esta um novo processo sustentável de injeção à frio com luz UV, Indicadores Ambientais Industriais baseados nas Sequóias, e um labirinto sensorial baseado nos super sentidos dos animais.
Marketing
Branding lab
Mariana Verçoza
Renata Guerra
O mundo vem mudando e a forma como as pessoas se relacionam com as marcas também. Não podemos mais pensar em marca como pensávamos antes e o contexto de mercado em que estamos inseridos exige dos profissionais de marketing novas atitudes e habilidades. O Branding Lab proporciona aos participantes uma experiência real de construção de marca, totalmente alinhada com esse novo momento. É um verdadeiro laboratório de marca baseado em dois princípios: prática e colaboração. Atendendo a uma marca-cliente real, o workshop revela como o trabalho de branding pode ser acessível, garantindo a coerência das propostas de valor em meio a um quadro dinâmico de concorrência.
os palestrantes
Mariana Verçoza é formada em PP e pós-graduada em marketing pela FGV. Logo cedo se apaixonou por planejamento e criou um jeito próprio de atuar: somando pessoas e estimulando a co-criação. Nos últimos 13 anos planejou para Brastemp, Sadia, Lojas Renner, Philco, Paquetá, Panvel e Multiplan. Ministra aulas ha 9 anos e é coordenadora do Strategy Academy, formação de planejadores da ESPM. Foi uma das fundadoras do Grupo de Planejamento do RS. Foi ganhadora do prêmio de Profissional de Planejamento do Ano em duas ocasiões.

Renata Guerra é formada em Publicidade pela PUCRS, com MBA em Marketing pela FGV, possui mais de 11 anos de experiência em marketing e comunicação, nos últimos foi responsável pelo marketing da Ipanema/Grendene coordenando projetos como o reposicionamento da marca e a abertura da primeira flagship, no Rio de Janeiro. Trabalhou em parceria com as principais agências de publicidade do país como África e WMcCann. Foi eleita em 2014 uma das 50 melhores profissionais de marketing do Brasil, segundo o The Internationalists.
Marketing
Branding na prática para empreendedores digitais
Deivid Peixoto
Patrícia Carneiro
Estabelecer junto ao público participante conceitos e ferramentas que permitam o desenvolvimento de um pensamento estratégico para a gestão de seus negócios como influenciadores ou empresas, sob o foco de construção de marca no ambiente digital.
os palestrantes
Deivid Peixoto é publicitário especialista em gestão de marcas e marketing digital. Juntos fundaram e lideram a Plann inteligência, estratégia e branding que é uma agência hub de planejamento e estratégia que atua há cinco anos no mercado regional e nacional junto à agências de publicidade, empresas e influenciadores. Na área do empreendedorismo digital desenvolveram o case de Alice Salazar.

Patrícia Carneiro é Bacharel em Relações Públicas pela UFRGS, pós-graduada em Marketing pela FGV, Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Finalizou o curso livre avançado da Miami Ad School/SP- Bootcamp de Planejamento Estratégico. Atua como Planner e Estrategista de negócios e marcas há 18 anos tendo passagens em clientes e grandes agências de comunicação como Matriz, Escala, Martins+ Andrade e Competence/Sunbrand. Foi Fundadora do Grupo de Planejamento do RS (GPRS), Co-criadora do Click Planning da ESPM Sul e professora convidada nas areas de planajemento e Branding na UFRGS, PUCRS, ESPM, UFSM e Uniritter. Já ganhou diversas premiações na área de planejamento e de marketing para clientes como SICREDI, Itaipu, Hospital Mãe de Deus, Grêmio Porto Alegrense entre outros. Foi planejamento pelo Salão ARP e ganhou o Prêmio OPinião Pública em SP.
Inovação
Breaking good: o paradigma do branding consciente
Luciana Bazanella
Vanessa Mathias
Na era da transparência radical e da sociedade em rede, as marcas iniciam um caminho de ressignificação em busca da autenticidade e abrindo mão do paradigma da manipulação na comunicação. Uma reorientação de lucro a propósito, de consumidores para pessoas, de branding para solução de problemas reais. Cada vez que gastamos um real, estamos dando um voto para o tipo de mundo em que queremos viver. A partir deste entendimento, a relação com as marcas sofre uma disrupção permanente, pois elas se tornam um hub de significado para que as pessoas se expressem. É a partir do paradigma do branding consciente que as marcas tornam-se entidades relevantes neste cenário. Venha conversar conosco sobre esta nova forma de pensar as marcas!
os palestrantes
Luciana Bazanella é Consultora, palestrante e professora MBA nas áreas de marketing digital, gestão de mídias sociais, conteúdo e inovação. Co-fundadora da White Rabbit, agência de exploração de tendências e cenários futuros aplicados para o despertar de uma nova consciência. Palestrante em eventos nacionais e internacionais como o SXSW. Com mais de 15 anos de carreira em Comunicação, atua de forma multidisciplinar em projetos de comunicação integrada, patrocínios, eventos, comunicação digital, mídias sociais e Relações Públicas.

Vanessa Mathias é co-fundadora da White Rabbit, agência de exploração de tendências e cenários futuros aplicados para o despertar de uma nova consciência. Com 13 anos de experiência em pesquisa de mercado, mídia, imagem de marca e posicionamento em grandes empresas, é especialista em como as pessoas conectam umas com as outras através da tecnologia e o universo digital.
Inovação
Brincaremos, brincaremos sem parar!
Bruno Seidel
Como um dos idealizadores do Zoonk, Bruno Seidel divagará sobre o propósito e os objetivos da startup, além de compartilhar sua visão sobre o futurismo, sobre educação e sobre como manter vivos nossos sonhos de infância em busca daquilo que realmente nos move na construção de um mundo melhor.
os palestrantes
Bruno Seidel é fã de super-heróis japoneses, ilustrador & quadrinista nas horas vagas e entusiasta do futurismo. É um dos co-founders do Zoonk (zoonk.org), uma startup que desenvolve games educativos (mas não chatos) com o objetivo de melhorar a Educação no mundo através de uma plataforma open source, uso da inteligência artificial e personalização.
Marketing
Campanhas de Vídeo no Youtube
Lucélia Salvati
A atividade consistirá em uma conversa onde abordaremos diversos assuntos sobre Youtube. Dentre esse assuntos, falaremos sobre estrutura de campanha, melhores praticas, configurações e segmentações. Para sairmos da parte técnica, falaremos também sobre cases de sucessos dentro da plataforma, onde marcas pelo mundo conseguiram utilizar essa mídia de uma forma mais assertiva com estratégias criativas e inovadoras.
os palestrantes
Lucélia Salvati Entrou no mercado digital no inicio de 2013 como estagiária na agência Cadastra e atualmente é Especialista de Mídia onde lidera uma equipe com diversos clientes. Possui experiência em e-commerce de moda há mais de 3 anos e já trabalhou com diversos segmentos como Indústria Farmacêutica, Educação, Cosméticos e Beleza , Varejo e Travel.
Marketing
Canvas da Comunicação
Ariane Feijó
Se o conteúdo é rei, o contexto é o primeiro ministro. Neste workshop você vai explorar a abordagem do canvas do modelo de negócio aplicado à comunicação. Criado por Ariane Feijó ele deixa muito claro o contexto dos pontos de contato com as suas personas. É um planejamento tático, estágio normalmente ignorado por profissionais que trabalham com conteúdo para social, blog ou sites.
os palestrantes
Ariane Feijó Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos, tendo passado por multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. Atualmente é sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e comanda a consultoria Otimifica utilizando inbound PR.
Inovação
Carma da Marca - Impacto Social Positivo para Empresas
Ramon Ballverdú e Thomaz Ballverdú
Vamos juntos tentar mudar nossa cidade? Queremos mostrar que fazer algo de bom para a sociedade pode ser simples, da elaboração à execução de ideias com impacto social positivo, não só gerando mídias espontâneas pelo país e pelo mundo, mas criando uma aproximação entre pessoas e empresa.
os palestrantes
Ramon Ballverdú e Thomaz Ballverdú Cofundador da Carma Intervenções Sociais com experiência de 6 anos desenvolvendo intervenções de impacto social positivo em projetos pessoais e marcas. Cofundador e facilitador na Makers Society, curso onde compartilhamos usamos a criatividade para solucionar problemas da cidade mostrando que qualquer um pode tornar o mundo melhor de forma simples. Sócio na agência Mark+.
Inovação
Casos práticos de inovação centrada no ser humano
Edgard Charles Stuber
Graciane Koche
Realizar uma palestra para falar da similaridade entre o método científico e os métodos de inovação centrada no ser humano. Promover diversos painéis com clientes convidados para discutir as dificuldades e os acertos na implementação da inovação (casos da saúde, empresas e inovação social).
os palestrantes
Edgard Charles Stuber Especialista e pesquisador de métodos de resolução de problemas complexos e de inovação. Desde 2010 presta mentoria e capacitação para organizações de diferentes setores. Anteriormente, ocupou cargos de administração ao longo de mais de 29 anos em sua carreira executiva nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, marketing, vendas, planejamento estratégico e inovação, em empresas globais do setor de autopeças e máquinas.

Graciane Koche é pedagoga com atuação desde 2007, na área de RH com foco em desenvolvimento humano. Apaixonada por processos e metodologias disruptivas de Educação.
Tecnologia
Chatbots: Como Impactar Milhões de Pessoas Pelo Facebook Messenger
Gustavo Brun Goldschmidt
O Superplayer é um serviço de streaming brasileiro com 1,5 milhões de usuários. A empresa foi precursora no uso de chatbots no mundo, criando um robô para recomendar playlists às pessoas. Além do seu próprio bot, o Superplayer vem ajudando artistas como Thiaguinho, Aviões, Padre Fábio de Melo e outros a interagirem com seus fãs. Seu case teve destaque no Google I/O, F8, Cannes e matérias no TechCrunch e Forbes internacional.
os palestrantes
Gustavo Brun Goldschmidt é cofundador e CEO do Superplayer, um serviço de streaming de música, com mais de 1,5 milhão de usuários e 4 milhões de downloads no Brasil. Anteriormente, Gustavo atuou como consultor em gestão na Falconi, a maior e mais renomada consultoria de gestão do país. É graduado em engenharia mecânica pela UFRGS.
Empreendedorismo
Co-criando soluções para desafios de empreendedores
E2 - Ecossistema Empreendedor
Workshop colaborativo de aceleração de ideias para solução de desafios. Todos os participantes poderão contribuir com ideias e soluções para desafios de dois empreendedores que serão escolhidos no momento da atividade.
os palestrantes
E2 - Ecossistema Empreendedor
Empreendedorismo
Coliving - Uma nova antiga forma de morar bem
Ricardo Neves
Será tratada a trajetória pessoal, dando ênfase para os momentos que possuem relação direta com o assunto de Coliving, passando o que aprendeu de positivo e negativo até agora com todas experiências compartilhando moradia.
os palestrantes
Ricardo Neves é antigo fundador da empresa Sintonia Speed Dating, hoje é sócio da imobiliária Habitação Imóveis, focada na consultoria de aquisição de terrenos urbanos para incorporação e investimento. Também é fundador da Oka Coliving, que investe na criação e na gestão de moradias em Porto Alegre para aluguel compartilhado e por tempo mais flexível. Formado em Business pela London School of Commerce, com MBA em Gestão de Negócios Imobiliários (FGV) e com Pós em Inteligência Empresarial (FGV). Apaixonado por trabalho voluntário em diversas áreas, atualmente é membro da Ong Doutorzinhos, onde atua como palhaço em dois Hospitais da cidade.
Tecnologia
Como a Internet das coisas vai mudar sua experiência com praticamente tudo?
Giovanni Comunello Jr.
A Internet das Coisas vai mudar a sua experiência com praticamente tudo. No momento que os carros de transporte público individual passaram a ter conectividade, sua experiência de mobilidade urbana mudou, não mudou? Nessa palestra você vai conhecer e experimentar outras possibilidades inéditas e que muito em breve estarão mudando suas experiências do seu cotidiano.
os palestrantes
Giovanni Comunello Jr. gosta de dar vida às coisas e de proporcionar experiências inéditas às pessoas. Bacharel em Ciência da Computação pela PUCRS, atualmente é CEO & Founder da iTinvent, empresa de desenvolvimento de projetos de Internet das Coisas. Desde 2014 vem aplicando sua experiência em TI, Eletrônica Digital, Mecânica e Prototipagem, agregada à sua criatividade e ânsia por dar vida às coisas, no desenvolvimento de máquinas e artefatos interativos e conectados. Trabalha no desenvolvimento de sistemas desde 1996, e atuou em grandes empresas como HP, Perto, Soft Design, AG2, Gerdau, Procergs, T&T, Altus entre outras.
Empreendedorismo
Como as startups estão mudando o mundo
Débora Chagas
Palestra abordando as mudanças no mundo a partir do movimento das startups: transformação digital, principais tecnologias, mudanças do mercado de consumo, modelos de negócios disruptivos e economia colaborativa
os palestrantes
Débora Chagas é coordenadora dos Programas de TI e Startups do SEBRAE-RS, atuando desde 2007 com negócios digitais. Pós-Graduada em Gestão empresarial pela USP e Graduada em Ciências Econômicas pela UFSM.
Marketing
Como aumentar o volume de interações nas redes sociais através do relacionamento
Morgana Gualdi Laux
Estar presente nas redes sociais é essencial nos dias de hoje, mas você está aberto ao diálogo com o seu público? Descubra, nessa palestra, como realizar o relacionamento nos canais da sua marca e as diferentes formas para aumentar o volume de interações nas suas postagens, tornando o vínculo ainda mais forte com o seu público.
os palestrantes
Morgana Gualdi Laux Jornalista graduada pela PUCRS e com MBA em Marketing Digital pela ESPM. Trabalha na Agência Cadastra desde 2013, na área de Social Media, especialmente com marcas de varejo. Tem no currículo o gerenciamento de Lojas Lebes, Lojas Colombo, Insper e Suaposta. Já trabalhou na Agência Fabulosa Ideia e participou de projetos especiais do Grupo RBS, como o Peneirinha Gillette.
Empreendedorismo
Como captar recursos para seu Negócio
Gustavo Moreira
O contexto atual dos Projetos submetidos para captação de recursos é composto por documentos muito mal redigidos, ausência de Inovação Tecnológica, falta de clareza quanto aos objetivos, Metas e Metodologias confusas, riscos não mapeados, Impactos e Resultados mal estruturados. Esta oficina auxilia o empreendedor ou futuro empreendedor a pensar e validar projetos que buscam captação de recursos para Inovação, de forma criativa e objetiva. Para tanto, utiliza-se de um instrumento formado por 11 blocos, cobrindo as principais áreas de um projeto. Participantes: até 25 pessoas.
os palestrantes
Gustavo Moreira Economista com pós graduação em Finanças Empresariais (FGV-RS). Gestor de Projetos de Inovação no SEBRAE – RS, onde atua na gestão técnica e financeira de projetos junto a empresas de micro e pequeno porte, Incubadoras e Parques Tecnológicos. Envolvido no ecossistema de inovação, é responsável pela ideação e execução de desafios tecnológicos nas área de robótica, games, automação, tecnologia assistiva, moda, varejo, entre outros. É facilitador em oficinas de Design de Negócios, Captação de Recursos, Geração de Ideias e mentor/jurado em eventos de tecnologia como Startup Weekend, Inovativa Brasil, LabCred, Finep, etc.
Tecnologia
Como fidelizar clientes no varejo
Debora Amado
Débora Amado é responsável pelo desenvolvimento do programa de fidelidade da Ipiranga, fazendo a gestão do Km de Vantagens, o maior programa de fidelidade do país
os palestrantes
Debora Amado Débora Amado é Relações Públicas, formada pela UERJ, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Possui 10 anos de experiência em Marketing. Trabalha na Ipiranga, como responsável pelo desenvolvimento do programa de fidelidade Km de Vantagens.
Empreendedorismo
COMO GERAR APRENDIZADO PARA ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS?
Carol Bücker
Baseada na metodologia criativa design thinking, a oficina vai tratar dos temas relevantes às organizações exponenciais e como elas podem construir plataformas e métodos para aprendizados. Ou seja, aprendizados de larga escala e escaláveis que permitam o seu crescimento exponencial.
os palestrantes
Carol Bücker é diretora da Idealiza Tools & Methods (www.idealizatm.com), consultora, palestrante, autora, professora de MBA. Mestre em Educação na PUCRS, pós-graduada em Gestão Empresarial pela PUCRS, Design thinker pela ESPM RJ, graduada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Possui 20 anos de experiência em varejo, focada em diagnósticos de mercado, elaboração e alinhamento de estratégias, capacitação de equipes e criação de soluções inovadoras para Varejo, Educação e segmentos de Startups. Desde 2010 vem realizando e facilitando cursos e oficinas de design thinking, no RJ e RS (Tecnopuc/Crilab, Univates, Prime Sail) todos com resultados efetivos e práticos. Clientes como Rede am/pm Ipiranga, XP Investimentos, Saúde no Copo, Indiada, Ceat, Laboratório Hermann, , Rede Marista, Artecola, SebraeRS, Paquetá Esportes, Vuelo/Revoada, Aerolito, TJRS, SESC/RS. E em parceria com consultoria Fator 8, Cantão, Farm, Shop126. Facilitou workshops na NRF em NYC para o grupo CDL, realizou Oficina criativa em março de 2016 no Evento de inovação SXSW em Austin/Texas, palestrou na Economies of Experience em Londres, desenvolveu vídeo aulas/cases para Portal de Empreendedorismo. Já passaram mais de 5 mil empreendedores por suas Oficinas de Design thinking. Sempre criando novos projetos e ativando boas parcerias.
Empreendedorismo
Como gerar valor para o público interno?
Alessandra Becker e Fabiana Becker
Serão tratados os seguintes tópicos: Fases do desenvolvimento das organizações; Visão orgânica do ser humano e das organizações; Como a comunicação faz sentido neste cenário e como disseminar os conteúdos; Metodologias de diálogos participativos.
os palestrantes
Alessandra Becker e Fabiana Becker é graduada em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas pela UFRGS. Atuou como Diretora de Mídia e Diretora de Atendimento na Madison Inteligência em Marketing, entre 1999 e 2012. Sócia fundadora da FALE Consultoras. Membro do Art Of Hosting e em formação pelo programa Germinar/EcoSocial. Fabiana Becker é graduada em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas pela UFRGS. MBA em Varejo e Comércio Eletrônico pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mais de 20 anos de experiência na área de Endomarketing e Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do RS como RBS e Lojas Colombo, e de SC, como Rede Breithaupt e Lojas Berlanda. Professora no Curso de MBA Marketing Estratégico e Ciências do Consumo - FTEC, Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora da FALE Consultoras. Membro do Art Of Hosting e em formação pelo programa Germinar/EcoSocial.
Inovação
Como inovar em empresas consolidadas?
Juliana Hoch
Serão abordadas técnicas que estimulam a inovação e o pensamento divergente. Além disso, veremos alguns exemplos e estudos de casos de empresas consolidadas que inovaram.
os palestrantes
Juliana Hoch é uma jovem curiosa e empreendedora que sonha em salvar vidas! Apaixonada por pesquisa, participa de feiras científicas e tecnológicas desde 2009 em diferentes partes do mundo. Em 2015, junto com seu sócio, fundou a VITAL, uma startup que visa reduzir o custo dos transplantes de órgãos.
Inovação
Como inovar no meu negócio colocando as pessoas no centro do projeto
Dreyson Queiroz
Introdução a organizações centradas em ideias; Design centrado em pessoas; Não para tarefas, sim para projetos; Gamestorming
os palestrantes
Dreyson Queiroz é designer e ex-publicitário. Pós em Antropologia com ênfase em educação. Especialista em metodologias e processo criativos. Desenvolvedor de metodologias ACUMEN. Gamerstorming Senior. Facilitador do Estaleiro Liberdade. Escola de empreendedorismo através do autoconhecimento. Só que pirata. Conselheiro do Clube de Criação do RS. Trabalhou por 15 anos com criação digital. Há 8 anos, pesquisa sobre criatividade e trabalha com metodologias e processos criativos. Foi convidado pelo Google Venture pra participar e estudar Design Sprint em São Francisco.
Empreendedorismo
Como o Jurídico afeta o Modelo de Negócio da Minha Startup? Transformando Burocracia em Oportunidade.
Layon Lopes
Uma exposição descontraída e prática. Exemplos de como o jurídico afeta fortemente os modelos de negócios de startups e como superá-los.
os palestrantes
Layon Lopes é mestrando em Direito da Empresa e dos Negócios (UNISINOS), pós-graduado em Direito Empresarial (PUCRS), especialista em Propriedade Intelectual pela World Intellectual Property Organization (WIPO), membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), Coautor do Livro "Direito das Startups", Diretor Jurídico da Associação Gaúcha de Startups (AGS), fundador do escritório de advocacia empresarial Silva | Lopes Advogados, criador do projeto de educação empreendedora Canal SL e colunista em diversos portais sobre empreendedorismo.
Inovação
Como o novo mundo digital impacta seu negócio
Porã
O cenário instável proporcionado pelo novo ambiente digital pode ser a possibilidade para o reposicionamento estratégico das empresas e para a inovação. Nesta palestra você vai ver como a comunicação e a habilidade para lidar com novas linguagens, mídias e contextos é essencial para compreender e inserir novos processos nas práticas das empresas e possibilitar insights para o futuro.
os palestrantes
Porã é jornalista, mestre em Design Estratégico e professor da Unisinos. Em 2017, assume a Direção de Contéudo da rádio Unisinos FM, 103.3 e outros desafios ligados à área de educação e inovação na Unisinos. Inserido no mercado de comunicação há 25 anos, atuou nos principais veículos de mídia do sul do país ao longo da carreira. Após 11 anos no Grupo RBS e 10 na bancada do programa Pretinho Básico, da Atlântida, passa a dedicar-se à implementação de projetos centrados no impacto do novo ambiente digital para as mídias tradicionais e soluções de comunicação para as organizações. Na pesquisa, dedica-se à perspectiva da inovação orientada pelo design, com foco na experiência do usuário.
Empreendedorismo
Como o trabalho remoto está mudando a vida de pessoas, empresas e comunidades.
Tiago Chilanti
O trabalho remoto vem se tornando uma realidade, principalmente nas empresas de tecnologia. Com isso se tornando cada vez mais comum vemos que o trabalho remoto traz uma grande vantagem em liberdade e qualidade de vida, e também exige certa disciplina e estar atento as armadilhas desta nova realidade. Entenda quais são os impactos disso para você que quer trabalhar em casa, para as empresas que vão ter que aderir a essa realidade e para o mundo onde cada vez mais pessoas trabalham remotamente de casa.
os palestrantes
Tiago Chilanti tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software. Trabalhou em grandes empresas como HP e Dell antes de empreender primeiro criando uma célula de desenvolvimento de software da empresa alemã Mecom no Brasil, depois criando a startup Quero Frete que já passou de 120 mil downloads na Play Store. Atua hoje como consultor em desenvolvimento de produtos em empresas dos Estados Unidos através do Toptal.
Inovação
Como podcasts ajudam a contar nossa história
Rodrigo de Oliveira
Entenda por que podcasts tem o potencial de promover educação e história e engajar audiências digitais. Através de exemplos como os podcasts produzidos pela Unisinos.FM, Em Busca do Leitor Perdido e Rock Brasil 3.0, mostraremos como é possível utilizar ferramentas inovadoras para propagar assuntos e temáticas de interesse de públicos específicos.
os palestrantes
Rodrigo de Oliveira Jornalista formado pela Unisinos, especialista em cinema, Rodrigo de Oliveira é membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e editor-chefe da revista digital Almanaque21. Está no time da Unisinos.fm desde 2005. Começou como estagiário, se tornou produtor e apresentador, atuando como Coordenador de Produção desde 2012. Comanda a divisão de podcasts da rádio desde 2015, quando lançou, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, a série Em Busca do Leitor Perdido. Atualmente, está voltado para a história da música nacional com a série de podcasts Rock Brasil 3.0.
Empreendedorismo
Como preparar um bom pitch?
Juliana Hoch
Serão abordados os principais aspectos para elaboração de um bom pitch, além de realizarmos dinâmicas para que todos saiam do workshop prontos para conquistar investidores e/ou clientes.
os palestrantes
Juliana Hoch é uma jovem curiosa e empreendedora que sonha em salvar vidas! Apaixonada por pesquisa, participa de feiras científicas e tecnológicas desde 2009 em diferentes partes do mundo. Em 2015, junto com seu sócio, fundou a VITAL, uma startup que visa reduzir o custo dos transplantes de órgãos.
Empreendedorismo
Como projetar negócios para o futuro?
Daniela Lompa Nunes
Palestra em torno de 40 minutos com exposição de ideias e 20 minutos para perguntas. A conversa irá abordar de que forma o futuro dos negócios depende de um novo paradigma onde eles servirão para melhorar nossas vidas, nossa sociedade e nosso planeta. E de que forma as empresas podem se apoiar no branding e no design para criar um futuro melhor e mais inteligente para todos.
os palestrantes
Daniela Lompa Nunes fundou a Cda com mais três sócios em 1994. Especialista em Branding e Design com foco em impacto positivo. Como diretora de planejamento e criação atuou na construção de posicionamento de marca e sistemas de identidade visual para empresas como Correios, TIM, Supermercados Pão de Açúcar, Hipermercados Extra, OBoticário, Eudora, Agafarma, Nat, Pestana Leilões entre outros. De 2003 a 2008 foi professora da Faculdade de Design e também da Especialização em Branding na ESPM. Em paralelo à Cda trabalha como ilustração e pintura.
Marketing
Como ser criativo
Betina Brentano
Todos nascemos criativos e ao longo do tempo vamos perdendo este poder de "fazer diferente". A solução de problemas em todas profissões e áreas da vida se torna mais fácil com criatividade. A palestra aborda técnicas para estimular a visão criativa trazendo um novo olhar para quem estiver disposto a treinar!
os palestrantes
Betina Brentano é Arquiteta e Urbanista, formada em 2007, trabalhou com design de varejo em projetos para grupos como Vonpar, Johnson & Johnson, Tramontina, Alpargatas entre outros. Com um breve percurso pelo mundo da moda, foi modelista e estilista de sua marca própria. Hoje ainda trabalha com o desenvolvimento de estampas. Atualmente é gerente de projetos e sócia na Bertussi Design, desempenhando um papel de protagonismo em gestão da inovação e criação de produtos para a indústria brasileira. Conquistou prêmios como Objeto Brasil, Idea Awards, If Design e Colunistas RS.
Empreendedorismo
Como uma Aceleradora pode auxiliar sua Startup?
Daniel Vasserman
Jose Gutiérrez
O que é uma Aceleradora? Qual é a diferença de uma Incubadora e uma Aceleradora? Quais os critérios para entrar e como uma Aceleradora pode auxiliar sua Startup? Venha aprender com a expertise da ACE, melhor Aceleradora da América Latina.
os palestrantes
Daniel Vasserman Startup Hunter da ACE Aceleradora. Psicólogo/Counselor de Empreendedores. Membro do Board do centro de Empreendedorismo MERKAZ. Co-autor do livro: Psicologia Sem Fronteiras. Graduado em Psicologia pelo Mackenzie, com extensão em Criatividade e Inovação pela PUC-SP. Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie, cursando Design Estratégico e Inovação no IED.

Jose Gutiérrez Head da ACE Sul, melhor aceleradora da América Latina. Cofundador e CEO de iVolution R&D. Trabalha com Startups desde 2007 em produtos inovadores como Haefni Health, Sportsound (Treinador personal online) e Flipflow (dispositivo para melhorar o retorno venoso) atuando em países como Espanha, Brasil, Chile, Portugal, Uruguai, tendo como principais clientes Real Madrid F.C, Universidade Católica de Chile e o Centro de Excelência da FIFA Alfredo Rienzi. Doutor em Educação Física, Mestrado em Marketing pela Universidade de Granada (Espanha) e MBA pela Escola de Negócio ESIC. Também foi 9 vezes campeão da Espanha da modalidade Wrestling (Luta Profissional), participando na liga profissional em Alemanha.
Inovação
Comportamento humano para a Inovação
Karla Liboreiro
Todo comportamento é resultado de um pensamento! Se desejo ter comportamentos inovadores preciso ter olhos e ouvidos bem abertos para meus pensamentos. No Vale do Silicio o famoso "Mindset". Mas como provocar mudanças no nosso comportamento? Como pensar diferente?
os palestrantes
Karla Liboreiro é psicológa e comunicadora natural. Ama conectar pessoas. Trabalhou na área de gestão de pessoas por anos e virou mesa em 2014 entrando para o meio acadêmico e inovador. Idealizadora do Projeto Orientação Profissional – POP, que leva ao aluno de escola pública uma visão atual de mercado e profissões do futuro. Mestre em administração e doutoranda em inovação tecnológica UFMG. Passou 3 meses na UC Berkeley e no Vale do Silício. Tem uma consultoria, a Transforma-ação e quer mudar os ambientes de inovação das universidades e escolas. Idealizou a startup SCOLHA um app que transforma a experiência da escolha profissional em algo lúdico e interativo.
Marketing
Comunicação Conectada - Marketing de Conteúdo e Criatividade em uma realidade Low Budget
Adriano dos Anjos
A palestra introduz re exões sobre marketing de conteúdo, tendo o consumidor como protagonista. Também discutiremos como aprimorar processos criativos e analíticos, de forma que gere experiência e resultados positivos. Tudo isso, aplicado no mercado atual, onde debateremos custos vs. investimento, em uma realidade low budget.
os palestrantes
Adriano dos Anjos Publicitário formado pela PUCRS, com mais de 15 anos voltados ao marketing digital. Atuou por 6 anos como Designer de Interação e Diretor de Arte na AG2 Publicis Modem. Nesse período, trabalhou com clientes como: General Motors, Nestle, Reebok, Embraer, Ralph Lauren, Paypal, Loreal, Bradesco, Rio 2016, Arno e C&A. Hoje, é um dos sócios fundadores da Yuppie Comunicação Conectada, onde é responsável pela criação e estratégias de mídia para clientes como: Arroz Prato Fino, QualiCôco, DaColônia e Clube da Criança.
Marketing
Comunicação em Transformação Mudanças Sociais em Rede do Vale do Silício ao RS
Mauren Motta
Palestra de 30 minutos que aborda o novo posicionamento do Facebook, focado em grupos, e como este movimento está afetando o mercado de comunicação e a economia no RS e no mundo.
os palestrantes
Mauren Motta Jornalista, publicitária, diretora criativa, planner e designer de conteúdo - Mauren Motta é especialista nas áreas de empreendedorismo, universo feminino e comportamento. Depois de juntar tudo o que sabe de conteúdo digital, jornalismo e publicidade em um perfil só, desenvolve projetos de branded content em formato de Comunicação 360º. Antes de trabalhar por conta própria, passou por produtoras e agências como Zeppelin Filmes e Escala RS. Morou em Nova York - cidade paixão - onde começou no jornalismo e trabalhou na TV Globo e no programa Manhattan Connection. Atuou no jornalismo por 10 anos apresentando e produzindo matérias em programas como Fantástico, Jornal da Globo/TV GLOBO. Criou e apresentou a revista eletrônica Patrola por 8 anos, veiculada na RBSTV e Multishow. Como Diretora Criativa, criou a primeira agência de Branded Content do RS - 2007 - e hoje desenvolve projetos especiais em diferentes meios.Seu atual foco de trabalho está em estratégias de conteúdo para marcas, planejamento e mkt digital e no Conexões RS - grupo de empreendedorismo que criou, que em 12 meses já atingiu 80k membros e a levou para uma missa no Vale do Silício e a fazer parte do Global Summit da Singularity University. Lançou também este ano o livro independente de moda "Socorro! Com que roupa eu vou?".
Empreendedorismo
Construindo Modelos de Negócios Viáveis
Alexandre Zigunovas Jr.
A geração de propostas de valor inovadoras para seus clientes é possível. Porém, entre a teoria e a prática, o método de trabalho fará toda a diferença. Construa modelos de negócios inovadores utilizando ferramentas de modelagem de negócios. Participantes: até 20 pessoas.
os palestrantes
Alexandre Zigunovas Jr. Alexandre Zigunovas Jr. é coordenador do Programa SEBRAEtec do SEBRAE/RS e atua desde 2007 no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica de micro e pequenos negócios. É graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos.
Marketing
Conteúdo é muito mais que conexão
Andréa de lima
O tempo é a nova moeda e interrompê-lo sai caro. A descoberta deve substituir a interrupção. Pra decifrar o mundo e nos tornar melhores, como humanos e profissionais, o conteúdo - sejam informações, curiosidades e conhecimento do que ainda não sabemos que não sabemos - tem de ser relevante, incrível, fazer sentido, e vir com essas características: acesso livre, onde e como o consumidor quiser.
os palestrantes
Andréa de lima é curadora de conteúdo da Hands On Digital Academy e partner-consultant na Eight Positive em processos de behavior economics para projetos em empresas como Nestlé, Heineken, Votorantim, entre outras. Escreve sobre tecnologia, transformando digital e inovação para a Totvs Experience. Foi gerente de Comunicação do WWF-Brasil, respondendo pela gestão da marca, relações com a mídia e stakeholders, produção e relacionamento multiplataformas, até julho de 2013. Também atua como consultora em comunicação e trands. Foi diretora de Conteúdo e Sustentabilidade da Selulloid AG, atendendo clientes em comunicação e planejamento estratégico como Vale, Oi, Honda, C&A, Banco do Brasil, Itaú, Michelin, Mercedes Benz, entre outros. Foi gerente de Comunicação do Instituto Ethos. Trabalhou mais de 15 anos em veículos da grande imprensa como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e editoras Abril e Segmento. Consultora de comunicação do Unicef e da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), foi coordenadora e produtora de mídia da Conectas Direitos Humanos, editora da Bei Web e Bei Comunicação. Coordenou projetos de responsabilidade social corporativa da Duke Energy Brasil e Instituto Terra (Sebastião Salgado). Coordenou e produziu vídeos para as organizações e empresas onde atuou como gestora, além de especiais para a United Nations Foundation (UNF). Cursou mestrado em Relações Internacionais na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel); Especialização em Direitos Humanos na Faculdade de Direito-USP e Gestão da Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas. Projeto de doutorado aprovado no Media Lab-MIT em behavior change & storytelling.
Inovação
Crash Workshop em Design Thinking 
Luciane Zorzo
3 horas intensas praticando a dinâmica metodologia de design thinking originada no campus da Stanford + IDEO, amplamente utilizada pela indústria criativa californiana — e que em anos recentes se espalhou pelo mundo. Prepare-se para sentir que o tempo é curto e surpreender-se com o que pode ser gerado ao final. Os princípios e práticas poderão ser implementados pelos participantes nos desafios da vida, imediatamente.
os palestrantes
Luciane Zorzo Estudou Comunicação Social (PUC-RS), Design (University of California Los Angeles), Design de Embalagens (Art Center School of Design, Pasadena), Coordenação de Grupos (CEAPEG-RS), Finanças Empresariais (ESPM), Trendwatching (Central Saint Martin, Londres), Master em Marketing Estratégico (ESPM-RS), Marketing e Negócios (EADA Business School, Barcelona), Digital Transformation (Hyper Island); e muitos outros, em diversos e inquietantes temas, que vão do Processo Criativo à Liderança, em várias locais do mundo. Atuou oito anos em design e marketing em empresas de Los Angeles, atendendo os mercados norte-americano, europeu, asiático e oriente-médio. Em 2005 fundou a empresa Zorzo Design Estratégico no Brasil — a qual já recebeu prêmios mundiais e nacionais de design, tais como o iF Product Design Award (Europa), o Award of Excellence da Communication Arts (USA) e o Prêmio Embalagem Marca Grandes Cases de Embalagem (Brasil).
Tecnologia
Criação gestão e métricas nas redes sociais
Sergio Akash
As redes sociais são um dos pilares da base da comunicação digital. Associar métricas ao contéudo, trabalhar a forma de como será exibido esse conteúdo e estabelecer rotinas de gestão e publicação permite direcionar as redes sociais à resultados. Neste workshop será abordado, desde o planejamento, estruturação do conteúdo e análise de resultados. Com apresentação de alguns cases.
os palestrantes
Sergio Akash É publicitário pela PUC-Rio, consultor e empreendedor digital com 15 anos de experiência. Fundou a agência Zarabatana Digital 360 em 2007, na qual prestou consultoria, desenvolveu projetos para diversas agências e atendeu clientes como: Coca-Cola, Club Med, Andarella, GSK, L’Oréal, Michellin, e empresas de médio e pequeno porte. Como professor, ministrou cursos, palestras e treinamentos de marketing digital no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Marketing
Criando Magia: Oportunidades para Conquistar Fãs
Grupo Alohomora
Bate-papo sobre as oportunidades e projetos da maior produtora de eventos temáticos de Harry Potter do país, que desenvolve atividades como a PotterCon, a maior convenção do tema no país.
os palestrantes
Grupo Alohomora O Grupo Alohomora realiza eventos e ações temáticas da série Harry Potter no Rio Grande do Sul e conta com grandes projetos em seu currículo. Criatividade e identificação das oportunidades fazem parte da essência do grupo.
Marketing
CRM: Como alavancar as vendas do seu E-commerce com Marketing de Relacionamento
Bruno Tonetto
CRM e o mercado de E-commerce, Réguas de Relacionamento, Upper e Lower Funnel e Insights & Trends
os palestrantes
Bruno Tonetto é coordenador de CRM da Agência Cadastra, sendo responsável pelas verticais de E-mail Marketing, SMS e Push Notification. Com mais de 7 anos de experiência em E-commerce e Marketing Digital, trabalhou em empresas como Paquetá Calçados, KingHost e Reweb. Já desenvolveu trabalhos para empresas como Samsung, Dpaschoal, Livraria Cultura, Piccadilly, Smiles, entre outras. Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduando em Business Intelligence pela mesma instituição.
Inovação
Curadoria de Tendências: experiência do IEL/RS na projeção de cenários futuros desejáveis
Daniel Pires
O futuro não é completamente previsível nem completamente aleatório. Um exame exploratório de possíveis futuros deve destacar características ou padrões alternativos. Precisamos entender o máximo possível sobre as mudanças, de modo que possamos influenciá-las ou, ao menos, estarmos mais preparados para o que acontecerá. Este processo pode ajudar a quebrar um quadro muito complexo em pedaços gerenciáveis.
os palestrantes
Daniel Pires é gestor ambiental e Mestre em Engenharia Civil por formação. Passou os últimos três anos atendendo organizações, aplicando metodologias de criatividade, inovação exploratória e disruptiva, realizando workshops, consultorias, palestras, treinamentos e eventos pelo IEL/RS (FIERGS). Entusiasta do que há por vir e curioso por natureza.
Marketing
Customer Lifetime Value no Google Analytics? Mas para quê?
Victor Magalhães
Quando você está avaliando o ROI do seu e-commerce, você está fazendo um bom trabalho - mas, é possível aproveitar de forma ainda mais efetiva a longo prazo do seu orçamento de marketing? Sim, é possível! Com a ajuda do Customer Lifetime Value (CLV), um indicador chave de desempenho que determina o valor de um cliente. Vamos discutir o valor agregado do CLV e como o Google Analytics pode ser usado para esta medição.
os palestrantes
Victor Magalhães Pós-graduado em Design e Tecnologia Digital pela FAAP no ano de 2010, Tecnólogo em Sistemas de Bancos de Dados pelo IBTA em 2005, com especializações em Arquitetura de Informação, Métricas para a Web e Marketing Digital. Na Cadastra desde janeiro de 2012, atua no mercado digital desde 2001 em projetos para Insper, Abril, Lojas Colombo, GVT, Petrobras, Claro, TIM, entre outros.
Marketing
Data Driven Marketing Transformation
Guilherme Bohnen
Como as empresas lidam e se adaptam ao novo mundo, onde os dados se transformam em protagonistas na relação direta e indireta com o consumidor.
os palestrantes
Guilherme Bohnen é o head de Marketing Cloud da Pmweb, onde lidera os profissionais multi-disciplinares em busca de inovação, eficácia e resultado em mídias digitais diretas dos seus clientes, tendo a qualidade dos serviços da empresa sido reconhecida por meio de prêmios nacionais e internacionais. É formado em Administração de Empresas e possui especialização em Marketing pela ESPM-RS, onde foi o vencedor do prêmio nacional Francisco Gracioso pelo seu estudo pioneiro sobre e-mail marketing. Empreendedor, fundou sua primeira empresa aos 21 anos e há mais de quinze anos atua em marketing digital, incluindo conceitualização, codificação e modelagem de dados de CRM e sistemas de customer centricity orientados a dados.
Empreendedorismo
De Startup a Scaleup – os desafios do crescimento
Diogo de Souza
Marcos Boschetti
Mike Rodrigues
Debate sobre os desafios do crescimento das empresas Scaleup. Qual seu impacto no ecossistema empreendedor? Ciclo de vida dos negócios. O caminho trilhado para uma Startup se tornar Scaleup. Desafios pessoais e de negócios durante a trajetória. O Painel contará com Diogo de Souza (Endeavor), Marcos Boschetti (Nelogica) e Mike Rodrigues (AdTools).
os palestrantes
Diogo de Souza Apaixonado por negócios, Diogo é graduado em gestão para inovação e liderança (Unisinos), pós-graduado em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) e tem larga experiência internacional. Já morou na Austrália e na Índia e conheceu outros 24 países. Na Endeavor, organização que lidera o movimento do empreendedorismo de alto impacto no mundo, é responsável por encontrar as próximas grandes empresas gaúchas e potencializá-las, já tendo auxiliado mais de 50 empresas de alto crescimento em programas de aceleração.

Marcos Boschetti CEO e Co-founder na Nelogica Software, uma das maiores empresas brasileiras em tecnologia para o mercado financeiro. Marcos já foi membro do Conselho de Administração de Empresas, além de investidor em Startups. Bacharel em Ciências da Computação (UFRGS) e Mestre em Ciência da Computação (Microeletrônica, UFRGS). MBA em Gestão Empresarial (FGV) com especializações na área de finanças na University of Chicago e na University of Pennsylvania (Wharton).

Mike Rodrigues 5 anos como analista de mídia online. De seu dia a dia, nasceu a AdTools, onde atua na área de negócios e produto.
Tecnologia
De Tijolos a Bites: a Inovação no Varejo
Enio Garbin
Marcelo Freitas Chamarelli
Marcos Vinicius Ravazzolli
Painel focado nas inovações do varejo.
os palestrantes
Enio Garbin Enio Garbin é atualmente o executivo líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Indústrias de Bens de Consumo da IBM Brasil, onde atua neste segmento na IBM há 10 anos. Construiu carreira de sucesso como executivo no desenvolvimento de negócios, integrando tecnologia, processos, conhecimento na gestão de resultados, sempre com senso de iniciativa, liderança e competência para gestão de pessoas em consultorias de referência em seus mercados como Gouvêa de Souza & MD e Laboris. Com foco estratégico e profundo conhecimento nos segmentos de Varejo, eCommerce e Indústria de Bens de Consumo, tanto no âmbito nacional como internacional, vem atuando nas empresas líderes destes segmentos, as ajudando no desenvolvimento e inovação dos seus negócios e na busca de melhores resultados.

Marcelo Freitas Chamarelli é sócio-fundador da Bizubox, uma empresa de Big Data que está revolucionando o mercado do varejo com inteligência de dados. Já atua no mercado de Business Intelligence há mais de 10 anos e já desenvolveu projetos para bancos, seguradoras, montadoras de carro, construtoras, restaurantes e até salões de beleza. Acredita que a informação revoluciona a forma como as decisões são tomadas. É um futurista em formação contínua, estudioso sobre o futuro do trabalho e novas tecnologias.

Marcos Vinicius Ravazzolli Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Finanças Empresariais pela FGV, com MBA em Marketing Estratégico (ESPM-RS) e, nas bandeiras Paquetá, Gaston, Paquetá Esportes e Esposende, presentes em 6 estados, com faturamento de R$ 1,0 bi e 4.500 colaboradores. Atualmente como Diretor Geral respondo por toda gestão estratégica da unidade de varejo, respondendo diretamente ao CEO da corporação. Também já atuei como professor durante 5 anos na PUC/RS, de 1998 a 2003 na faculdade de administração. Extensão em varejo pela Universidade do Arizona. Também certificado em governança corporativa pelo IBGC. Desde 1997 no grupo Paquetá, desde 2008 como diretor de operações das marcas Paquetá e Gaston e desde 2012 como Diretor Geral de toda unidade de retail do grupo Paquetá, que se compõe de 154 lojas.
Tecnologia
Deixa que eu tiro - Pocket com smartphone
Daph Blaskoski
Deixa que eu tiro é um workshop de fotografia intro focado em quem curte fotografia, mas não entende como faz. Vamos falar sobre tudo o que engloba a fotografia, mas o foco do workshop é a foto em si (o resultado), seja qual for a sua origem.
os palestrantes
Daph Blaskoski Apaixonada por fotografia desde criança, a Daph é formada em Produção Multimídia e pós-graduada em Comunicação e Marketing Estratégico, tendo cursos técnicos nas áreas de publicidade e propaganda, marketing, produção gráfica, branding e técnicas alternativas de fotografia. Teve experiências profissionais como designer em gráfica, agência de marketing e publicidade, empresa de eventos e, também, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Como fotógrafa, em quase 5 anos de experiência, já fotografou eventos da School of Life, TEDx, Google e Share; e hoje está entrando no mercado de fotografia documental de família.
Tecnologia
Delivery de roupas, a revolução da loja física!
Vinicius Dittgen
A gente já recebe pizza, sushi, água, medicamentos; Já imaginou também pedir delivery de roupas para experimentar em casa? Venha conhecer o Fashion Delivery, conceito que está revolucionando a forma como o mundo consome moda.
os palestrantes
Vinicius Dittgen Empreendedor de tecnologia, fundador da Simbio, empresa eleita uma das 3 startups mais inovadoras do Brasil em 2013 no prêmio IBM Smartcamp, também eleita empresa com o produto mais inovador no desafio de inovação da Feira Brasileira de Varejo 2017.
Inovação
Desafios das Cidades Contemporâneas - Inovação, resiliência, criatividade e exponencialidade
Antonio Canova
Cezar Busatto
Francisco Milagres
Hiparcio Stoffel
Thiago Ribeiro
Definir uma cidade como digital ou inteligente é uma tarefa tão complexa e desafiadora, quanto definir o que é uma pessoa inteligente, ou quais as características de uma pessoa inteligente, pois ambas as avaliações dependerão muitas vezes de critérios subjetivos. O grande desafio desta questão é definir quais os fatores que tornam uma cidade inteligente, pois, a analogia entre ”as pessoas” e ”as cidades” funciona muito bem, já que ambos, enquanto sistemas, são complexos, únicos, incomparáveis e estão em constante evolução. Nossa proposta neste painel é discutir o desafio das cidades contemporâneas sob a ótica da tecnologia, da resiliência, da criatividade, do empreendedorismo e da exponencialidade. Para isso, reunimos um time de referências internacionais formado por Antônio Canova, Cezar Busatto, Hipárcio Stoffel e Francisco Milagres.
os palestrantes
Antonio Canova trabalha há alguns anos em alianças e parcerias, desenvolvendo o Ecossistema IBM. Sua atuação é focada em novas tendências, novas tecnologias, ajudando e inspirando, as pessoas e as empresas a inovarem e realizarem negócios, com apoio de tecnologia e negócios IBM. Atualmente tem foco no segmento de Agribusiness.

Cezar Busatto Economista. Coordenador do Projeto Cultura de Resiliência do Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre. Global Advisor do Global Compact Cities Programme da ONU. Membro do Conselho Mundial da Global Urban Development - GUD.

Francisco Milagres É executivo com experiência de 20 anos nas áreas de estratégia, tecnologia e venture capital, com mestrado pela USP, MBA Executivo pelo Ibmec, extensões pela Kellogg School of Management (Chicago) e Singularity University (Vale do Silício). Fundador da Mirach Ventures, com escritórios no Brasil e EUA, é também co-fundador da empresa de consultoria em transformação de negócios Get Exponential e é reconhecido por Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University, como um Certified Exponential Organizations Consultant. Francisco também é um dos Sócios a frente da concepção e realização do evento internacional SingularityU Brasil Summit, que será realizado em 2018 em parceria com a HSM.

Hiparcio Stoffel Doutorando em Design na Unisinos, Mestre em Indústria Criativa e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Feevale, atua como consultor e mentor de empresas nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão Estratégica, Gestão por Processos e Modelos de Gestão. É Especialista III certificado pela FNQ e instrutor internacional do programa Managing Innovation certificado pela Barnes & Conti e Brigthon University. É professor de pós-graduação em programas de gestão empresarial. É também membro do CEE93/ ABNT - Gestão de Projetos. É juiz do Prêmio Qualidade RS e como consultor liderou projetos em empresas privadas, instituições públicas e ONG, tendo atuado em vários setores produtivos, como: Alimentação, transporte, saneamento básico, energia, automobilístico, serviços financeiros, saúde assistencial, administração pública, dentre outros. É co-autor de inúmeros trabalhos, como p.ex. Guia Gestão da inovação (CNI, 2010), Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (PGQP, 2011), Autoavaliação, um caminho para a excelência, (Qualitymark, 1994), dentre outros. Atua em temas como cidades criativas, criatividade, indústria criativa, economia criativa, empreendedorismo, inovação, modelo de gestão, gestão estratégica e de processos.

Thiago Ribeiro é jornalista com especialização em Marketing, mestrando em Ciência da Computação pela PUCRS e empreendedor. Desde 2010, atua como estrategista em comunicação digital com ênfase em mídias sociais. Foi fundador do #PoAdigital, plataforma de criatividade e empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre e responsável pelo desenvolvimento e implantação da estratégia de Open Data da Capital Gaúcha, o projeto #Datapoa. Também é co-fundador do Porto Alegre Cite e da Associação Gaúcha de Startups (AGS), e integra instituições internacionais com Uraía, WEGO e lidera o Comitê Porto Alegre da Rede Global de Empreendedorismo. Atualmente é o head de Comunicação e Relacionamento da 4all, startup voltada a viabilizar e acelerar a transformação digital das empresas permitindo que seus negócios tornem-se mais competitivos e inovadores, atraindo novos clientes, engajando os atuais e gerando mais resultados.
Empreendedorismo
Desenvolvendo equipes inovadoras e modelos de engajamento para a transformação digital.
Daniel Duarte
Entenda como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil escolhida pela Great Place to Work, construiu um modelo para desenvolvimento de equipes de inovação através de um processo de engajamento voluntario gerando resultados reais para a transformação digital de seus clientes.
os palestrantes
Daniel Duarte é responsável por identificar e desenvolver projetos de inovação e iniciativas chave para o crescimento em múltiplas linhas de negócio do SAP Labs América Latina, melhor empresa para se trabalhar no Brasil segundo a Great Place to Work 2017. Expandir o SAP Labs em suas funcionalidades, desenvolver e executar o programa de empreendedorismo global na região, gerir o Centro de Inovação, disseminar e implementar estratégias de design e user experience também fazem parte de sua responsabilidade. Para desenvolver o seu papel na área de inovação na maior empresa de softwares de gestão do mundo, Daniel conta com mais de 19 anos de experiência em múltiplas soluções SAP e em variados projetos de Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Trabalhando sempre em empresas globais e passando por mais de 7 países, Daniel trás uma bagagem consolidada por processos de transformação e inovação em organizações como, Mars Inc, United Technologies e Gerdau. Daniel Duarte é formado em Administração de Empresas e possui especializações em Análise de Sistemas, Gestão de Projetos e Design Thinking. Atuou como TED Speaker e também como professor em MBAs Executivo de Estratégia, Liderança e Inovação.
Inovação
Design de aprendizagem - o aprendiz como protagonista
Cássio Lutz do Canto
Os conceitos do design estão cada vez mais presentes em vários âmbitos do mundo das organizações. O método do design é centrado nas pessoas, orientado para resolver problemas específicos e complexos através de um processo colaborativo, de experimentação e aprendizado com erros. Nessa palestra vamos falar sobre como aplicar essa lógica em metodologias de aprendizagem corporativa. Como criar treinamentos com orientação para resolver problemas complexos dos negócios com foco nas pessoas - com sentido, engajamento e participação ativa.
os palestrantes
Cássio Lutz do Canto É velejador desde os 11 anos, atleta da seleção brasileira entre 2004 e 2006. Desde 2012, coordenador da equipe brasileira de vela juvenil. Membro do comitê técnico RIO2016. Formação em Administração UFRGS, Liderança da era digital na Hyper Island (Suécia) e Design de aprendizagem na Kaos Pilot (Dinamarca). Diretor do Ciclo Empreendedor, grupo de desenvolvimento de jovens empreendedores. Membro do Global Shapers Community - hub POA. Fundador e facilitador na PrimeSail, empresa com operação em POA, SP e RJ, desenvolvendo mais de 4.000 pessoas de empresas como Dell, SAP, Randon, Globo, entre outras.
Marketing
Design de Oportunidades: gerando valor e transformando a rentabilidade através do Design
Tobias Bertussi
Entenda como o design e a inovação podem ser ferramentas poderosas para a diferenciação e a geração de valor. Cases de sucesso, produtos e idéias premiados internacionalmente serão os protagonistas para uma estratégia onde a crise se torna irrelevante frente à criatividade. Tobias Bertussi é Designer, sócio-diretor da Bertussi Design um dos maiores e mais reconhecidos estúdios de design do país, com sedes no RS, SC e SP. Com mais de 5 mil produtos e serviços lançados no mercado brasileiro, ao longo de 17 anos de história, a Bertussi ajuda a transformar a vida de milhões de pessoas através do design e da inovação.
os palestrantes
Tobias Bertussi É sócio-fundador da Bertussi Design, tendo sido nos últimos 10 anos vencedor de alguns dos mais importantes prêmios de design nacionais e internacionais como o Design Preis, promovido pelo Conselho Alemão de Design e o IF Design Awards em Hannover, considerado o Oscar mundial do design e da inovação.
Inovação
Design Sprint - O que é? Como faz? O que não está no livro.
Heryk Slawski
Nesta talk, compartilharemos nossa experiência rodando o Design Sprint, a metodologia desenvolvida pelo Google Ventures para tirar ideias do papel em apenas 5 dias.
os palestrantes
Heryk Slawski é formado em Produção Multimídia, pós-graduando em Novas Práticas na Educação e Mestrando em Informática na Educação. Atualmente, é designer de experiência na DBServer, empresa gaúcha de tecnologia com mais de 20 anos em desenvolvimento de sistemas.
Empreendedorismo
Desmistificando a Inteligência Emocional
Shaíze Roth
Em constantes desafios, pessoais, profissionais a Inteligência Emocional se torna imprescindível para crescermos e vivemos ainda melhor. Nossa atividade será uma palestra com foco em dar ferramentas práticas para você utilizar no dia-a-dia para desmistificar e desenvolver a sua Inteligência Emocional.
os palestrantes
Shaíze Roth é empreendedora, psicóloga e coach com duas grandes paixões, empreendedorismo e desenvolvimento humano. Atua com coaching, desenvolvimento de equipes, lideranças e empreendedores. Autora de projetos como: Bate papo com a Sou, Do It!, Workshop Flow e Feedback Descomplicado.
Empreendedorismo
Desocultando Recursos
Rafael Rosado Urquhart
Um bate papo participativo, colaborativo, onde vou falar da arte da colaboração, contar algumas experiências conectadas a diversas ferramentas do mundo colaborativo, trazendo presente a abundância da percepção dos recursos ocultos do nosso entorno, ou seja, que recursos que temos, não utilizamos e estamos desperdiçando o tempo todo. Como explorar a inteligência coletiva, transformar redes em comunidades e praticar o uso do conhecimento para empoderar as pessoas.
os palestrantes
Rafael Rosado Urquhart é apaixonado por colaboração e empreendedorismo em rede. Engenheiro Civil / MBA em Gestão da Construção / MBA Engenharia de Custos / Master em Inovação de Impacto Disruptivo / Facilitador de Grupos e conector de Recursos. Consultor em gestão de recursos com 12 anos de experiência em grandes corporações de construção, desenvolvendo nos últimos 3 anos novos meios de gestão de eficiência de recursos humanos através da colaboração e inovação de processos.
Tecnologia
Diversidade = Inovação
Deb Xavier
Empresas mais antigas ou de setores tradicionais têm maior dificuldade em atrair e reter mulheres o que, de acordo com estudos acadêmicos, prejudica os negócios. Diversidade = inovação. Essa palestra levanta as principais questões sobre a importância de um ambiente de trabalho aberto para a diversidade de gênero, sobre o impacto positivo nos negócios e sobre os primeiros passos para fomentar a inovação através da diversidade de gênero.
os palestrantes
Deb Xavier é pós graduanda em Gestão, Empreendedorismo e Marketing (PUCRS), graduada em Relações Internacionais (UFRGS) e idealizadora do Jogo de Damas, atua com consultoria, desenvolvimento de projetos e palestras na área de empoderamento profissional feminino e com desenvolvimento de negócios na Bossa Nova Investimentos. É parceira do Lean In, ONG de Sheryl Sandberg. A convite da ONU, esteve em Nova York no evento 2016 Women's Empowerment Principles. Já palestrou no Google, Facebook, Dell, TEDx, World Human Rights Forum 2014 (Marrocos), no Global Summit of Women, Campus Party, dentre outros.
Marketing
Do individual ao coletivo: propósito e transformação no IKIGAI de líderes
Edson Matsuo
Na Grendene desde 1984, se considera um "feliz chineleiro" por considerar que não faz calçados, mas sim "acompanha as pessoas nos seus caminhos e nas direções de seus sonhos".
os palestrantes
Edson Matsuo tem formação acadêmica em arquitetura e urbanismo. Há mais de 40 anos está comprometido com as questões do “design para servir” através de um trabalho colaborativo de co-criação e também de aprendizado. Seu foco está nas pessoas e as considera chave de todo tipo de negócio em especial aqueles focados em inovação "não tecnológica" como forma de surpreender os usuários, os apreciadores das marcas, acionistas, colaboradores, a empresa e os próprios designers.
Inovação
Educar pra que(m)? Inovação nas práticas de ensino e aprendizagem.
Bruno Bittencourt
Realizar um painel sobre a Educação do Futuro com uma discussão entre profissionais que estão atuando na área.
os palestrantes
Bruno Bittencourt é aluno, professor, pesquisador e empreendedor. Quer construir um mundo melhor unindo pessoas a partir da inovação, educação e empreendedorismo. Administrador, Mestre e Doutorando em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UFRGS). Atualmente, trabalha na gestão pedagógica da SMED (Secretaria de Educação Municipal de Porto Alegre). É cofundador e professor da Escola Convexo, uma iniciativa educacional que se baseia no empreendedorismo, comunicação e lógica para potencializar lideranças dentro de escolas e das comunidades nas quais elas estão inseridas.
Empreendedorismo
Elevator Pitch: a arte e técnicas por trás de um discurso de sucesso
Lara Gurgel
O desejo de estar no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa tornou-se realidade, mas como lidar com essas oportunidades para promoção de suas grandes ideias? Este painel irá mostrar algumas das técnicas para que você obtenha sucesso em suas apresentações, já que elas podem mudar para melhor o futuro da sua empresa.
os palestrantes
Lara Gurgel Gurgel é formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Comércio Exterior, e trabalha com promoção de negócios internacionais desde 2011.
Empreendedorismo
Emoções x Resultados = ? Como a ciência pode nos auxiliar a modificar nossas emoções e atingir nossos resultados
André Kolb
Como você lidera? Como atinge seus resultados? Onde busca inovações e mudanças? Saber como as emoções funcionam em nós é um ponto crucial para criar um mindset de crescimento que nos permite alavancar nossas potencialidades e agir de uma outra forma frente aos desafios do trabalho e vida pessoal. Nesta palestra vamos falar sobre emoções, tecnologia, os avanços das pesquisas e claro, você!
os palestrantes
André Kolb é psicólogo formado pela PUC - Minas e mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente - UFRGS, com formações complementares como Coach - ICI, Master Practitioner em PNL e Analista Comportamental - ICI, tem suas pesquisas voltadas para os campos da linguagem, ansiedade e experiências. Acredita que um dos pilares para instituições se sustentarem em um mundo veloz, flexível, disruptivo e inovador são as relações. Relações que permeadas pelo desenvolvimento das potencialidades individuais, são transformadoras. Atualmente trabalha com start-up's e empresas que estão no início de sua jornada buscando o desenvolvimento nos aspectos humanos.
Inovação
Empatia Orgânica: Consciência que vem da Horta
Ana Livi
Empatia Orgânica: Consciência que vem da Horta Sabemos que a empatia está dentro de nós. Então como não deixa-la esquecida lá dentro? Como coloca-la em pratica no nosso dia-a-dia? Sabia que podemos incluir o desenvolvimento da empatia nos negócios e na nossa interação com o mundo, em especial com nosso alimento? Venha descobrir como! :0)
os palestrantes
Ana Livi Ana Livi – Co-fundadora do Sítio Arvor(e)Ser e Sócia Fundadora do Horta Alegre-Clube Orgânico se descobriu ‘(urban) Barefooter’ um modelo de vida criativo que conecta harmonicamente ambiente natural e urbano. Arquiteta e Urbanista de formação, Mestra pelo programa Mundus Urbanos (Alemanha-Espanha), amadureceu e ampliou sua visão de mundo servindo em contextos de pós-guerra na África. Palestrante Tedx Laçador 2014. Voluntária do movimento Awaken Love.
Inovação
Empatia: Logo ali, dentro de você
Eduardo Tremarin
Gabi Zambenedetti
Mais que uma skill para aumentar os lucros das empresas, a empatia pode nos ajudar a construir um planeta mais justo. Através de teoria e prática, vamos explorar a empatia para entender como nos tornamos melhores pessoas. Além disso, vamos considerar a empratia como um caminho para o desenvolvimento de produtos e serviços.
os palestrantes
Eduardo Tremarin Especialista em conectar pessoas aos seus propósitos para transformar ideias em realidade. Atua como consultor em empreendedorismo, desenvolvimento de start-ups e planejamento estratégico; além de conduzir processos de coaching para pessoas e corporações; e compartilhar conhecimento em treinamentos, palestras e workshops.

Gabi Zambenedetti Designer com foco em Design Thinking e Estratégico, conta com a riqueza da pesquisa exploratória e da empatia para desenvolver projetos realmente centrados nas pessoas. Acredita que o design foi parte do problema, mas também que é parte da solução na transição para um planeta mais justo.
Marketing
Empatia: o ingrediente secreto das estratégias de promoção internacional
Lara Gurgel
O segredo do sucesso global de tantos produtos e serviços pode ser muito mais simples do que você imagina. Essa palestra irá apresentar as três aptidões que podem levar o seu produto às mentes e corações de clientes internacionais.
os palestrantes
Lara Gurgel Gurgel é formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Comércio Exterior, e trabalha com promoção de negócios internacionais desde 2011.
Empreendedorismo
Empoderamento da Mulher na Construção Civil
Bia Kern
Apresentação da história de formação do projeto Mulher em Construção, instituição pioneira no país, que capacita mulheres para trabalharem na construção civil.
os palestrantes
Bia Kern é fundadora e coordenadora da OSC Mulher em Construção - organização que desenvolve, há 11 anos, oficinas de formação na área da construção civil para mulheres, visando seu empoderamento no setor. É criadora do projeto “Cimento e Batom”, workshop com oficinas que objetivam as mulheres a conhecerem o mundo da construção civil. A experiência foi tão exitosa que a instituição já atendeu diretamente mais de 4.000 mulheres com cursos e oficinas de formação como pedreiras, azulejistas, etc. Em 2012 foi finalista do Prêmio Cláudia, após selecionada como Fellow da Womanity Foundation e member chip do CGI – Clinton Global Initiative. Em Setembro de 2015 foi convidada pela Brazil Foundation para contar sua história para empresárias e CEOs em Miami/USA.
Tecnologia
Empoderamento feminino na era digital e a democratização da moda nas redes sociais
Juju Massena
os palestrantes
Juju Massena
Empreendedorismo
Empreendedor, quem é e do que se alimenta?
Ana Carolina Borges Souza
Apresentar o panorama do empreendedor brasileiro, os novos caminhos, as novas gerações e tendências comportamentais.
os palestrantes
Ana Carolina Borges Souza Administradora de Empresas com MBA em Gestão de Projetos, atua no desenvolvimento de micro e pequenas empresas em todo o território nacional há mais de 10 anos. Foi gestora de projetos do SEBRAE RS durante 8 anos, responsável pelo crescimento de mais de 500 empresas durante sua trajetória. No SICREDI, conduziu capacitações em comportamento empreendedor e ciclos de gestão de pequenos negócios. Atualmente, é consultora, instrutora e palestrante, nos temas de empreendedorismo, modelagem de negócios, planejamento e gestão de indicadores.
Marketing
Empreendedorismo pé no chão
Greta Paz
Qual é o barulho que você pode fazer como empreendedor e como a "acabativa" ajuda os realizadores em um mercado cada vez mais competitivo?
os palestrantes
Greta Paz Jornalista e empreendedora, Greta fundou a MPQuatro, empresa de branded content, aos 22 anos. Hoje trabalha com empresas como GNT, Vale, Panvel, Perdigão e Carrefour. Colunista da revista especializada em audiovisual, a Zoom Magazine, Greta possui especialização em Broadcast Journalism pela New York Film Academy.
Empreendedorismo
EMPREENDER: A Aventura de Uma Vida
André Shaan Casagrande
Storytelling de altos e baixos de um empreendedor "pinçando" palavras chaves para o sucesso dos empreendimentos e destacando as emoções do mundo real das empresas. Muito apropriado para estimular valores que novos empreendedores precisarão.
os palestrantes
André Shaan Casagrande tem graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRGS e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela UFRGS, lecionou no curso de Engenharia Mecânica da UFRGS e da UCS, coordenou projetos de desenvolvimento tecnológico também dentro da universidade e na sua empresa DUO Engenharia Criativa. Ao longo dos anos além de projetos e serviços de engenharia como laudos e perícias, cálculos estruturais e gerenciamento de projetos, veio se especializando em projetos de inovação, incluindo atividades desde a criação e identificação das ideias e problemas, captação de recursos, estruturação de projetos, execução e desenvolvimento de produtos e estruturação de negócios. Hoje também investe em stratups e possui spin off decorrente de projetos desenvolvidos.
Empreendedorismo
EmpreenDeu pra Ti - como ser um empreendedor da própria carreira em tempos bicudos
Clarissa Barreto
Uma apresentação sobre a inevitabilidade do empreendedorismo e como você pode e deve ser um empreendedor da própria carreira mesmo sendo funcionário/home office/etc. Também vai falar sobre as dificuldades, macetes e como não é só alegria seguir seu sonho.
os palestrantes
Clarissa Barreto é jornalista, sócia da Cartola - Agência de conteúdo, empresa dedicada à criação de conteúdo jornalístico e publicitário on e offline. Foi editora assistente de economia do Jornal do Comércio, trabalhou no portal Terra, em O Sul, escreveu para Veja, Época, Istoé, Piauí, O Globo, UOL, entre outros. É mãe do Rafa.
Empreendedorismo
Empresas Humanas
Gabriel Drumond
Um bate papo sobre o papel das empresas no mundo. Troca de experiências e práticas entre os participantes. Como lidar com os Millenials.
os palestrantes
Gabriel Drumond fundou e toca o Mercado Brasco. É formado em Administração de empresas pela ESPM e é membro do Global Shapers POA. Preocupado com o futuro do mundo e em como transicionar de um sistema linear e não sustentável pra uma forma de organização que coloque as pessoas e o planeta na conta.
Marketing
Era uma vez: Storytelling para pequenas e médias empresas
Anna Laura Neumann
Contar histórias está no DNA da humanidade, mas contar histórias para vender produtos ou potencializar marcas é uma atividade recente, principalmente para pequenas e médias empresas. Entenda a diferença que o Storytelling pode fazer em um empreendimento.
os palestrantes
Anna Laura Neumann é publicitária, especialista em Marketing Digital e dedicada a contar histórias. Idealizadora da Âme Storytelling, empresa que atende pequenas e médias empresas com criação de conteúdo e Storytelling através das Mídias Digitais.
Empreendedorismo
ESCOLA CONVEXO: SOCIAL ou NEGÓCIO
Onília Araújo
Palestra sobre 04 anos de construção de um negócio social, armadilhas, soluções, propósito.
os palestrantes
Onília Araújo é Netweaver, Contadora, idealizadora da Escola Convexo e fund. da I.CON Inovação Contábil.
Empreendedorismo
Essa palestra vai ser um fracasso - e você vai adorar
Alexandre Godoy
Em 50 minutos, o empresário Alexandre Godoy conta porque errar diversas vezes o fez um empreendedor mais preparado e pronto para fracassar de novo. Através de sua experiência pessoal e da interpretação de pesquisas sobre o tema no mercado corporativo, o speaker pretende criar uma reflexão positiva, reconfortante e encorajadora sobre o empreendedorismo.
os palestrantes
Alexandre Godoy É sócio do Valen18+, empresa especialista em liberdade sexual e experiência erótica, que possui o bar homônimo em Porto Alegre e 3 spin-offs nas áreas de evento, licenciamento e curadoria. A inédita proposta da marca garantiu ampla visibilidade para o projeto e atraiu a atenção de investidores. Antes do Valen, o empreendedor foi fundador da Mazah Live Marketing, que em 10 anos de atuação conquistou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, criando projetos para clientes como Claro, Natura, Jose Cuervo e Chilli Beans. Certamente um currículo que não está à prova de fracassos, afinal, eles foram muitos.
Inovação
Estrada para a sustentabilidade: construindo e vivendo com um carro eletrico em Porto Alegre
Julio Cesar Otero Boehl
Vamos ver como esta sendo a jornada de construir e utilizar com um carro elétrico em Porto Alegre. Desde a conversão da motorização até a integração com serviços, visitaremos os desafios e aprendizados nesta busca por conhecimento e por um ar mais limpo.
os palestrantes
Julio Cesar Otero Boehl Especialista técnico em Analytics e BigData pela IBM, tem se dedicado aos processos e ferramentas de armazenamento, analise de dados e machine learning a cerca de 18 anos na empresa. Durante este período trabalhou em projetos com clientes ao redor do mundo, e fez parte da equipe de desempenho de bancos de dados da IBM em Toronto. Possui também interesse pelas áreas de makers/diy e sustentabilidade.
Marketing
Estratégia: Do it Yourself!
Daniele Lazzarotto
Estratégia não é um departamento, é um mindset. Por isso, este workshop vai aprofundar: - Por que o pensamento estratégico se tornou uma skill fundamental; - O que é estratégia e como desenvolver um strategy mindset. - Os 3 frameworks preferidos pelos estrategistas para construção de marcas.
os palestrantes
Daniele Lazzarotto é formada em Publicidade e Propaganda e especialista em Branding e Conexões pela PUCRS. Começou na propaganda como cliente e há 8 anos se encontrou profissionalmente no Planejamento. Foi Presidente do Grupo de Planejamento do RS de 2014 até Abril de 2017. Neste período, liderou o reposicionamento do Grupo, a realização de duas edições do Congresso de Estratégia Criativa, além de outras importantes conquistas para a disciplina. Foi duas vezes indicada a "Profissional de Planejamento do Ano" pela ARP e conquistou o prêmio em 2016. Apaixonada por comportamento de consumo, adora entender como gerar valor para marcas de diferentes segmentos. Hoje, Daniele é Gerente de Planejamento na Morya. Em sua trajetória já trabalhou com diversas marcas, como: Sicredi, Piccadilly, Grupo RBS, PUCRS, Moinhos Shopping, Melnick, Maiojama, Walmart, Governo do Estado do RS, Fleishmann, Grupo Herval, Paquetá, Panvel, Tumelero entre outros.
Empreendedorismo
Eu escolhi ser feliz: propósito na carreira com a Exchange do Bem
Eduardo Mariano
Palestra sobre a trajetória profissional de Eduardo Mariano em busca do propósito na carreira e também incluir uma apresentação da Exchange do Bem, um negócio social que tem tudo a ver com o evento.
os palestrantes
Eduardo Mariano Formado em Administração pela UFRGS e com intercâmbio acadêmico na Kedge Business School na França, atuou em diferentes funções no financeiro de uma multinacional, quando saiu para criar a Exchange do Bem após uma experiência de trabalho voluntário no Nepal. Além do Nepal, já atuou como voluntário na África do Sul, Quênia, Uganda, Gana, Peru, Costa Rica e Brasil. A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos sociais em diferentes países e destina 10% do seu lucro para investimentos ligados à educação no Brasil.
Empreendedorismo
Eventos - de fato - inclusivos, acessíveis e plurais - precisamos falar sobre isso
Alexandra Zanela
O evento é interessante mas só tem homens palestrando. O evento tem ótimo conteúdo, é moderno, tecnológico mas não tem audiodescrição, nem interpretes de libras, muito menos acesso a cadeirantes... Vamos juntos mudar nosso olhar e organizar eventos - de fato - inclusivos, acessíveis e plurais?
os palestrantes
Alexandra Zanela é jornalista, formada pela UFSM, fundadora da Padrinho Conteúdo, feminista, apaixonada por gente, tecnologia, gatos e organziação de todo tipo de evento. De riso frouxo, detesta trabalho mal feito, mas adora um bom papo sobre ele. Assuntos como inclusão, diversidade e pluralidade têm tomado bastente o seu tempo. Está envolvida com a maior conferência JavaScript do mundo, a BrazilJS. Já foi repórter de rua, editora online do ClicRBS SC e Diário Catarinense e editora-executiva do Terra.
Empreendedorismo
Expanda sua mente, expanda seu mercado!
Gabriel Turielli
Conversa inspiradora sobre o processo que levou ao empresário uruguaio a posicionar-se na América Latina. Estratégias, erros e sucessos. #FaçaVocêMesmo #TudoéInfinitamentePossível
os palestrantes
Gabriel Turielli é CEO da Contrapedal, uma plataforma com sede no México e América do Sul, desenvolve projetos em toda a América Latina. Criador do Fes Contrapedal, um festival multidisciplinar que exibe a nova criação latino-americana com um olhar inovador e vanguardista. Fundador da MMF Latam (Associação Latino-Americana de empresários musicais).
Inovação
Experiencia com design thinking em um grande hospital
Denise Rahal Lobato
Bate papo contando a experiencia com design thinking em diversas áreas do Einstein. E ainda o impacto de uma diretoria de inovação em um ambiente hospitalar.
os palestrantes
Denise Rahal Lobato é Coordenadora do Centro de Inovação Tecnológica - CIT Formação e Experiência Profissional: MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação na Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). Agente de Propriedade Industrial (API 2289), graduada em Ciências Biológicas e Farmácia Bioquímica Industrial, com especialização em Microbiologia Clínica pela Santa Casa de São Paulo. Atuou em empresas como o Laboratório Fleury, no escritório Gusmão e Labrunie e na Indústria Farmacêutica EMS.
Marketing
Experiência para o Sentido - Mindset Google for Education
Guto Niche
Abordagem sobre o tempo da Cultura Digital e a forma de existir da pessoas no século XXI, sendo esta a principal barreira para a Inovação
os palestrantes
Guto Niche é Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Formação internacional Madrid e Barcelona (Espanha) certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). Consultor da Beformless: Inovação Estratégica. Coordenador do Projeto Google for Education na Universidade LaSalle. Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Membro do Núcleo de Educação do Senac-RS.
Empreendedorismo
Experiências empreendedoras e transformadoras
Rafael Prikladnicki
Alguns falam em quarta revolução industrial. Outros falam em revolução digital. Mas todos falam que o futuro passa por educação e empreendedorismo. Em todos os níveis. O objetivo deste workshop é compartilhar e co-criar exemplos de experiências empreendedoras transformadoras, visando refletir sobre a educação do futuro e o futuro da educação e como isso se relaciona com empreendedorismo e inovação.
os palestrantes
Rafael Prikladnicki é diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade. Atua nas áreas de inovação tecnológica, gerenciamento de projetos de TI e de pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de equipes remotas e formação de equipes de alto desempenho. É doutor em Ciência da Computação pela PUCRS e foi pesquisador visitante da University of Victoria, no Canadá. Publicou três livros dentro das suas áreas de atuação. Também é chair do advisory board da revista IEEE Software, uma das revistas de maior relevância mundial na área de tecnologia. É membro do capítulo Porto Alegre da Singularity University. É mentor da aceleradora WOW de Porto Alegre. Participa de entidades como Agile Alliance Brazil e Conselho das Entidades de TI do RS.
Inovação
Exposição do curta "Cores de Bissau" + Bate-papo
Maurício Canterle
Exposição de um ensaio fotográfico realizado em Guiné-Bissau, registrando o cotidiano dos moradores locais, além da exibição de um documentário sobre o país.
os palestrantes
Maurício Canterle é diretor, montador e finalizador graduado pela UFSM e pós-graduado pela UNISINOS. Tem no currículo diversos trabalhos autorais e publicitários, com destaque para os curta-metragens "Espelho Hexagonal", "Quanto Mais Suicidas, Menos Suicidas" e "Cores de Bissau". Desde 2010 é sócio-proprietário da Lumaluma Produtora.
Tecnologia
Game of Crowns
Julio Matos
Baseado no grande sucesso da franquia Game of Thrones, "Game of Crowns" é uma experiência imersiva gamificada onde os participantes vão exercer sua capacidade de debate e julgamento. Através de 6 personagens e mecanismos de interação com a plateia, os participantes irão decidir quem herdará a Coroa do reino!
os palestrantes
Julio Matos é especialista em Marketing, Game Designer e Professor, é um apaixonado por inovação, tecnologia e pessoas. Criou alguns negócios e projetos inovadores durante a vida com a ajuda de muita gente incrível, entre eles a Gradium Software & Comunicação, a Tech Trip, uma marca de Cerveja, um Bar de Jogos de Tabuleiro e mais um monte de coisa. É um Designer de Experiência por aptidão, sempre pronto para debater e vender ideias.
Tecnologia
Geração de tráfego e receita
Renato Vitor
Em um cenário onde não podemos errar (mas erramos), como gerar tráfego através de conteúdo e com baixo investimento.
os palestrantes
Renato Vitor é E-commerce e BI na Azul Linhas Aéreas, fundador da Paddles Clothing & Co., Pós - graduado pela ECA/USP, com passagem por empresas como BuscaPé e Ituran.
Tecnologia
Gerando oportunidades de venda pela Internet (Inbound marketing)
Sergio Akash
Com o advento dos meios digitais os consumidores estão cada vez mais bem informados e decididos do que querem comprar quando chegam na loja, reduzindo a influencia dos vendedores no processo de decisão de compra. O que mudou no processo de decisão de compra? Como influenciar o consumidor no início da Jornada de Compra com a internet e os meios digitais? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse workshop.
os palestrantes
Sergio Akash É publicitário pela PUC-Rio, consultor e empreendedor digital com 15 anos de experiência. Fundou a agência Zarabatana Digital 360 em 2007, na qual prestou consultoria, desenvolveu projetos para diversas agências e atendeu clientes como: Coca-Cola, Club Med, Andarella, GSK, L’Oréal, Michellin, e empresas de médio e pequeno porte. Como professor, ministrou cursos, palestras e treinamentos de marketing digital no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Inovação
Gestão da Inovação - Como iniciar o processo inovativo na sua empresa
Maria Alana Brinker de Oliveira
Neste workshop, os participantes aprenderão o que é inovação, os tipos de inovação, como se dá o processo inovativo nas empresas e como começar a inovar no seu local de trabalho.
os palestrantes
Maria Alana Brinker de Oliveira é relações públicas formada pela UFRGS, especialista em Gestão de Marcas pela PUCRS, tem mais de 13 anos de experiência de mercado, já tendo atuado em empresas como Petrobras, Grupo Dimed, Hospital Moinhos de Vento, Moinhos Shopping e ilegra. Atualmente trabalha com Geração de Negócios e Processos de Inovação na Ditech - Softwares e Infraestrutura. Acredita que criatividade e disciplina se complementam e juntas impulsionam o crescimento de uma empresa.
Empreendedorismo
Gestão de Projetos: mais que fazer entregas, gerar experiência.
Xico Zanetti
Escopo, prazo e budget não são os únicos pontos de atenção do novo modelo de Gerenciamento de Projetos. Vamos abordar aspectos tão ou mais importantes para transformar "iniciativas" em "acabativas" de sucesso; de um Gerente de Projetos que sai de traz de planilhas e números e se torna o elo de comunicação para a inovação em serviços.
os palestrantes
Xico Zanetti é apaixonado por jobs multidisciplinares! Possui graduação em Design Gráfico (UFPEL), MBA em Gerenciamento de Projetos (FATEC-SENAC) e Pós-MBA em Gestão Estratégica em Serviços (UNISINOS). Com 15 anos no mercado, atualmente é Head de Projetos e Operações da W3haus, liderando projetos para O Boticário. Traz na bagagem projetos de inovação na Comunicação para grandes marcas das multinacionais Mondelez e Reckitt Benckiser, além de ser professor do Curso Pra Ontem, do Evento Share.
Marketing
Gestão de Relacionamento na Construção Civil: análise de cenário e modelos de atuação
Caroline Acker
A Welcome! é uma empresa especializada em estratégias de relacionamento para o mercado imobiliário com soluções de caráter inovador que resultem em satisfação de clientes como ativo para reforço do posicionamento institucional, atração de investidores, alavancagem de vendas e redução de custos operacionais.
os palestrantes
Caroline Acker é Graduada em marketing e com especialização em gestão empresarial, atua no desenvolvimento de marketing estratégico através da gestão do relacionamento. Experiência desenvolvida em Marketing de Relacionamento no mercado da construção civil através da modelagem, desenvolvimento de processos e operação de projetos com clientes e stakeholders, sistemas de CRM, pesquisa de satisfação e equipe de atendimento.
Tecnologia
Girls in tech, yes we can!
Mariana Marcílio
Do mundo da moda para IoT e negócios sociais. Esse talk traz uma reflexão de como uma mudança de perspectiva pode nos fazer enxergar o propósito por trás de nossas carreiras e nos percebermos capazes de mudar o mundo a nossa volta através de colaboração, tecnologia, diversidade, sensibilidade e bom humor. É hora de reinterpretar o mundo e perceber novas possibilidades. #girlpower #peoplepower
os palestrantes
Mariana Marcílio É designer de Produto graduada pelo Instituto Federal de Tecnologia de Santa Catarina. Especialista em modelamento 3D, é pesquisadora e consultora do mercado de Wearables. Já trabalhou como designer de acessórios em grandes marcas brasileiras como Colcci, Mormaii e Osklen. É formada em Costura High Tech pelo Olabi e entusiasta de novas tecnologias aplicadas ao mundo da moda. É sócia-fundadora da Pluvi.On, startup residente do Google Campus São Paulo, que utiliza IoT para prestar serviços de inteligência de dados climáticos, com propósito minimizar as perdas decorrentes de chuvas fortes e deslizamentos.
Marketing
Google Marketing - do clique à venda
Leandro Lages
O gigante das buscas é uma das vanguardas da internet e dita a dinâmica de boa parte do que fazemos online. Ou melhor, permite que o usuário tenha esse poder. Em meio a tudo isso, ainda somos meras marcas tentando usar todos os recursos que existem e surgem a cada dia, procurando o target certo no momento certo ou permitindo que ele nos encontre. Você já buscou saber mais sobre como isso funciona?
os palestrantes
Leandro Lages Estrategista Digital que já criou, planejou e executou inúmeras ações focadas em presença digital, e-commerce e geração de leads para marcas como Lojas Renner, Paquetá, Piccadilly, Samsung, Camicado, entre outras. Profissional multicertificado pelo Google em Adwords e Analytics, é vice-presidente do Grupo Digital RS, palestrante convidado em diversos eventos e professor no Share e na pós graduação em marketing digital na UniSul Florianópolis.
Tecnologia
Guia definitivo para entender a Realidade Virtual
Vanessa Camargo
A proposta desse debate é esclarecer, do ponto de vista conceitual, os principais termos relacionados à área de Realidade Virtual, como: - O que é e o que não é RV; - RV ou RA? - Tipos de sistemas de RV e de RA; - Jogo 3D é Realidade Virtual? - Vídeo 360 é Realidade Virtual? - Ferramentas para RV e para RA. A proposta é apresentar a área para os iniciantes e curiosos da tecnologia, e esclarecer dúvidas e desambiguizar termos referentes à Realidade Virtual e Aumentada.
os palestrantes
Vanessa Camargo Mestra em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia, área de Computação Gráfica. Bacharela em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Professora adjunta da Faculdade de Engenharia de Software da Universidade de Rio Verde - UniRV. Pesquisadora, desenvolvedora e entusiasta das áreas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Serious Games, Interação Natural (NUI), IHC e Educação. Amante da inovação e do Design Thinking.
Inovação
HIPER REAL
Bruno Macedo
Catarina Papa
Paulo Renan Lessa
os palestrantes
Bruno Macedo é pesquisador, game designer, empreendedor e futurista.

Catarina Papa é empreendedora no campo da tecnologia, comunicação e educação. Mentora de startups - Brasil e Israel (TIP - Hebrew University). Co-fundadora ONG educacional.

Paulo Renan Lessa é designer, diretor de arte, produtor multi-midia, empreendedor.
Empreendedorismo
Hot n' Cold: Gerenciando projetos e agregando valor com orçamento próximo de zero
Arthur Neves
Explorando o case do Nexa RS, o speech irá abordar a aplicação prática dos princípios da Lean Startup, obtendo resultados exponenciais em projetos com orçamento extremamente restrito.
os palestrantes
Arthur Neves está com 18 anos e cursando Engenharia de Software na PUCRS. Ele concilia suas atividades acadêmicas com a gestão geral do núcleo de jovens empreendedores da Junior Achievement RS (Nexa RS). Sua principal meta é, através do núcleo, conectar e capacitar jovens para empreender, transformando-os em replicadores da causa.
Inovação
Hub Pechakucha Night Porto Alegre
Helene Hoy G.
O Pechakucha Night é uma metodolgia de apresentações rápidas (palestras de 6 minutos e 40 segundos) e networking. Ocorre em mais de 900 cidades ao redor do mundo e mantém em sua plataforma diversas apresentações dos mais variados temas e idiomas. Realizado desde 2012 em Porto Alegre vamos falar da metodologia e das oportunidades de trazer eventos globais para a cidade.
os palestrantes
Helene Hoy G. Organizadora dos PechaKucha Nights em Porto Alegre e responsável pelo concept de projetos como Noite dos Museus e Mostra Interativa. Com 10 anos de experiência em marketing já tendo trabalhado com contas como Sonho de Valsa, Lacta e Net em agências digitais, hoje atua na área de arte e entretenimento como especialista em conteúdo na Opus. Entusiasta da empatia como chave para a transformação de uma sociedade que olhe mais para a abundância que para a escassez.
Empreendedorismo
Humanização de marcas, um novo olhar sobre o comportamento do consumidor
Francine Grando
Vivemos em uma sociedade de momentos e imediatista. A importância da entrega de conteúdo e a humanização da marca é fundamental para boas vendas. Como posso entender quem é o que o consumidor quer? Qual o momento certo? Vamos quebrar paradigmas e abrir os olhos para os novos comportamentos dos consumidores.
os palestrantes
Francine Grando é palestrante e consultora especializada em marketing de performance, marketing estratégico, humanização de marcas e estratégias virais. Bacharel em Filosofia, cursou especialização em Análise de Usuários e Pós Graduação em Marketing Digital. Além de ser Mestranda em Cultura Digital. Ganhou notoriedade internacional a partir do case de estudo em redes sociais chamado “O que queremos?”, mesma nomenclatura utilizada em sua página no Facebook que já foi visualizada e compartilhada por mais de 90 milhões de internautas. Considerado uns dos primeiros estudos sobre comportamento de usuários em redes sociais do Brasil.Entre seus trabalho de criação de identidade de comportamento de usuários de marcas estão: Ministério da Saúde, Canais Globo Sat, Nextel, Claro, Cia Zafarri, Red Bull, Uber Brasil, entre outras.
Tecnologia
Humano & Inteligência Artificial: adversários ou aliados?
José Alfredo Nahas
Conforme matéria “Triunfo e Riscos da Inteligência Artificial” (veiculada na Revista Veja em setembro/2017), as máquinas já começaram a pensar transformando em presente o que só se vislumbrava num futuro de ficção científica. É uma revolução que traz maravilhas – mas também desafios. Um dos grandes aspectos do Terceiro Setor é o fator humano. Voluntariado envolve pessoas se dedicando a outras pessoas. Concomitante, o mercado exige que os segmentos acompanhem uma perspectiva de crescimento exponencial. Como encontrar o meio termo para que o social siga esse desenvolvimento, mas não perca sua essência humana? Há três anos soubemos da existência do Watson, um supercomputador da IBM. No mesmo momento fizemos uma provação: queremos trazer o Watson para o social. Da mesma forma que está sendo utilizado na área da saúde, direito, alimentação, também queremos a sua Inteligência para nos auxiliar no desenvolvimento da Responsabilidade Social Individual (RSI).
os palestrantes
José Alfredo Nahas tem MBA em Gestão Empresarial (Universidade Federal de Mato Groso do Sul). Possui qualificação em Gerenciamento de Projetos (PMTECH), Gestão de Projetos Sociais (GIFE) e é especialista em Melhoria da Qualidade (Certified Quality Improvement Associate). José Alfredo construiu a sua carreira embasada em dois segmentos distintos: Segundo Setor, quando atuou por 8 anos como gerente geral na operação de distribuição e vendas da AMBEV; e Terceiro Setor, oportunidade em que atua desde 2004 junto à ONG Parceiros Voluntários. Iniciou como voluntário, posteriormente exerceu atividades nas áreas de gestão, planejamento e parcerias estratégicas e ministrou cursos para Lideranças Comunitárias. Atualmente exerce a função da Superintendente, sendo seu objetivo assegurar a obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais e administrativos em conformidade com a missão, propósito e valores da organização, dentro das diretrizes estratégicas e operacionais estabelecidas pelo Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva.
Empreendedorismo
ICOs: como tokens e blockchain irão mudar o capital de risco?
Bruno Peroni
Com o crescimento da tecnologia do blockchain e com a popularização das criptomoedas, está surgindo uma nova forma de financiar empresas e projetos: os ICOs (initial coin offerings). São captações de recursos públicos, que já somam US$1 bilhão captados globalmente de uma multidão anônima de investidores. Será o futuro do crowdfunding e do capital de risco? Venha participar da discussão!
os palestrantes
Bruno Peroni é o único brasileiro entre os Top Writers do Medium sobre Venture Capital, com sua publicação VC sem ego, onde escreve sobre novas formas de investimento em novos negócios e sobre a sua experiência como investidor. Passou o último ano como empreendedor residente na Universidade do Colorado em Boulder, um dos principais hubs emergentes de empreendedorismo dos EUA. É cofundador da Semente, que já apoiou mais de 3 mil empreendedores, e da WOW Aceleradora, que já investiu em mais de 40 startups.
Empreendedorismo
Impactos da Reforma Trabalhista: Uma oportunidade de negócios
Douglas Dalenogare
Um dos grandes desafios das empresas está em conciliar a gestão de pessoas, os processos inovadores e empreendedores e a legislação trabalhista. A proposta da apresentação, então, é demonstrar alternativas aos processos burocratizados e arcaicos de contratação de mão-de-obra, a partir dos novos conceitos trazidos pela reforma trabalhista, bem como a valorização orgânica dos colaboradores.
os palestrantes
Douglas Dalenogare é empreendedor e advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Membro da AGETRA - Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas. Conselheiro da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego - CTPE, pela Federação das Associações dos Jovens Empresários do Rio Grande do Sul – FAJERS – mandato 2016/2017 e integra o Conselho (formal ou informal) de diversas incubadoras de empresas do Estado do Rio Grande do Sul.
Empreendedorismo
Incumbentes & Insurgentes: o jogo mudou
Cristiano Kruel
O maior ecossistema de inovação que já se teve notícia está nos acelerando para uma nova economia. O que você ainda pode fazer por você, sua família, sua empresa e sua região para ter algum valor no futuro?
os palestrantes
Cristiano Kruel tem experiência na modelagem de startups de alto impacto e de programas e projetos de tecnologia e inovação para corporações. É formado em Informática (PUC/RS) e possui MBA (FGV), mas também especializações internacionais como Business Value Technology (MIT), Innovation Architecture (IESE), Market Validation (UTexas). Empreendedor, na última década vem trabalhando com scouting de startups para investidores e corporações, e como advisor e booster (executivo temporário) em algumas startups. Ano passado, resolveu passar uma temporada "sabático-empreendedora” com a família nos USA - em Austin, Texas - para vivenciar no dia-a-dia como é um acelerado ecossistema de startups, e assim, entender como as empresas terão que se reinventar para colaborar e competir nesta nova economia. Cristiano Kruel é Head of Innovation do StartSe (startse.com), uma organização que conecta e promove o ecossistema de inovação e empreendedorismo de startups no Brasil.
Empreendedorismo
Indie Games
Caco Idiart
O negócio e o mercado para o desenvolvimento independente de jogos digitais no RS/Brasil/Mundo
os palestrantes
Caco Idiart é empreendedor, designer premiado, design thinker, artista transmídia e pesquisador independente. Especialista em gamificação. Presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS. Gestor do primeiro APL de jogos Digitais do Brasil. Co-criador da Nano biz tools - Diretor na 3force, desenvolvedora de Serious Games, Edutainement e Jogos para entretenimento. Consultor em metodologias criativas inovação e imagem corporativa. Co-fundador do Coletivo Thinkers Poa. Mais de 10 anos de experiência na direção de criação e planejamento de campanhas publicitárias e estratégias digitais. Participou da co-criação de vários projetos baseados em redes de inovação abrangendo várias áreas do conhecimento no Brasil e exterior - Voluntário de várias causas e ativista dos direitos animais.
Tecnologia
Indústria 4.0: Posicionando o Brasil nessa Nova Era
Alexandre Baroni
Uma abordagem conceitual prática de como esta ocorrendo a esta nova revolução / evolução no mundo e como o Brasil pode se beneficiar deste momento.
os palestrantes
Alexandre Baroni Pós Doutor em Engenharia (UFSC). Doutor em Engenharia (UFRGS). Mestre em Engenharia. Engenheiro Mecânico. Diretor de Engenharia BRN Metal e Consultor Associado Produttare Coordenador Engenharia de Produção - URI Campus Erechim Aficionado tendências em Inovação Tecnológica Especialista em Gestão Modular e Pesquisador sobre Indústria 4.0 - Com 20 anos experiência na Execução, Implantação e Gestão de desenvolvimento de Produtos
Empreendedorismo
Infoprodutos - Como gerar receita através de cursos onlines
Roberto Santos
Orientação para criação de cursos onlines; Análise de público; Definição de posicionamento estratégico para autores; Desenvolvimento de estratégias de relacionamento; Criação de estratégias para vendas online; Definição de canais para entrega de cursos online.
os palestrantes
Roberto Santos É sócio e fundador da Mariachi Estratégias Digitais. Uma agência que começou com foco em plataformas digitais e que, gradativamente, passou a atuar em outras áreas do marketing até chegar no formato atual. Uma agência 360º Depois de vivenciar as áreas de atendimento, planejamento e criação, hoje dedica seu tempo a orientar e coordenar a criação e venda de cursos onlines - infoprodutos - de autores de diferentes áreas do país. Nos últimos anos tem participado de imersões com especialistas em tráfego, copywriting, validação de oferta e conversão, além de participar de lançamentos de autores nas áreas de vendas varejo, mercado imobiliário, educação sexual, entre outros.
Inovação
Inovação - Ep.3: HIPER-REAL
Bruno Macedo
Catarina Papa
Paulo Renan Lessa
Ep.3: HIPER-REAL
os palestrantes
Bruno Macedo Pesquisador, game designer, empreendedor e futurista.

Catarina Papa Empreendedora no campo da tecnologia, comunicação e educação. Mentora de startups - Brasil e Israel (TIP - Hebrew University). Co-fundadora ONG educacional.

Paulo Renan Lessa Designer, diretor de arte, produtor multi-midia, empreendedor.
Tecnologia
Inovação e Tecnologia no Varejo
Enio Garbin
Pretendo explorar nesta palestra como a tecnologia continua, e agora numa velocidade ímpar, alavancando a transformação e reinvenção da sociedade e dos negócios, em especial o varejo. Como o consumidor observa o mundo, os varejistas, as marcas e suas expectativas. O "Novo Normal" é móvel, é digital, é físico, é atendido, é auto-atendido, é social, é consciente ..... é onipresente ! E o varejo precisa estar preparado para isto com lojas conectadas (ou seja, integradas numa jornada completa do consumidor), revendo sua cadeia de suprimento para atender sua demanda alinhada com sua promessa de marca e estabelecer uma comunicação com seu mercado coerente e que entenda a jornada e os diversos meios de interação do consumidor (mobile, loja, web, social, ...).
os palestrantes
Enio Garbin Enio Garbin é atualmente o executivo líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Indústrias de Bens de Consumo da IBM Brasil, onde atua neste segmento na IBM há 10 anos. Construiu carreira de sucesso como executivo no desenvolvimento de negócios, integrando tecnologia, processos, conhecimento na gestão de resultados, sempre com senso de iniciativa, liderança e competência para gestão de pessoas em consultorias de referência em seus mercados como Gouvêa de Souza & MD e Laboris. Com foco estratégico e profundo conhecimento nos segmentos de Varejo, eCommerce e Indústria de Bens de Consumo, tanto no âmbito nacional como internacional, vem atuando nas empresas líderes destes segmentos, as ajudando no desenvolvimento e inovação dos seus negócios e na busca de melhores resultados.
Inovação
Inovação na relação entre o público e o privado. Como melhorar a saúde e a educação
Fernando Schuler
Marco Azevedo
Qual a diferença conceitual entre o “público" e o “privado". Podem organizações privadas servirem a finalidades públicas? Políticas públicas podem ser implementadas por organizações privadas? Neste debate, pretendemos examinar essas questões, buscando pensar que tipo de organização econômica e administrativa pode ter uma país como o nosso para que o interesse público possa ser alcançado de forma mais eficiente e justa.
os palestrantes
Fernando Schuler Doutor em Filosofia, Professor do Insper e Curador do Projeto Fronteiras do Pensamento

Marco Azevedo Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos. Médico, com atuação no Hospital de Pronto Socorro e na clínica privada. Autor de livros e artigos na área de ética, bioética e filosofia da medicina.
Inovação
Inovação Social usando Design Thinking
Edgard Charles Stuber
Patricia Focchi
Apresentar juntamente com o Edgard Stubert a aplicação do método centrado no ser humano durante cinco anos nos projetos sociais do Programa de Voluntariado .
os palestrantes
Edgard Charles Stuber Especialista e pesquisador de métodos de resolução de problemas complexos e de inovação. Desde 2010 presta mentoria e capacitação para organizações de diferentes setores. Anteriormente, ocupou cargos de administração ao longo de mais de 29 anos em sua carreira executiva nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, marketing, vendas, planejamento estratégico e inovação, em empresas globais do setor de autopeças e máquinas.

Patricia Focchi Gerente o Programa de Voluntariado Fundação Telefônica Vivo. Psicóloga com especialização clínica, pela Universidade Mackenzie. Formação em Responsabilidade Social e Terceiro Setor FIA - Especialista em Biografia Humana – Eleb Estudos Antroposóficos, Pós-Graduada Gerenciamento Estratégico em Recursos Humanos - FMU e MBA em Gestão Empresarial _ FGV. Coordenou programas Inclusão de Pessoas com Deficiência e Team Building Sociais em empresas de grande porte.
Inovação
Inovação Social usando Desing Thinking
Patricia Focchi
Apresentar juntamente com o Edgard Stubert a aplicação do método centrado no ser humano durante cinco anos nos projetos sociais do Programa de Voluntariado .
os palestrantes
Patricia Focchi Gerente o Programa de Voluntariado Fundação Telefônica Vivo. Psicóloga com especialização clínica, pela Universidade Mackenzie. Formação em Responsabilidade Social e Terceiro Setor FIA - Especialista em Biografia Humana – Eleb Estudos Antroposóficos, Pós-Graduada Gerenciamento Estratégico em Recursos Humanos - FMU e MBA em Gestão Empresarial _ FGV. Coordenou programas Inclusão de Pessoas com Deficiência e Team Building Sociais em empresas de grande porte.
Inovação
Inovação Sustentável - Case Startup Piipee
Ezequiel Vedana da Rosa
O Piipee é uma solução para economia de água em vasos sanitários e mictórios, eliminando 100% o uso da água ao urinar. Toda vez que o usuário for urinar, ao invés de acionar a descarga, aciona o Piipee. O Piipee libera 1ml do aditivo biodegradável, que é o suficiente para remover o odor da urina, alterar a coloração, higienizar o sanitário e odorizar. Proporciona também redução de custos.
os palestrantes
Ezequiel Vedana da Rosa é fundador e CEO da Piipee. Empreendedor desde os 16 anos. Graduado em Comércio Internacional pela UCS - Caxias do Sul, 2013. Com a Piipee já recebeu reconhecimento da ONU, UKTI, MDIC, foi finalista das maiores competições de Startups no Brasil, e também participou este ano da primeira temporada do SharkTank Brasil.
Inovação
Inovação sustentável na indústria da moda: como novos negócios estão reinventando o setor
Bruna Villa Todeschini
A indústria da moda vive um momento em que as grandes empresas de varejo começam a olhar com mais cuidado para a questão de sustentabilidade. Tendências apontam para uma economia mais sustentável, mas ainda há uma lacuna entre o que a teoria argumenta e o que se encontra na prática. Por isso, nesta palestra, vamos abordar desafios e oportunidades encontrados em uma pesquisa realizada em parceria com o Observatório de Startups de Moda de Milão sobre negócios sustentáveis na indústria da moda.
os palestrantes
Bruna Villa Todeschini é Engenheira de Produção pela UFRGS com intercâmbio no Politecnico di Torino (Itália).Tem experiência na área de gestão, tendo trabalhado no Grupo RBS e na startup Superplayer. Como mestranda, pesquisa inovação em modelos de negócios sustentáveis na indústria da moda, com publicação recente na revista Business Horizons.
Empreendedorismo
Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo: Para onde vamos?
Christian Tudesco
A palestra apresenta dados de um cenário mercadológico cada vez mais competitivo e os impactos na vida de gestores e colaboradores empresariais. Destaca a necessidade de um novo perfil de atuação profissional para o século XXI e da necessidade de preparar-se para lidar com as mudanças na busca de processos de comunicação e de gestão com abordagens mais criativas voltadas à construção de resultados corporativos de alta performance. Apresenta dados de como a inovação e tecnologia devem estar interligados para o desenvolvimento de negócios e carreiras sustentáveis. O novo consumidor da era da Informação - Tecnologia e inovação aplicados a negócios no séc. XXI - o mercado muda, as estratégias mudam, as organizações mudam! Acelerando o desempenho com atitude!
os palestrantes
Christian Tudesco é Mestre em Marketing, MBA em Negócios Internacionais e Administrador de empresas, com cursos de extensão na áreas de marketing e vendas internacionais no México e Estados Unidos. Head de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, sendo responsável pelos programas de Pós Graduação, Residência Médica, Eventos científicos e Pesquisa Médica. Atuou como Diretor de Negócios Internacionais da Ind. Tintas Corfix possuindo vivência e experiência na abertura, atendimento e desenvolvimento de clientes potenciais no Brasil, América Latina e Europa.Professor dos programas de MBA e In Company da ESPM.Atua como palestrante e consultor empresarial nas áreas de Vendas, Estratégia e Marketing.
Empreendedorismo
Inovando em Modelos de Negócios – Comece Certo!
Alexandre Zigunovas Jr.
A capacidade de inovação dos pequenos negócios é indiscutível. Porém, saber como começar pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Conheça como modelar negócios através do Business Model Canvas.
os palestrantes
Alexandre Zigunovas Jr. Alexandre Zigunovas Jr. é coordenador do Programa SEBRAEtec do SEBRAE/RS e atua desde 2007 no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica de micro e pequenos negócios. É graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos.
Inovação
Inside Story: como a Santa Casa está se transformando a partir do Design de Serviços
Mariana Gutheil
Falar de transformação é fácil, fazer já é outra história. Nesse bate-papo, vamos compartilhar um pouco de como está sendo, na prática o projeto Jeito Santa Casa de Ser: o processo do complexo Hospitalar Santa Casa, com mais de 7000 pessoas e 214 anos de história, de se transformar de dentro pra fora a partir do Design de Serviços e da inovação. Um projeto que reune equipes multidisciplinares e multi-hierárquicas desenvolvendo e implementando soluções para o gigante da área da saúde. História que aqui vamos contar para vocês sem reservas: o que está dando certo, o que não deu tão certo assim, e o passo a passo desse trabalho que vai preparar a nossa Santa Casa para o futuro.
os palestrantes
Mariana Gutheil é sócia-fundadora da NoOne, criadora do curso New Ways da Perestroika e dá palestras sobre inovação, transformação cultural e criatividade Brasil afora. Se especializou em Design Thinking pela D-School da Alemanha em 2011, e mergulhou em estudos sobre Biologia-Cultural na Escuela Matríztica de Santiago. Hoje traduz tudo isso para o seu trabalho na NoOne, onde atua no processo de transformação das organizações a partir do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios. Já criou projetos de inovação pra dentro e para fora de empresas como Natura, Coca-Cola, Gerdau, Sicredi, Lojas Renner, Nike, Globo, Prefeitura de Porto Alegre, entre outras tantas empresas legais que estão buscando um jeito de se manterem relevantes reiventando a forma como atuam.
Empreendedorismo
Inspirar para transformar
Guilherme Massena e Eduardo Hommerding
Empreender com propósito: como a Dobra nasceu e atua no dia-a-dia para tornar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem.
os palestrantes
Guilherme Massena e Eduardo Hommerding tem 23 anos, é graduado em gestão para inovação e liderança pela Unisinos (2015/1). Já estudou na Universidad Central de Chile, em Santiago e na HEC Montreal, em Montrea - CA. Nos últimos anos vem estudando futurismo e as revoluções pós-digitais. Eduardo Hommerding tem 26 anos, é apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Formado em administração de empresas, há 4 anos estuda as revoluções pós-digitais, futuro do trabalho e como as organizações podem fazer parte da transformação do futuro.
Tecnologia
Inteligência Artificial aplicada aos negócios!
Leoncio Barbosa
Revolucionando produtividade, inovando relações e empoderando pessoas com inteligência artificial aplicada aos negócios: conheça aplicações de IA em ambientes de marketing, finanças, operações, gestão de recursos humanos e precificação de derivativos para um mercado em constante transformação.
os palestrantes
Leoncio Barbosa Formado em Telecomunicações, com especializações em Engenharia de Software, Gestão de Pessoas, Processos e Projetos. Atualmente é head de negócios digitais e propriedade intelectual no Grupo Processor. Tem como drive a aplicação de inteligência artificial nos negócios.
Empreendedorismo
Inteligência Artificial na Bolsa de Valores
Alexandre Wolwacz "Stormer"
Investir no mercado de renda variável não é uma tarefa fácil e a grande maioria das pessoas perde dinheiro. Com a chegada da tecnologia, um dos principais fatores que levam os investidores a estas perdas é totalmente retirado da equação: a emoção. Estratégias automatizadas (robôs), baseadas em modelos estatísticos, são sem sobra de dúvida o grande diferencial para o futuro dos mercados de Bolsa de Valores.
os palestrantes
Alexandre Wolwacz "Stormer" é conhecido como "Stormer", fundou há mais de 15 anos a Leandro & Stormer, a maior comunidade de traders do Brasil. Hoje é sócio-diretor do Grupo L&S, composto por diversas empresas do mercado financeiro.
Inovação
Intenção, atenção, ação - uma tríade para a liderança transformadora.
Nely Silvestre
Será que liderar é para alguns escolhidos ou está em cada um de nós? De que tipo de liderança estamos falando: a dos grandes ou dos pequenos feitos? Que tipo de liderança nos levará ao mundo que queremos construir? Nesta palestra conversaremos sobre estas questões tentando colocar as respostas em perspectiva e trazendo para o dia a dia o que é liderar nos tempos incertos que estamos vivendo.
os palestrantes
Nely Silvestre é apaixonada pela vida, pelo poder das conversas e por processos de transformação humana. É co-fundadora e sócia da Building8, consultoria de desenvolvimento humano que atua no mercado desde 2012. Tem mais de 15 anos de experiência em vendas e facilitação de processos em grupo passando pelos segmentos de moda, comunicação, telemarketing e farmacêutico. Começou sua carreira como representante comercial e após dois anos de experiência, tornou-se gestora onde ficou por três anos. Apaixonou-se pelo desenvolvimento de pessoas e migrou sua carreira para a área de educação corporativa. Graduada em Marketing pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Estratégica de pessoas pela FGV. É coach com formação ontológica e pós graduada em coaching de grupos pelo Insituto Appana. Certificada em Ciências Holísticas e Economia para a transição pela Schumacher College e cursando Leadership for transition, na mesma instituição. É mãe da Sofia, da Clara e da Brisa.
Inovação
Intraempreendedorismo sustentável, o que a inovação pode trazer para a sua organização
Bárbara Mallmann
Busca mostrar os benefícios que o apoio ao desenvolvimento de projetos idealizados por colaboradores pode trazer em resultados para as organizações. Serão explorados conceitos e mostrados alguns cases a nível global e local.
os palestrantes
Bárbara Mallmann Formada em Engenharia Ambiental, com pós em Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança. Tem experiência em multinacionais, foi auditora líder em órgão certificador, e hoje atua como consultora nas áreas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Na Net Impact é líder do Projeto Impact at Work, que busca fomentar o intraempreendedorismo sustentável nas empresas de Porto Alegre e região metropolitana.
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: Um programa inovador no ambiente hospitalar
Denise Rahal Lobato
Edgard Charles Stuber
Será discutido um programa inédito de fomento ao empreendedorismo dos funcionários dentro do Hospital Albert Einstein envolvendo médicos, engenheiros, enfermeiros e administradores.
os palestrantes
Denise Rahal Lobato é Coordenadora do Centro de Inovação Tecnológica - CIT Formação e Experiência Profissional: MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação na Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). Agente de Propriedade Industrial (API 2289), graduada em Ciências Biológicas e Farmácia Bioquímica Industrial, com especialização em Microbiologia Clínica pela Santa Casa de São Paulo. Atuou em empresas como o Laboratório Fleury, no escritório Gusmão e Labrunie e na Indústria Farmacêutica EMS.

Edgard Charles Stuber Especialista e pesquisador de métodos de resolução de problemas complexos e de inovação. Desde 2010 presta mentoria e capacitação para organizações de diferentes setores. Anteriormente, ocupou cargos de administração ao longo de mais de 29 anos em sua carreira executiva nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, marketing, vendas, planejamento estratégico e inovação, em empresas globais do setor de autopeças e máquinas.
Inovação
IRREAL
Bruno Macedo
Catarina Papa
Paulo Renan Lessa
os palestrantes
Bruno Macedo é pesquisador, game designer, empreendedor e futurista.

Catarina Papa é empreendedora no campo da tecnologia, comunicação e educação. Mentora de startups - Brasil e Israel (TIP - Hebrew University). Co-fundadora ONG educacional.

Paulo Renan Lessa é designer, diretor de arte, produtor multi-midia, empreendedor.
Empreendedorismo
Jogo da Criatividade – criando soluções, envolvendo equipes
André Shaan Casagrande
Em formato de jogo, a oficina propõe um método para gerar soluções criativas para resolução de problemas. Tudo começa com a definição de um problema e o estabelecimento de objetivos e restrições, para em seguida iniciar as rodadas em um processo criativo que combina diferentes ferramentas e métodos de criação.
os palestrantes
André Shaan Casagrande tem graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRGS e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela UFRGS, lecionou no curso de Engenharia Mecânica da UFRGS e da UCS, coordenou projetos de desenvolvimento tecnológico também dentro da universidade e na sua empresa DUO Engenharia Criativa. Ao longo dos anos além de projetos e serviços de engenharia como laudos e perícias, cálculos estruturais e gerenciamento de projetos, veio se especializando em projetos de inovação, incluindo atividades desde a criação e identificação das ideias e problemas, captação de recursos, estruturação de projetos, execução e desenvolvimento de produtos e estruturação de negócios. Hoje também investe em stratups e possui spin off decorrente de projetos desenvolvidos.
Empreendedorismo
Jogo de Pitacos
Roberta Ribeiro Hentschke
É um jogo para potencializar ideias de negócio, por meio da contribuição coletiva. Serve para quem tem ideias na cabeça ou para quem já tem um projeto em andamento ou prestes a ser viabilizado.
os palestrantes
Roberta Ribeiro Hentschke é graduada em Design pela ESPM-RS, Mestre em Arquitetura pela UFMG, Pós Graduada em Biopsicologia no Instituto Visão Futuro, Facilitadora de Grupos através do Programa Germinar, fundadora da Bora Design de Negócios e da Desencubadora. Mistura metodologias, ferramentas e correntes de pensamento para desenvolver seus projetos, entre elas, design thinking, dragon dreaming, art of hosting, antroposofia. Há 8 anos auxilia profissionais e empresas a criarem e reposicionarem negócios, produtos e serviços.
Marketing
Let’s Grow! Começando com Growth Hacking de verdade.
Luan Licidonio Bez
Será realizada uma apresentação de aproximadamente 45 minutos com a seguinte temática: Growth Hacking. Serão abordados os seguintes tópicos: - O que é Growth Hacking? - Como funciona a metodologia. - Aplicando na empresa; - Perfil de um Growth Hacker; - Espaço de 5 a 10 minutos para perguntas.
os palestrantes
Luan Licidonio Bez é Coordenador de Marketing na empresa Brasil Paralelo. Responsável por criar e executar experimentos de marketing voltados para o crescimento previsível e escalável da empresa por meio de campanhas digitais para: Facebook, Instagram, Youtube e outros formatos. Trabalhou como Growth Hacker da empresa Knewin, desenvolvendo ações de inbound marketing e relacionamento com o público por meio do Blog do Assessor de Imprensa, Trabalhou durante 4 anos na Faculdade ESPM, sendo os dois últimos na área de relacionamento, administrando e planejando o marketing digital da Instituição.
Inovação
Liberdade exponencial
Ricardo Sondermann
O futuro não existe mais. Ele já chegou. Mais tempo livre, a vida mais barata, o fim dos empregos, a ampliação do trabalho, melhor saúde, mais colaboração e maior conexão entre as pessoas. O que vai acontecer com o ser humano? Como vamos viver? Em que pese a mídia destrutiva, a vida melhorou muito nos últimos 100 anos. Estamos nas portas de um futuro cada vez melhor, novas perspectivas se abrem todos os dias. Novas profissões e novos negócios surgem e ampliam o conhecimento humano e os negócios de forma exponencial. Essas são algumas perguntas que vamos encarar. Nem todas produzem respostas seguras, mas abrem uma nova consciência sobre nossas vidas.
os palestrantes
Ricardo Sondermann é administrador de empresas e pós graduado em Marketing pela UFGRS, mestre em comunicação pela PUCRS, é empresário do ramo de comunicação e professor da ESPM desde 2010. Foi executivo do varejo e atuou no ramo textil por mais de 15 anos e igual período no ramo da comunicação. Recentemente tem participado de eventos da Singularity University e outros no Vale do Silício.
Marketing
LUZ, CÂMERA, AÇÃO
Renato Martins
Palestra LUZ CÂMERA AÇÃO - conteúdo inspiracional, média de 60 minutos, com conteúdos ligados à gestão, liderança, comunicação e inovação. Ajuda a mobilizar, motivar, incentivar grupos a enfrentarem desafios. Tudo ilustrado com cenas de filmes, trabalhando com áudio e vídeo no PPT.
os palestrantes
Renato Martins é jornalista e digital influencer, trabalha há mais de 33 anos na área de comunicação. Atuou como repórter, apresentador, produtor, gestor de redações e consultor da área para empresas e instituições, no RS e SC. Técnico em Publicidade, graduado em Jornalismo (PUCRS) e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios (ESPM-Sul). Passou por empresas de comunicação como RBS, Rádio Gaúcha, Jornal do Comércio, Rádio Eldorado (SC), TVE e atuou por 16 anos na Band, onde foi Diretor de Jornalismo por dez anos. Atualmente é apresentador na Rádio FM Cultura e na TVE, em sua segunda passagem pela emissora.
Inovação
Making the future a reality! - Palestra em inglês
Pierre Herben
Innovation at Yara acts as driver of long term innovation and as competence hub to support our 15000 employees. An incubator for intrapreneurship, an investment fund are examples of tools deployed to foster innovation. Yara is committed to constantly provide better crop nutrition and environmental solutions whilst strategically working at greening our industry.
os palestrantes
Pierre Herben EVP, Corporate InnovationMr Herben has served as Executive Vice President Corporate Innovation since June 2016. He served as VP R&D and Innovation 2010-2016. Prior to joining Yara Mr Herben was Vice President R&D at LyondellBasell Industries 2007-2010. Before this he held a series of R&D, Business, innovation and leadership positions at Basell 2000- 2006, Montell 1995-2000, and Shell 1990-1995 - all of which eventually merged into LyondellBasell Industries in 2007. Mr Herben holds a Master’s degree in Bio-Engineering from the Catholic University of Louvain, Belgium.
Marketing
Marketing com ferramenta de recrutamento
Túlio Werneck
Marketing voltado para aquisição de talentos não é um modismo. É uma estratégia holística para atrair talentos antes que haja contatos entre ele e a empresa. É uma técnica moderna que ajuda aos departamentos de recursos humanos através de ferramentas e metodologias de marketing para encontrar, atrair, engajar e construir um processo de recrutamento usando CRM, redes sociais e reforço da marca.
os palestrantes
Túlio Werneck tem 23 anos de experiência em marketing de tecnologia em empresas como IBM, Dell, Nokia, Claro, Vicom/British Telecom. Graduação em engenharia de telecomunicações, MBA em marketing e Mestrado em engenharia de produção. Certificação Six Sigma Green Belt.
Inovação
Materializando Ideias Através da Impressão 3D
Bruno Schneider
Será demonstrado um case de transformação de um personagem de desenho animado (BMO - Hora da Aventura) em game físico, através da Impressão 3D. Um passo a passo rápido deste processo, o game final (gameboy feito em impressão 3D) e ideias de próximos projetos. Uma impressora 3D estará presente.
os palestrantes
Bruno Schneider é graduando em Engenharia Mecânica, trabalhou pela primeira vez com impressão 3D em empresa especializada na França . Voltou com desejo de transformar a indústria brasileira através desta tecnologia . Foi então que entrou na StartUp PrintUp3D, onde desenvolve e vende impressoras, além de dar cursos e prestar serviço de impressão para diversos setores .
Inovação
Medicina do Futuro ou de Precisão: a um passo da vida eterna?
Pedro Schestatsky
Serão abordadas de forma leve e divertida as principais tecnologias envolvidas em um verdadeira revolução médica, baseadas na experiência do palestrante de quatro visitas a diferentes a cidade da Califórnia no último ano, incluindo a Singularity University no Vale do Silício. Inteligência artificial, robótica, impressão 3D, análise do genoma, microbioma, metaboloma, proteoma e outras correntes com alto potencial disruptivo será abordados nessa palestra.
os palestrantes
Pedro Schestatsky é professor de Neurologia UFRGS. Doutorado em Barcelona
Marketing
Melissa - Manifesto, Propósito e "Essência de tutti-frutti": como empreender com CNPJ de terceiros e como isso muda a sua vida e a de outras pessoas
Paulo Pedó
Questões de empreendedorismo, liderança, Inovação em Processo e Gestão e estratégias de Branding exemplificadas pelo Case Melissa .
os palestrantes
Paulo Pedó é formado em Comunicação Social habilitação em publicidade e propaganda pela PUC-RS , com passagem pela Faculdade de Ciências econômicas da UFRGS , Pós graduação em Marketing na ESPM / RS e curso de extensão em Branding na Northwestern University ( Kellogg ) . Atuando na Grendene desde 1993 com passagem na gestão da marca Rider e demais marcas do segmento masculino da Grendene SA . Atuando na Melissa desde 1998 onde foi o responsável pela construção e implementação da estratégia de reposicionamento , estruturação da unidade de negócios Melissa , consolidação do conceito e Globalização da marca . Define-se como "um guardião do espírito e do método de fazer as coisas Melissa através e com as pessoas .
Tecnologia
Menos é Mais - Ciência de Dados aplicada às necessidades reais das pessoas
Marcelo Freitas Chamarelli
A palestra irá abordar sobre a aplicação da ciência de dados de uma forma muito mais simples, focada nas necessidades reais das pessoas. As aplicações simples, que as pessoas realmente usam, possuem mais valor do que soluções grandes e complexas que ninguém acaba usando. A simplicidade gera motivação para agir e a ação é tudo. Não adianta ter inteligência e não colocar ela em prática. Menos, neste contexto é mais.
os palestrantes
Marcelo Freitas Chamarelli é sócio-fundador da Bizubox, uma empresa de Big Data que está revolucionando o mercado do varejo com inteligência de dados. Já atua no mercado de Business Intelligence há mais de 10 anos e já desenvolveu projetos para bancos, seguradoras, montadoras de carro, construtoras, restaurantes e até salões de beleza. Acredita que a informação revoluciona a forma como as decisões são tomadas. É um futurista em formação contínua, estudioso sobre o futuro do trabalho e novas tecnologias.
Empreendedorismo
MESA REDONDA SOBRE INVESTIMENTOS EM STARTUPS
André Shaan Casagrande
A proposta é de fazermos uma mesa redonda com minha moderação e mais quatro profissionais de diferentes áreas já contatados por mim: Airton Favarim (assuntos jurídicos), Jorge Gitzler (assuntos contábeis), Eurico Jardim Antunes (assuntos tecnológicos) e Alex Krammerer (experiência de investimento). A ideia seria discutir em 3 ou 4 blocos de 50 min os temas a respeito de negociações de tecnologias, investimentos em startups, contratos, propriedades de tecnologias, como fazer negociações, etc. Essa discussão deverá ter as diferentes visões dos profissionais aportando as soluções e os problemas de cada caminho, para clarear para TODOS maneiras e formatos de evolução dos projetos e negócios, assuntos que a maioria acaba sofrendo na pele com negociações mal sucedidas ou mal negociadas, ou por vezes com perda de tempo de ambas as partes.
os palestrantes
André Shaan Casagrande tem graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRGS e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela UFRGS, lecionou no curso de Engenharia Mecânica da UFRGS e da UCS, coordenou projetos de desenvolvimento tecnológico também dentro da universidade e na sua empresa DUO Engenharia Criativa. Ao longo dos anos além de projetos e serviços de engenharia como laudos e perícias, cálculos estruturais e gerenciamento de projetos, veio se especializando em projetos de inovação, incluindo atividades desde a criação e identificação das ideias e problemas, captação de recursos, estruturação de projetos, execução e desenvolvimento de produtos e estruturação de negócios. Hoje também investe em stratups e possui spin off decorrente de projetos desenvolvidos.
Marketing
Mídia: o papel do profissional e da área em um cenário de fragmentação e complexidade
Simone Gasperin
Num momento de mudanças exponenciais em que tudo está conectado e tudo comunica, nunca foi tão complexo ser um profissional de mídia. Por outro lado, há uma oportunidade única para quem está participando ativamente dessa transformação. A palestra irá analisar o papel do profissional de mídia (e da área como um todo) no cenário atual, mostrando a essência da profissão, as possibilidades trazidas pela aplicação da tecnologia e as oportunidades fora do ambiente de agências de publicidade.
os palestrantes
Simone Gasperin É profissional de comunicação com mais de 12 anos de experiência na área de mídia e atuação Omni-Channel. Trabalhou em grandes agências do mercado como DCS, Paim, DM9 e Global e nos dois últimos anos foi a responsável pela área de Mídia e Business Intelligence da 3yz. Tem em seu currículo prêmios como Top de Mídia e Cannes Lions e já foi quatro vezes indicada a Profissional de Mídia do Ano pela ARP, tendo sido eleita na edição 2014. Atualmente é a General Manager da Aerolito, empresa do grupo Perestroika que atua na construção de futuros desejáveis através do ensino de futurismo e de tecnologias exponenciais.
Empreendedorismo
Minha história de vida Junto ao meu projeto
Rozeli da Silva
Nessa palestra irá contar um pouco de sua história de vida, junto com seu projeto: a ONG onde tem quase 400 crianças de vulnerabilidade social.
os palestrantes
Rozeli da Silva Tem 53 anos e trabalha na Prefeitura de Porto Alegre. Sua profissão é gari! Rozeli é uma pessoa muito comunicativa , pontual, responsável, dinâmica e sempre corre atrás dos seus sonhos! "Só descanso após vê-los realizados".
Tecnologia
Movimento Down: um benchmark para plataformas digitais de saúde
Gustavo Mini
Criar uma plataforma digital de informações para cuidadores de pessoas com deficiências ou doenças raras não é a mesma coisa que criar uma plataforma digital qualquer. Nessa palestra será apresentado um estudo de caso do Movimento Down, um website de informação sobre Síndrome de Down que tem uma série de características positivas que podem ser replicadas em outras plataformas de informação de saúde.
os palestrantes
Gustavo Mini Gustavo Mini é Head de Estratégia da agência digital DZ Estúdio onde atende os clientes Sicredi, Piccadilly, Abicalçados e FIERGS. Já foi Diretor de Inovação, Diretor de Planejamento e Redator nas agências Escala, Competence, Matriz e MPM Lintas, atendendo clientes como Grendene, Nutrella Pepsico, Lojas Colombo, Companhia Zaffari, Farmácias Panvel e Banrisul. Também foi colunista de cultura digital da rádio Oi FM e sócio do portal de blogs OEsquema.
Inovação
Movimento Maker e a Nova Revolução Industrial
Samuel Biron
Vai falar sobre o Movimento Maker e como ele impacta positivamente a sociedade. Como os Makers criam soluções inovadoras para tudo com 10 vezes menos recursos.
os palestrantes
Samuel Biron Arquiteto e Urbanista há 10 anos, Samuel Biron já fechou as portas de duas sociedades baseadas num modelo tradicional de escritório de arquitetura porque acreditava que a renda, o trabalho e a autoria dos projetos deveriam ser melhor distribuídas. Hoje vive em ambientes compartilhados e busca fazer com que o modelo de negócio horizontal e colaborativo se torne realidade, é sócio-gestor no Galpão Makers, que é um espaço de criação, prototipagem e produção compartilhado. Também é sócio-fundador da Hands On oficinas e da Machina Fabricação Digital, duas empresas voltadas para o universo do Movimento Maker.
Marketing
Muda ou Mata? O que o digital faz com a criação tradicional
Fernando Drudi
Porque tanto auê? É natural que modelos de negócio morram com o passar dos anos. É natural que o comportamento humano mude com o passar das gerações. Isso atrapalha tanto na hora de criar um bom conteúdo? Se você acha que sim, talvez seu conteúdo não seja tão bom quanto você imagina.
os palestrantes
Fernando Drudi Começou a carreira em casa aos 15 anos, fazendo programação de sites e animações. Entrou para o circuito das grandes agências na AgênciaClick, em 2003, onde ganhou seu primeiro Leão. Desde então já atendeu clientes como Samsung, Unilever, Fiat, Nokia, Natura, Diageo, Procter & Gamble,Land Rover, Mastercard, Brahma, Banco Bradesco e Vivo. Passou também pelo Grupo Pão de Açúcar, Wunderman, Cubo.cc, F.biz, Cheil e Africa. Hoje, é Diretor de Arte na Publicis Brasil, onde responde pela integração on/offline de campanhas para Bradesco e Heineken.
Tecnologia
Mudando a balança de poder: o papel dos Influenciadores Digitais na sociedade
Andressa Griffante
Jean Bros
Rodrigo Cosma
Rodrigo Giaffredo
os palestrantes
Andressa Griffante Jornalista, empreendedora digital na agência de comunicação e marketing de influência RSbloggers. Considerada pela YouPIX Builders 2016 uma das 30 profissionais mais influentes do digital. Co-fundadora do "Encontro de Influenciadores Digitais RS", palestrante, consultora e professora dos cursos "Profissão: Influencer" e "Intensivo Para Bloggers". É uma entusiasta das novas mídias e do marketing digital e de influência. Edita o portal de viagem e cultura Passageira (www.passageira.com.br), em que escreve dicas e notícias sobre o universo viajante e cultural. E é gestora de conteúdo e comercial do portal Acontece no Moinhos, que reúne as principais notícias do bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. Em sua carreira passou pelo setor de Comunicação da produtora Opus Promoções e foi sócia diretora da Agência Cigana Comunicação. Trabalhou para marcas como Sheraton POA, Fundação Iberê Camargo, Disney Live, Cirque du Soleil e outros.

Jean Bros Jean Bros é diretor e editor do Gambiacine. Formado em publicidade e propaganda, tem 10 anos de experiência na área da comunicação e já dirigiu para marcas como Sicredi, Grupo RBS, Benoit e Unimed. Hoje, além de produzir canais e vídeos, ajuda milhares de pessoas a produzirem vídeos melhores através do Gambiacine no YouTube, que foi finalista do prêmio Creators Pitch do YouPIX CON 2016, em São Paulo. Além disso, ministra palestras, cursos e bate-papos sobre produção em empresas, universidades e eventos.

Rodrigo Cosma é editor do blog do Pretinho e apresentador do Tá Vazando.

Rodrigo Giaffredo é expert em inteligência relacional, hardcore user de Design Thinking, Storytelling e Agile no time de CIO Services da IBM América Latina. Colunista no Innovation Insider. Professor do Hivelab e do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM. Adminstrador de empresas, pós-graduado em Finanças e Mercado Financeiro Brasileiro pela FGV-SP. Consultor Expert de Estratégia, especializado em moral contemporânea na Yale University. Estusiasta de Design Thinking e Storytelling desde 2006, acredita que empatia e experimentação são qualidades-chave de times ágeis. Pai e marido apaixonado, dono da Frida, um dachshund mandona que pensa que é a dona dele.
Inovação
Navegando no caos - um mindset para equipes da era digital
Cássio Lutz do Canto
Constantes mudanças, necessidade de adaptação ágil, forças externas incontroláveis e muitas vezes imprevisíveis influenciando o ambiente. Essa descrição de cenário se aplica tanto para uma empresa de qualquer indústria atualmente quanto para um barco navegando. Nessa palestra vamos explorar o mindset e modo de agir de tripulações bem sucedidas como inspiração e referência para lidar com ambientes complexos. Vamos traduzir esses conceitos para o mundo corporativo de forma prática e aplicável através de modelos e ferramentas da Hyper Island, escola sueca referência mundial em inovação.
os palestrantes
Cássio Lutz do Canto É velejador desde os 11 anos, atleta da seleção brasileira entre 2004 e 2006. Desde 2012, coordenador da equipe brasileira de vela juvenil. Membro do comitê técnico RIO2016. Formação em Administração UFRGS, Liderança da era digital na Hyper Island (Suécia) e Design de aprendizagem na Kaos Pilot (Dinamarca). Diretor do Ciclo Empreendedor, grupo de desenvolvimento de jovens empreendedores. Membro do Global Shapers Community - hub POA. Fundador e facilitador na PrimeSail, empresa com operação em POA, SP e RJ, desenvolvendo mais de 4.000 pessoas de empresas como Dell, SAP, Randon, Globo, entre outras.
Empreendedorismo
Negócios disfarçados
Eduardo Rorato
Rodrigo Rorato
Negócios Disfarçados: Como transformamos necessidades implícitas de nosso dia a dia em negócios rentáveis e que trazem benefícios e praticidade para a sociedade.
os palestrantes
Eduardo Rorato é estudante de Engenharia, tem 23 anos e é co-fundador da Plug Carregadores

Rodrigo Rorato é estudante de Engenharia de Produção,tem 23 anos e é co-fundador da Plug Carregadores.
Empreendedorismo
Negócios Vivem: novos paradigmas de sobrevivência no mercado
Aron Krause Litvin
É chegado o momento de reconfigurar. Novas atitudes estão sendo demandadas nos negócios: abertura, colaboração, confiança, interdependência, cocriação. A perspectiva de que os "negócios vivem" nos instiga para aprender a compartilhar propósitos e pensar no bem comum como principal efeito da atividade de uma empresa. Trabalhar a inovação enquanto processo e uma estratégia de negócio orientada pelo design se faz necessária. Como entender tudo isso e dar conta das complexidades que influenciam o mundo dos negócios?
os palestrantes
Aron Krause Litvin é administrador, Mestre em Design Estratégico (Unisinos) e Pós-Graduado em Ciências do Consumo (ESPM). Sócio-Diretor na Estúdio Nômade. Atua como professor das cadeiras de Empreendedorismo e Inovação e Cultura e Consumo no Pós-Graduação de Administração de Empresas e Gestão e Planejamento na Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Ritter dos Reis. É um dos coordenadores e idealizadores do primeiro laboratório cidadão de inovação social para a cidade de Porto Alegre (TransLab). Palestrante no TEDxPorto Alegre 2016 com o talk "O que a colaboração pode fazer por nós". Foi integrante convidado do grupo Global Shapers, vinculado ao Fórum Econômico Mundial, tendo representado o país no Vatican Meeting 2014. Ganhador do prêmio Funarte 2010 de Reflexão e Produção Crítica para Internet com o projeto Exorcismos Urbanos.
Empreendedorismo
Networking: uma releitura dos relacionamentos na era do compartilhamento
Miriã Antunes
Para que sua carreira ou negócio dê certo, você precisa saber exatamente onde você está e onde quer chegar. Construir relações exige coragem e confiança naquilo que estamos criando ou vendendo. E é necessário ter disposição para fazer networking, e assim construir uma rede de relacionamento cada vez mais consolidada, na era do compartilhamento que vivemos.
os palestrantes
Miriã Antunes tem 23 anos é graduanda em Relações Públicas na Uniritter, Assessora de Comunicação e Eventos na Sociedade Germânia, Empreendedora e Gerente de Relacionamentos no Fala Mais, RP, Voluntária do TEDx Unisinos e Palestrante.
Tecnologia
Neurociência do consumo: descubra o que está oculto
Agatha Lopes
Será uma apresentação sobre as soluções que a Nielsen Consumer Neuroscience possui e oferece para os seus clientes, mostrando exemplos de cases e contando um pouco mais sobre os conceitos da Neurociência na qual a empresa se fundamenta para trazer seus resultados.
os palestrantes
Agatha Lopes Possui graduação no Bacharelado em Neurociência (2017) e no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2016), ambos da Universidade Federal do ABC. Atualmente está desenvolvendo projetos de pesquisa que envolvam a área de Neurociência e Comunicações, em parceria com as instituições: ECA-USP e UFABC. Desde o início de 2016, atua na Nielsen Consumer Neuroscience como analista, aplicando conhecimentos e técnicas de Neurociência para avaliação e otimização de diversos tipos de materiais de comunicação
Tecnologia
Neurociência do consumo: descubra o que está oculto
Janaina Brizante
Será uma apresentação sobre as soluções que a Nielsen Consumer Neuroscience possui e oferece para os seus clientes, mostrando exemplos de cases e contando um pouco mais sobre os conceitos da Neurociência na qual a empresa se fundamenta para trazer seus resultados.
os palestrantes
Janaina Brizante Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo, é mestra em Psicologia Experimental na área de bases neurobiológicas do comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Center for Cognitive Neuroscience na Duke University, nos Estados Unidos, e fez doutorado em Fisiologia Humana no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, onde estudou tomada de decisão e aversão a risco em humanos. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e da Cognitive Neuroscience Society, é professora de neurociência do consumo na ECA-USP e de ciências do consumo na ESPM. Atualmente assume a diretoria de Neurociência da Nielsen Consumer Neuroscience para a América Latina.
Marketing
Neuromarketing aplicado à tomada de decisão de compra
Rubens Sant'anna
Serão abordados os mecanismos por trás das decisões de compra, trazendo as mais novas teorias de neurociência e psicologia comportamental para justificar.
os palestrantes
Rubens Sant'anna é especialista em Trade Marketing, com mais de 15 anos de atuação em variados segmentos de bens de consumo. É autor do livro Planejamento de Trade Marketing. Possui Pós-Graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva, ambos pela ESPM, e especialização em Gerenciamento por Categorias pela ECR Brasil. Professor titular da ESPM, Rubens Sant’Anna introduziu no RS, em 2007, o conceito de Trade Marketing, tendo desde então atuado para diversas empresas na implementação do setor e formado centenas de profissionais nos cursos que idealizou.
Empreendedorismo
Novas empresas para novos consumidores
Kaio Serrate
Um olhar sobre os impactos das revoluções pós-internet e como elas têm mudado o comportamento do consumidor e os modelos de negócios.
os palestrantes
Kaio Serrate é fundador do LabFazedores, empresa com foco em aprendizagem para empresas e líderes. Tem 10 anos de experiência no mercado financeiro, onde atuou nas áreas de estratégia, marketing e governança corporativa. Também é Professional & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e colunista do portal administradores.com.br. Produz conteúdo sobre gestão, culturas organizacionais, inovação e tendências no blog www.kaioserrate.com e no podcast LabFazedores. É graduado em Administração, com especializações em Marketing, Estratégia e Inovação. Atualmente, encara um Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação.
Tecnologia
Novas Soluções Digitais
João Henrique D'Elia
João Henrique D'Elia é responsável por novos negócios de varejo na Ipiranga, desenvolvendo modelos de negócio inovadores para a diversificação do portfólio da companhia.
os palestrantes
João Henrique D'Elia João Henrique D'Elia é responsável por novos negócios de varejo na Ipiranga, desenvolvendo modelos de negócio inovadores para a diversificação do portfólio da companhia
Marketing
Novas tecnologias e comportamento do consumidor: como ser assertivo no engajamento e no crescimento dos negócios?
Felipe Neto
Em meio a um cenário de inúmeras novas tecnologias e mudanças constantes de comportamento do consumidor, como ser assertivo na escolha dos caminhos para gerar um engajamento de cleintes e crescimentos dos negócios? Inteligencia estratégica, comunicação, marketing de relacionamento, vendas e tecnologias de vanguarda, unidos para viabilizar resultados.
os palestrantes
Felipe Neto Focado em Administração e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, possui experiência em Marketing Estratégico e Comercial com foco em Tecnologia da Informação. Faz parte da Processor há 5 anos tendo atuado como head de Inovação e P&D, e hoje atua como Consultor Digital Transformation.
Tecnologia
Novas tecnologias e gamificação para empresas
Marcos Bernardo Lamb
Rodrigo Valente
Thiago Muradas Bulhões
Com o objetivo de capacitar gestores de empresas em uma dinâmica que vai apresentar tecnologias e um canvas sobre gamificação para serem aplicados em treinamentos internos, esta dinâmica vai compartilhar conceitos sobre Economia de Atenção, Games, Gamificação e Teorias Cognitivas. Apresentação de um CANVAS exclusivo para a montagem de atividades gamificadas.
os palestrantes
Marcos Bernardo Lamb Arquiteto graduado pela UFRGS, com especialização em marketing pela Escola de Administração da UFRGS e doutorando em Design e Tecnologia pela mesma universidade. Desde 1997, atua no mercado gaúcho nas áreas de design e arquitetura no ponto de venda. Com passagens em empresas como Estúdio MDA, MA/FrankMayer (núcleos DCS e JWT), Sanremo e Azaléia e empresa própria. Foi responsável por projetos para empresas e marcas consagradas como Sanremo, Bettanin, Nestlé, Lux/Unilever, Azaléia, Dijean, Olympikus, Tramontina, Adams, Tintas Renner, Walk Run, Lojas Arno, Under Armor, Stihl, Springer Carrier, Imobiliárias Crédito Real e Ducati entre outras marcas. Atualmente atua como professor na ESPM Sul nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design Administração e é orientador da área digital da Co.De.

Rodrigo Valente é graduado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Gestão empresarial pela ESPM-Sul e mestre em comunicação social pela PUCRS. Tem larga experiência na área de criação e gestão, sendo sócio de agências de comunicação, tanto do Rio de Janeiro quanto do Rio Grande do Sul. Em mais de 20 anos de atuação, realizou projetos para White Martins, Michelin, Fiat Automóveis, Honda, Triunfo Concepa, John Deere, Simers, Lojas Lebes, entre muitas outros. Recentemente, criou a empresa de consultoria 818 para apoiar as organizações tanto na gestão de relacionamento com o mercado quanto na formação de lideranças, com treinamentos gamificados. Paralelamente, atua como professor na ESPM-Sul nos cursos de graduação e pós graduação e também é orientador da Co.De e da Incubadora de Negócios, ambas da mesma instituição.

Thiago Muradas Bulhões Arquiteto graduado e Mestre pela UFRGS, atualmente cursando pós graduação em "Teorias e práticas de ensino". É sócio da produtora Napalm Studio, onde desenvolve animações e jogos . Professor da ESPM desde 2004, onde leciona no curso de Graduação em Design, Publicidade e Administração. Atua também como orientador da Agência júnior Code Experimental da ESPM Porto Alegre.
Inovação
Novas terapias em Neurologia: tratando o corpo para melhorar o cérebro, estimulação elétrica, realidade virtual e outras coisas que hoje soam estranhas
Pedro Schestatsky
Serão abordadas novas formas de tratar pacientes neurológicos, não necessariamente com medicamentos específicos, mas considerando o cérebro como uma real extensão do corpo. A eletricidade e a realidade virtual têm se revelado outras duas grandes ferramentas em prol da nossa massa cinzenta, e poderão brevemente ser utilizadas de forma domiciliar com fins terapêuticos, especialmente naqueles portadores de depressão, derrame ou dor crônica, entre outras condições. Esta visão, aliada aos avanços tecnológicos diagnósticos e terapêuticos, moldará um novo tipo de paciente (proativo, dono de si) e médico (preventivo, preditivo, parceiro e personalizado) em um futuro muito próximo.
os palestrantes
Pedro Schestatsky é professor de Neurologia UFRGS. Doutorado em Barcelona
Empreendedorismo
O chute na bunda que te leva pra frente!
Priscila Tescaro
Os empreendedores tem 3 desafios: 1) Não sabem quais são os reais problemas que tem e que os impedem de chegar onde desejam; 2) o negócio não está alinhado com seus valores de vida e os torna escravo do seu negócio; 3) a maioria dos empreendedores trabalha sozinho e não tem com quem trocar experiências, perguntar por qual caminho seguir. O meu trabalho é atuar nessas 3 áreas para auxiliá-los no Diagnóstico, Planejamento e Mão na Massa.
os palestrantes
Priscila Tescaro é Consultora e Mentora de Negócios para Empreendedores há mais de 7 anos. É formada em Jornalismo, tem MBA em Marketing e Especialização em Comunicação Estratégica. É Terapeuta Reikiana nível 2, estudiosa do comportamento humano e Palestrante comportamental. Seu trabalho como Consultora e Mentora de Negócios está construído no tripé - Humanização, Vida Real e Mão na Massa e foi desenvolvido com base em uma metodologia própria focado em três etapas: Diagnóstico, Planejamento e Acompanhamento onde cada uma delas tem um olhar ampliado no problema real do empreendedor ou profissional liberal em busca de todas as possíveis soluções para alinhar as expectativas do negócio com as expectativas do empreendedor. "Meu trabalho não é salvar o mundo. É salvar meus clientes e seus negócios."
Empreendedorismo
O empreendedor na era digital
Felipe Neto
Como o Empreendedor (ou Intraempreendedor) pode aproveitar a transformação digital para buscar a exponencialidade de seus negócios? Que adaptações de mindset e atitudes ele precisa ter? Como as novas possibilidades tecnológicas podem alavancar as suas inciativas? Nessa palestra vamos discutir possibilidades e exemplos em um brainstorming!
os palestrantes
Felipe Neto Focado em Administração e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, possui experiência em Marketing Estratégico e Comercial com foco em Tecnologia da Informação. Faz parte da Processor há 5 anos tendo atuado como head de Inovação e P&D, e hoje atua como Consultor Digital Transformation.
Empreendedorismo
O Empreendedorismo no RS
Simara Maria de Souza Silveira Greco
Tito Gusmão
Tomaz Camargo Lopes Junior
A palestra apresentará, pela primeira vez, o panorama do empreendedorismo no Estado, apresentando as taxas de empreendedorismo; as motivações para empreender; o perfil dos empreendedores gaúchos, as atividades econômicas; a formalização e grau de inovação.
os palestrantes
Simara Maria de Souza Silveira Greco Gerente de Projetos de Pesquisa no Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade - IBQP desde 2000, tendo como responsabilidade a condução do projeto GEM no Brasil. Durante 10 anos coordenou as áreas de Planejamento Estratégico e Qualidade do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI- PR). Geriu ainda programas sociais e pesquisas voltadas para o setor produtivo. Compôs a diretoria do GERA - Global Entrepreneurship Research Association e atualmente representa o Brasil na Association of GEM National Teams (AGNT). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Católica do Paraná (PUC- PR), em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada em Gestão com ênfase em Engenharia Econômica pela FAE.

Tito Gusmão é empreendedor desde os 14 anos, quando vendia produtos eletrônicos de porta em porta. Apaixonado por empresas verdadeiras, tecnologia e música. Co-Fundador do Warren (www.oiwarren.com), uma plataforma de investimentos inteligente, simples e transparente.

Tomaz Camargo Lopes Junior Proprietário da Pizzaria Babbo Giovanni e da nova unidade do Le Grand Burger em Porto Alegre. Possui Pós-Graduação em Marketing pela FGV/POA e formação em Administração de Empresas pela PUC/RS. Já atuou como Gerente Regional de Vendas do Grupo RBS, Gerente Empresarial da CLARO e Gerente de Vendas e Marketing da AMBEV.
Inovação
O futuro da Comunicação
Alexandre Skowronsky
Zeca Honorato
Painel sobre o futuro da Comunicação.
os palestrantes
Alexandre Skowronsky VP ABAP/RS

Zeca Honorato ARP - Associação Riograndense de Propaganda
Marketing
O futuro das marcas.doc
Mariana Verçoza
Renata Guerra
O futuro das marcas.doc é um raio-x do mercado que mapeia novos formatos e modelos de gestão de marca, bem como ferramentas, desafios e visão de futuro dos principais gestores do país. Marcas entrevistadas: Melissa, Grendene, Ambev, Nike, Hering, Facebook, Vice, Itaú, entre outras.
os palestrantes
Mariana Verçoza é formada em PP e pós-graduada em marketing pela FGV. Logo cedo se apaixonou por planejamento e criou um jeito próprio de atuar: somando pessoas e estimulando a co-criação. Nos últimos 13 anos planejou para Brastemp, Sadia, Lojas Renner, Philco, Paquetá, Panvel e Multiplan. Ministra aulas ha 9 anos e é coordenadora do Strategy Academy, formação de planejadores da ESPM. Foi uma das fundadoras do Grupo de Planejamento do RS. Foi ganhadora do prêmio de Profissional de Planejamento do Ano em duas ocasiões.

Renata Guerra é formada em Publicidade pela PUCRS, com MBA em Marketing pela FGV, possui mais de 11 anos de experiência em marketing e comunicação, nos últimos foi responsável pelo marketing da Ipanema/Grendene coordenando projetos como o reposicionamento da marca e a abertura da primeira flagship, no Rio de Janeiro. Trabalhou em parceria com as principais agências de publicidade do país como África e WMcCann. Foi eleita em 2014 uma das 50 melhores profissionais de marketing do Brasil, segundo o The Internationalists.
Inovação
O futuro do trabalho acontece agora e é incrível.
João Pedro Fagundes
Uma conversa sobre o futuro do trabalho e sobre como construir hoje um futuro que faça mais sentido para a pessoa mais importante da sua vida.
os palestrantes
João Pedro Fagundes é formado em design de produto pela UFRGS, trabalhou com desenvolvimento de produto, estratégias de comunicação e desenvolvimento de modelos de negócio. Em 2013, influenciado pelas mudanças que observava dentro da indústria, foi estudar futurismo, buscando entender o fenômeno da disrupção de modelos de negócio e como preparar a indústria para o futuro. Ao final de 2015 optou pelo desenvolvimento de uma organização distribuída e autônoma chamada Dharma, tendo como objetivo servir de infra-estrutura para uma nova conjuntura de mundo, aonde a busca é por criar o contexto para que o protagonismo, atividades com significado e abundância de fato aconteçam.
Empreendedorismo
O impacto da transformação digital na localização de empresas
Arthur Dias Duarte
Francisco Maraschim Zancan
O padrão de consumo das pessoas mudou. Atualmente, em países como China, 30% de todo o consumo é feito pelo e-commerce. Isso acaba afetando diretamente a localização de lojas. Marcas estão investindo em lojas conceito para vender a experiência da marca, e não mais produtos. Mas, justamente pela mudança de paradigmas no padrão de consumo, a localização das lojas deve ser cada vez mais assertivo, uma vez que o consumidor está cada vez buscando mais praticidade. Por isso, o CEO e o Diretor de Marketing da Space Hunters, empresa empresa com experiência em localização de empreendimentos em dezenas de cidades de países como Brasil, México e Estados Unidos, irão comentar como é possível usar tecnologias avançadas para calcular os padrões de circulações de pessoas nas cidades. Será mostrado como urbanismo e marketing tem resolvido este problema de localização na era digital, através de cases e exemplos ao redor do mundo.
os palestrantes
Arthur Dias Duarte é graduado em Administração com Ênfase em Marketing pela ESPM-Sul. É Diretor de Marketing e Vendas na Space Hunters, empresa de assessoria e consultoria em análise espacial e geomarketing, com atuação remota, tendo auxiliado mais de 50 empresas a localizarem seus empreendimentos com segurança e rentabilidade, em mais de 60 cidades espalhadas por países como Brasil, México e Estados Unidos. Ainda durante a graduação, Arthur fundou uma inovadora startup de aplicativos e plataformas digitais para área de entretenimento, gastronomia e esportes. Além do cargo na Space Hunters, é o CEO da Beerama, empresa especializada na criação de máquinas que servem bebidas de forma automática, focando na autonomia de clientes de grandes eventos aliada à demanda por serviços mais rápidos. Arthur também presta consultoria para jovens empreendedores e empresas do ramo de tecnologia, programação e entretenimento, utilizando sua experiência em marketing, consultoria e planejamento, vendas, gestão de pessoas, negócios digitais e ecossistemas de inovação.

Francisco Maraschim Zancan "Graduação: Arquitetura e Urbanismo - UFRGS - 2012 Pós Graduação: MBA Comunicação e Marketing - ESPM - 2014 Sócio diretor Space Hunters - início 2015 - Empresa especializada em localização de lojas e empresas. Já auxiliou mais de 50 clientes a localizarem suas operações em mais de 60 cidades em países como Brasil México e Estados Unidos. Dentro do portifólio, há redes de farmácias, supermercados, shopping centers, franquias de hamburguerias, lojas de vestuário e bares. Sócio fundados Beerama - início 2015 - Empresa de desenvolvimento de equipamentos automatizads para bebidas fracionadas em bares e eventos. Sócio fundados Empreendedorismo para Arquitetos - início 2016 - Iniciativa que já impactou mais de 600 arquitetos e estudantes de arquitetura em 10 estados do Brasil, fomentando a mentalidade empreendedora neste meio, ajudando também na consultoria e mentoria de novos negócios entre os arquitetos. Professor de Visual Merchandising na 4ED - início 2016 - Professor nos cursos de visual merchandising e vitrinismo, tendo as cadeiras focadas em comprtamento de consumo e marketing.
Inovação
O lado humano da inovação
Karla Liboreiro
A oficina tem como objetivo proporcionar o contato humano e a reflexão do impacto humano no processo de inovação. Serão apresentados temas como confiança, empatia, relações humanas, conflitos e escuta ativa. Os participantes serão convidados a entregar aos colegas sua visão humana da inovação. O sigilo dos conteúdos particulares tratados na oficina é fundamental para gerar a relação de confiança. Os grupos serão convidados a solucionar um problema de um participante voluntário (que contará seu problema real). Os integrantes vão usar de ideias criativas para desenvolver uma solução que gere valor ao usuário.
os palestrantes
Karla Liboreiro é psicológa e comunicadora natural. Ama conectar pessoas. Trabalhou na área de gestão de pessoas por anos e virou mesa em 2014 entrando para o meio acadêmico e inovador. Idealizadora do Projeto Orientação Profissional – POP, que leva ao aluno de escola pública uma visão atual de mercado e profissões do futuro. Mestre em administração e doutoranda em inovação tecnológica UFMG. Passou 3 meses na UC Berkeley e no Vale do Silício. Tem uma consultoria, a Transforma-ação e quer mudar os ambientes de inovação das universidades e escolas. Idealizou a startup SCOLHA um app que transforma a experiência da escolha profissional em algo lúdico e interativo.
Marketing
O menu degustaçao como ferramenta de marketing
Belén Ruiz Montava
Palestra sobre a evolução dos restaurantes e cardápios desde a primeira restauração na França, o nascimento dos cardapios e a evolução dos cozinheros como gastroempresários até o menu degustaçao como ferramenta de marketing direto.
os palestrantes
Belén Ruiz Montava é multitarefa: especializada em gastronomia espanhola e internacional, está sempre em busca de aproximar o turismo, as artes e a história de seus cardápios e cursos. Herdou da bisavó a paixão pela gastronomia, que a levou a trabalhar com turismo gastronômico durante 21 anos na Europa, além de passar por diversas cozinhas internacionais, como Enopata em Valencia (vinhos e gastronomia), The Crown em Londres (restobar), The Boulevard em São Francisco (novelle cuisine), Alambique Madrid (escola cozinhas do mundo), La Seu Xerea Anglo-birmana (restaurante), Rathaus Wiesbaden (cozinha tradicional alemã), Tapeame Madrid (Tapas e iguarias), Restaurante Itinerante Palácio Democracia Berlim. Desde 2013 vive em Porto Alegre, onde desenvolve projetos de turismo e gastronomia, como palestras, aulas de gastronomia e gastronomia cultural, cooking shows, aulas particulares, além de assinar cardápios para eventos de diversos tamanhos e roteiros de turismo gastronômico. na cidade de Porto alegre
Inovação
O Mindset da Inovação - acompanhando que há de novo no conteúdo social
Karol Andrêis
Nos últimos 8 anos tenho acompanhando a inovação dentro da área de conteúdo social. Do seeding no Orkut, passando pelo Twitter até chegarmos no formato atual em que temos o Stories como grande transformador da linguagem digital. Vamos explorar essa história encontrando os pontos de controle em um mundo em transformação, o mindset que nos faz acompanhar as novidades sem ficarmos para trás.
os palestrantes
Karol Andrêis é Sócia-fundadora da Babushka Digital, é formada em comunicação pela UFRGS, com pós em produção executiva de audiovisual pela EICTV (Cuba), é professora de Planejamento em Redes Sociais na FGV e SAC 2.0 e Gestão de Crise na ESPM. Fundou a Babushka em 2009 e iniciou seu trabalho no Rio Grande do Sul, onde ganhou prêmios Top of Mídia e Wave Festival. Em 2012 iniciou o trabalho em SP atendendo agências e hoje atende diretamente marcas como Nubank, Uber, Levi’s, Meliá Hotels & Resorts e GloboNews.
Inovação
O Mindset da Inovação - acompanhando que há de novo no conteúdo social
Karol Andrêis
Nos últimos 8 anos tenho acompanhando a inovação dentro da área de conteúdo social. Do seeding no Orkut, passando pelo Twitter até chegarmos no formato atual em que temos o Stories como grande transformador da linguagem digital. Vamos explorar essa história encontrando os pontos de controle em um mundo em transformação, o mindset que nos faz acompanhar as novidades sem ficarmos para trás.
os palestrantes
Karol Andrêis é Sócia-fundadora da Babushka Digital, é formada em comunicação pela UFRGS, com pós em produção executiva de audiovisual pela EICTV (Cuba), é professora de Planejamento em Redes Sociais na FGV e SAC 2.0 e Gestão de Crise na ESPM. Fundou a Babushka em 2009 e iniciou seu trabalho no Rio Grande do Sul, onde ganhou prêmios Top of Mídia e Wave Festival. Em 2012 iniciou o trabalho em SP atendendo agências e hoje atende diretamente marcas como Nubank, Uber, Levi’s, Meliá Hotels & Resorts e GloboNews.
Empreendedorismo
O mundo das Fintechs
Marcelo Maisonnave de Oliveira
Palestra sobre tudo que gira o mundo das fintechs: história, cases, futuro.
os palestrantes
Marcelo Maisonnave de Oliveira é formado pela Singularity University da Califórnia e um empreendedor aficionado em fintech. Divide seu tempo entre as startups que criou nos setores de investimentos, crédito, pagamentos, câmbio e seguros. É sócio da Warren, BeeTech, Monkey Exchange, StartSe e FitBank.
Tecnologia
O mundo em mudança e você vai ficar aí parado? Como tecnologia, inovação e observação podem mudar a sua vida.
Potter
os palestrantes
Potter
Empreendedorismo
O mundo precisa de líderes, não cópias
Pedro Superti
O mundo está enfrentando uma crise de cópias. Nunca no planeta tivemos tanta abundância criativa, mas ao mesmo tempo tantas imitações: ideias, campanhas, produtos ou serviços. Nesta apresentação, Pedro Superti mostra como ser único, original e inspirador em um cenário onde todos são genéricos. Aprenda a ser um líder de verdade em seu mercado, se diferenciando e tornando sua concorrência irrelevante.
os palestrantes
Pedro Superti é a maior autoridade do Brasil em diferenciação. Com 16 anos de mercado, já ajudou mais de 400 marcas a venderem R$300 milhões em acréscimo de faturamento usando técnicas de diferenciação e posicionamento de marcas. Criador do método Fator X, ajuda empresas de países a se diferenciarem e tornarem seus concorrentes irrelevantes, com mais de 8.000 empresários já treinados.
Inovação
O processo de geração de ideias nas organizações
Evelin Bicca
O processo de geração de ideias nas organizações.
os palestrantes
Evelin Bicca é administradora com ênfase em gestão para inovação e liderança e especialista em design estratégico. Atua há mais de 6 anos no mercado de gestão da inovação, tendo experiência com universidades, projetos de fomento, parques tecnológicos e empresas de diferentes portes. Acredita que inovação é mais o que uma temática, é um estilo de vida.
Inovação
O século da experiência
Cristiano Clezar Ribeiro
Em um século cheio de soluções tecnológicas, o ser humano precisa se reinventar. E uma das formas mais incríveis de fazer isto está em olhar para a nossa própria natureza. Para o mundo de experiências em que podemos mergulhar. Pensar experiências é pensar na linguagem deste século.
os palestrantes
Cristiano Clezar Ribeiro Ao criar o espaço/escola Universo Expandido, a ideia era transformar o mundo por meio da educação. Uma tarefa louca e difícil. Mas empolgante e desafiadora.
Marketing
O vídeo é a nova voz
Maria Eduarda Fortuna
Yasmine Santos
Um bate-papo sobre o poder do vídeo na internet e como as pequenas em dias empresas estão utilizando essa ferramenta para se comuniar com o seu públio
os palestrantes
Maria Eduarda Fortuna Maria Eduarda Fortuna é jornalista formada pela PUC/RS e com MBA em Novas Mídias pela ESPM/Sul. Com experiência em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, Maria Eduarda trabalhou como repórter da Rádio Guaíba. Já na Rádio Gaúcha, além da reportagem, também exerceu as funções de editora, produtora e apresentadora. Como repórter da emissora, ganhou o prêmio Ari de Jornalismo e o Prêmio do Ministério Público, em 2015, com as matérias “A longa espera por um Lar” e “A fraude do Minha Casa Minha Vida na Restinga”. Desde 2016, se tornou sócia-diretora da Enquadra.

Yasmine Santos Yasmine é jornalista, especializada em Jornalismo Digital pela PUCRS. CEO da Enquadra Digital Movies. Possui experiência em veículos de comunicação na área de telejornalismo como repórter, editora e apresentadora. Com passagens pela RBSTV no interior e Record TV RS.
Inovação
Olhar diferente, o caminho para chegar em um novo lugar. Case Globo
Carlos Alberto Ferreira
Todos os dias a equipe de Mídias Sociais da Globo precisa se reinventar para divulgar os produtos da grade de programação e do Globo Play. Precisamos inovar sempre e buscar novos olhares e abordagens sobre nossos conteúdos para fazer diferente e entregar novidades constantemente.
os palestrantes
Carlos Alberto Ferreira Carlos Alberto Ferreira Júnior, 38 anos é Jornalista, Pós Graduado em Marketing Digital, Palestrante e Supervisor Executivo de Mídias Sociais na Rede Globo.Trabalha há 17 anos na empresa, onde passou pela Assessoria de Imprensa, Fotografia, Central de Atendimento ao Telespectador, site da Globo e, desde 2009 atua na área de Mídias Sociais, como responsável pela gestão de conteúdo e relacionamento nos perfis oficiais da Rede Globo nas redes sociais. Também é responsabilidade de sua área o relacionamento com telespectadores, blogueiros, influenciadores digitais e donos de comunidades. Participa ativamente liderando o lançamentos de programas, novelas e ações institucionais no ambiente digital, com foco no relacionamento.
Marketing
Omnichannel, a experiência do consumidor!
Aline Autran de Morais
Palestra sobre o perfil do novo consumidor, do mercado digital e da experiência omnichannel. Apresentação dos conceitos e exposição de casos de varejistas que já estão focados no mundo digital e na era omnichannel, tanto no Brasil como no mundo, mostrando também os desafios desta inovação e as perspectivas para o futuro. Será feito através de slides e vídeos sobre o tema. Duração aproximada: 1 h.
os palestrantes
Aline Autran de Morais é mestre em Administração pela Unisul com linha de pesquisa em Marketing do Varejo Multicanal (2017), MBA em Gestão Empresarial (Major) e Marketing de Serviços (Minor) pela ESPM (2008), MBA em Gestão do Varejo pela FGV (2003), especialista em Marketing pela FGV (1999), graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS (1994). Realiza pesquisas nas áreas de Marketing de Varejo, Marketing Digital, Marketing Multicanal. Mais de 20 anos de experiência como executiva do varejo (Lojas Renner, Uatt?). Sócia-proprietária da Ideiamais, empresa de consultoria em varejo e sistemas de e-commerce. Apresentou 3 artigos científicos sobre omnichannel em congressos/eventos (EnANPAD, CLAV-FGV, EBMKT-ESPM) e publicou o artigo “Novas Tendências do Consumidor e a Tecnologia” na revista E-commerce Brasil.
Marketing
One Tag to Rule Them all: O Google Tag Manager como você nunca viu
Filipe Machado
Apresentar conceitos e técnicas para a mensuração de dados dentro dos websites, destacando os principais desafios e curiosidades sobre o Google Tag Manager.
os palestrantes
Filipe Machado é especialista em Google Tag Manager e Google Analytics, atua na área de Business Intelligence há 5 anos liderando o núcleo técnico de BI na Agência Cadastra e sendo um dos principais responsáveis pela mensuração de dados de empresas como: Vivo, Samsung, Smiles, Grupo Soma, Insper, Lojas Renner, entre outras. É também Graduando no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninter.
Tecnologia
Operação Serenata de Amor - Inteligência artificial para controle de gastos dos Deputados Federais.
Leandro Devegilli
Como o uso de tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial mudaram os hábitos de Deputados Federais no uso de verbas públicas e abriram um novo caminho no controle por parte da população. A Operação Serenata de Amor usa a tecnologia para que todos tenham a possibilidade de controlar e cobrar os governantes com base na lei.
os palestrantes
Leandro Devegilli É empresário, publicitário, empreendedor e caçador de problemas. Adora um novo desafio e é inquieto por natureza. Em São Paulo foi sócio de agências de evento, empresa de tecnologia, bares, restaurantes e até de centro esportivo. Hoje co-fundador da Data Science Brigade, empresa especializada em análise de dados, inteligência artificial e big data e também responsável pelo projeto “Operação Serenata de Amor” que usa tecnologia para fiscalizar gastos públicos de deputados. Tem trabalhos na área da saúde e da educação e é um apaixonado pela gastronomia. Em Porto Alegre fundou o Beta Food inteligência Gastronômica e mais recentemente o Beta Café. Entusiasta e otimista, Leandro sonha grande porque dá o mesmo trabalho de sonhar pequeno e segue acreditando em um mundo melhor.
Inovação
Os Novos Humanos
Andréia Marin Martins
Um rápido caminho no tempo desde o inicio da civilização humana até a 4ª Revolução Industrial da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, passando pela Sustentabilidade e a Economia Circular do Século 21. Como os humanos vão triunfar com os novos desafios baseados nos aprendizados que alcançaram? Comportamento e tendências de um novo mundo que estamos desenhando agora.
os palestrantes
Andréia Marin Martins Co-Founder da Usphera – Startup de Realidade Virtual e Aumentada. CEO da empresa Esfera Sustentável e autora do Blog Esfera Sustentável. Graduada em Publicidade pela PUCRS. Especialista em Gestão do Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Formação de Pessoal do Sistema das Nações Unidas - ILO/UNSSC. Fez o curso The Age of Sustainable Development, com o Prof. Jeffrey Sachs da Columbia University e Planetary Boundaries com o Prof. Johan Rockström do Stockholm Resilient Centre Formada em Disaster Risk Management pelo e-Institute do Banco Mundial e em Climate Change and Negotiation pelo Sustainable Development Solution Network - SDSN. Recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre e de Embaixadora do Milênio Candle Campaign do Paquistão. É jurada na categoria de Práticas Eco-Sustentáveis dos Prêmios SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil do RS) e SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares do RS).
Tecnologia
Painéis Solares Orgânicos, a próxima geração da energia solar made in Brazil: o caso SUNEW
Filipe Ivo
A SUNEW revoluciona a forma como geramos e consumimos energia. Os painéis solares orgânicos (OPV) são a peça que faltava para consolidar a transição energética que deve e precisa ser realizada. O OPV é leve, transparente, flexível e possui a menor pegada de carbono dentre todas as alternativas. A visão de futuro é a integração da geração de energia limpa em todos os lugares: energy everywhere.
os palestrantes
Filipe Ivo é atualmente o Gerente Geral de Novos Negócios da SUNEW e Desenvolvedor de Negócios de uma startup de biotecnologia chamada Nanomark, além de ser professor no curso de MBA da PUC-MG. Filipe é formado em Administração pela UFMG e Université de Liège (Bélgica), MBA pela Fundação Dom Cabral. É empreendedor, professor, palestrante e apaixonado por inovação, tecnologia, empreendedorismo e startups.
Tecnologia
Palestra Rabugenta: tudo o que é too much, é too much
Dado Schneider
Nesta palestra vamos falar sobre paradigmas da comunicação moderna e a plateia poderá opinar e se manifestar jogando tomates. Este é objetivo da " Palestra Rabugenta".
os palestrantes
Dado Schneider é Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Foi professor durante 30 anos. Hoje, é pesquisador e palestra no Brasil todo sobre o que vê no mercado.
Empreendedorismo
Papo de Grana: suas finanças descomplicadas
Tito Gusmão
Um workshop descontraído para tratar de temas que envolvem finanças pessoais e investimentos. Onde poupar, estratégias, onde investir, como investir.
os palestrantes
Tito Gusmão é empreendedor desde os 14 anos, quando vendia produtos eletrônicos de porta em porta. Apaixonado por empresas verdadeiras, tecnologia e música. Co-Fundador do Warren (www.oiwarren.com), uma plataforma de investimentos inteligente, simples e transparente.
Marketing
Pensamento Visual: aprendendo o básico na prática
Simone L Sperhacke
"Quem, porque, onde e como usar o pensamento visual? O pensamento visual é uma forma de organizar ideias e melhorar a capacidade de comunicação. É uma excelente ferramenta para transmitir informações complexas ou potencialmente confusas. Trata também do uso de objetos - como papel, caneta, cartões de índice e ferramentas de softwares - a fim de trazer para o mundo concreto processos de pensamento subjetivos, tornando-os mais claros, explícitos e factíveis."
os palestrantes
Simone L Sperhacke Pesquisadora da UFRGS desde 2009, possui mestrado em design e atualmente está concluindo tese de doutorado em design na mesma instituição. Especializada em jogos, brinquedos e pensamento visual seus interesses incluem métodos de design. É CEO de empresa de jogos e brinquedos SisperDesign.com.
Marketing
Personagem Dinotchê, o Defensor do Meio Ambiente: Combinação do Marketing Lateral com o Turismo Paleontológico.
Abdon Barretto Filho
A palestra abordará sobre o conceito de Marketing Lateral e a combinação com Turismo Paleontológico.
os palestrantes
Abdon Barretto Filho Economista, Mestre em Comunicação Social, Professor Universitário, Consultor Empresarial. Autor de livros e colaborador de jornais e revistas. Diretor de Entidades e Empresas. Tem recebido reconhecimentos públicos pelos trabalhos realizados nos segmentos do Turismo, Hotelaria e Marketing, principalmente no Rio Grande do Sul e na Bahia.
Marketing
Poker 818: um treinamento exponencial para as empresas
Ricardo Sondermann
Rodrigo Valente
Com o objetivo de apresentar o game Poker 818, exclusivo para celulares e tablets, será mostrado de forma prática como a exponencialidade pode ser utilizada para treinar milhares pessoas simultaneamente em qualquer lugar do mundo. Serão abordados temas como Liderança, Exponencialidade, Economia de Atenção e Gamificação em uma dinâmica lúdica e prática que mostrará uma solução completa em treinamento a partir dos games.
os palestrantes
Ricardo Sondermann é administrador de empresas e pós graduado em Marketing pela UFRGS, mestre em comunicação pela PUCRS, é empresário do ramo de comunicação e professor da ESPM desde 2010. Foi executivo do varejo e atuou no ramo têxtil por mais de 15 anos e igual período no ramo da comunicação. Recentemente tem participado de eventos da Singularity University e outros no Vale do Silício.

Rodrigo Valente é graduado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Gestão empresarial pela ESPM-Sul e mestre em comunicação social pela PUCRS. Tem larga experiência na área de criação e gestão, sendo sócio de agências de comunicação, tanto do Rio de Janeiro quanto do Rio Grande do Sul. Em mais de 20 anos de atuação, realizou projetos para White Martins, Michelin, Fiat Automóveis, Honda, Triunfo Concepa, John Deere, Simers, Lojas Lebes, entre muitas outros. Recentemente, criou a empresa de consultoria 818 para apoiar as organizações tanto na gestão de relacionamento com o mercado quanto na formação de lideranças, com treinamentos gamificados. Paralelamente, atua como professor na ESPM-Sul nos cursos de graduação e pós graduação e também é orientador da Co.De e da Incubadora de Negócios, ambas da mesma instituição.
Marketing
Por que cada vez mais as grandes empresas preferem os micro-influenciadores digitais?
Rodrigo Giaffredo
Quem comunica melhor o propósito das empresas: um influenciador que alcança milhões de pessoas nos canais digitais, sem no entanto demonstrar uma conexão orgânica com a marca, ou milhares de micro-influenciadores apaixonados pelo que vivem diariamente no ambiente profissional que as organizações lhes proporcionam?
os palestrantes
Rodrigo Giaffredo é expert em inteligência relacional, hardcore user de Design Thinking, Storytelling e Agile no time de CIO Services da IBM América Latina. Colunista no Innovation Insider. Professor do Hivelab e do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM. Adminstrador de empresas, pós-graduado em Finanças e Mercado Financeiro Brasileiro pela FGV-SP. Consultor Expert de Estratégia, especializado em moral contemporânea na Yale University. Estusiasta de Design Thinking e Storytelling desde 2006, acredita que empatia e experimentação são qualidades-chave de times ágeis. Pai e marido apaixonado, dono da Frida, um dachshund mandona que pensa que é a dona dele.
Empreendedorismo
Por que se adaptar quando você nasceu para se destacar?
Luli Potrich
Através do case, Luisa Potrich & The Beauty 247, a palestrante busca incentivar as pessoas a tirarem suas ideias do papel e fazerem acontecer. Inovar pode parecer uma tarefa difícil nos dias de hoje com tanta tecnologia, mas a verdade é que as oportunidades estão offline e depois disso são trabalhadas online. Atualmente existem + de 700 milhões de contas no Instagram, 8 milhões são contas business, bilhões de informações e novidades todos os dias, mas o que é realmente relevante para o empreendedor?
os palestrantes
Luli Potrich é relações públicas por formação, empreendedora por opção. De comunicadora a Sócia Diretora da Startup de beleza The Beauty 247. Teve seu business insight após trabalhar dois anos na Walt Disney World Company trabalhando diretamente com diferentes culturas, processos, projetos e pessoas.
Inovação
Porque developers também são UX designers
Fábio Nuno
E o papo é sobre o assunto bola da vez, a User Experience, mas sob um ponto de vista que nem sempre é chamado pra discussão: o do developer. Cada decisão durante o desenvolvimento de um sistema pode impactar a experiência do usuário como um todo. Além disso, como criadores de bibliotecas e APIs que serão utlizadas por outros desenvolvedores, uma experiência pra eles também está sempre sendo criada e essa colaboração também faz diferença lá na ponta.
os palestrantes
Fábio Nuno Imerso na tecnologia e programação desde os 10 anos de idade, o Nuno trabalhou na AG2 durante 9 anos, boa parte deles como Gerente de Sistemas, desenvolvendo projetos para o Grupo Martins, Embraer, Motorola, Bradesco e GM. Depois disso fundou a empresa de tecnologia Ring, focada em desenvolvimento mobile, e hoje integra o time da NoOne.
Empreendedorismo
Pós-liderança
Kaio Serrate
Do carisma à horizontalidade: como a evolução dos mercados transformou o comportamento do líder.
os palestrantes
Kaio Serrate é fundador do LabFazedores, empresa com foco em aprendizagem para empresas e líderes. Tem 10 anos de experiência no mercado financeiro, onde atuou nas áreas de estratégia, marketing e governança corporativa. Também é Professional & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e colunista do portal administradores.com.br. Produz conteúdo sobre gestão, culturas organizacionais, inovação e tendências no blog www.kaioserrate.com e no podcast LabFazedores. É graduado em Administração, com especializações em Marketing, Estratégia e Inovação. Atualmente, encara um Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação.
Empreendedorismo
Precisamos voltar a cozinhar
Paulo Renato Ardenghi Rizzardi
Reinventar o futuro do mercado da alimentação. Acredito que isso passa pelo resgate do hábito de cozinhar. Por isso fundei junto com dois sócios a STARTUP COZINHE.ME e é sobre isso que vou falar.Acreditamos que a culinária é uma ferramenta indispensável e que saber cozinhar é uma competência necessária para nossa sobrevivência. Queremos que as crianças saibam que o ovo vem da galinha e que o suco não vem da caixinha. Propomos um olhar criativo para desmitificar o ato de cozinhar. Utilizamos inovação para elaboração de novos produtos e para conectar todo ecossistema responsável pela alimentação. Desde o produtor local, até o consumidor final, buscamos aproximar agentes para promover experiências de cozinha simples.
os palestrantes
Paulo Renato Ardenghi Rizzardi é intra-empreendedor, advogado, antropólogo, apaixonado por gastronomia e educação. Formou-se em Direito, mas sentiu falta das pessoas, especializou-se em Sociologia e decidiu observar melhor o ser humano, tornou-se mestre em Ciências Sociais e entrou com os dois pés na Antropologia. Decidiu então utilizar suas competência para gerar impacto positivo e transformação. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e no desenvolvimento da Startup Cozinhe.me
Marketing
Presença online: como as redes sociais podem ajudar a sua marca?
Fahen Carvalho
O que você entende por presença online? Algumas marcas são consagradas pelo sucesso nas redes sociais, mas você sabe o que elas fazem para conseguir esses resultados? Chegou a hora de entender, desde a criação do planejamento à publicação do conteúdo, quais fatores podem transformar a experiência de uma empresa nas redes sociais e, consequentemente, conquistar o público.
os palestrantes
Fahen Carvalho é jornalista, trabalha há 3 anos com produção de conteúdo e redes sociais. Já passou por mais de 30 clientes de diversos segmentos de atuação. Hoje é Community Manager da Global e também da Flua. Além de produzir conteúdo para os clientes, publica conteúdo próprio com os artigos semanais no LinkedIn.
Inovação
Problemas complexos, ciência e o desafio da inovação nas empresas
Adriano Naves de Brito
Edgard Charles Stuber
Será debatido o contexto da descoberta das práticas científicas na resolução de problemas complexos e como isso pode ser utilizado pelas empresas.
os palestrantes
Adriano Naves de Brito Professor titular na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, instituição na qual foi o Decano da Escola de Humanidades. Doutorou-se em Filosofia pela UFRGS, com estudos pós-doutorais em Bielefeld e Tübingen, na Alemanha. Foi professor visitante na Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres. Bolsista do CNPq, tem publicações nas áreas da história da filosofia, da filosofia da linguagem e da ética. Em sua pesquisa atual, investiga o valor, a normatividade e a liberdade, numa perspectiva imanente, naturalizada e evolucionista. Desde o início deste ano, é o secretário de Educação de Porto Alegre.

Edgard Charles Stuber Especialista e pesquisador de métodos de resolução de problemas complexos e de inovação. Desde 2010 presta mentoria e capacitação para organizações de diferentes setores. Anteriormente, ocupou cargos de administração ao longo de mais de 29 anos em sua carreira executiva nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, marketing, vendas, planejamento estratégico e inovação, em empresas globais do setor de autopeças e máquinas.
Empreendedorismo
Processo organizacional e a inovação: uma visão pratica para novos empreendedores
Walter Rauen
Muitos negócios se iniciam baseados em uma ideia muito inovadora, com grande perspectiva de êxito, mas acabam não atingindo o resultado desejado. O objetivo desta palestra é conscientizar os novos empreendedores quanto a importância de olhar para a organização e para a governança desde o início da startup, maximizando assim as chances de sucesso.
os palestrantes
Walter Rauen Experiência de mais de 30 anos na presidência de empresas Nacionais e Multinacionais e na gestão das áreas de P&D, Vendas e Manufatura. Sólida experiência na implementação de mudanças estratégicas em organizações, tendo liderado a reestruturação de empresas nacionais adquiridas por grupos multinacionais. Doutor pela Technische Universität Braunschweig, Alemanha com especialização em Governança Corporativa com certificação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Empreendedorismo
Produção de Festivais Proprietários
Rodrigo Machado
Diretor de Produção técnica, Pré-Produção e execução de toda a parte técnica dos eventos da produtora, inclui nisto a montagem de todas as estruturas de palco, som, luz, energia.
os palestrantes
Rodrigo Machado é Produtor técnico na Opinião Produtora há 25 anos. Capacidade de gerenciar e conectar com equilíbrio vários fornecedores em um mesmo evento. Líder pró ativo.
Inovação
Projeto Venus - Além da Política, Pobreza e Guerra
Débora Souza
Guilherme Viotti
Exibição rotativa de diferentes vídeos (em uma única tela) e de imagens ilustrativas (15 imagens tamanho A4). Após algumas horas (a ser determinado pela organização do evento), os pontos de contato do Projeto Venus (Debora Souza e Guilherme Viotti) encerrarão a exibição respondendo às perguntas do público por 1 hora.
os palestrantes
Débora Souza é formada em Comunicação Social RTV (UNESP) e pós-graduada em Política e Relações Internacionais (FESPSP). Atualmente é administradora de empresa, administradora global do ativismo do Projeto Venus (TVPS) e ponto de contato do grupo no Brasil.

Guilherme Viotti é administrador, músico e gerente de projetos. A frente de um projeto de sustentabilidade voltado para automação é um dos pontos de contato oficiais do Projeto Venus (TVPS) no Brasil.
Inovação
Projeto Venus e Economia Baseada em Recursos
Débora Souza
Guilherme Viotti
Exibição rotativa de diferentes vídeos (em uma única tela) e de imagens ilustrativas (15 imagens tamanho A4). Após algumas horas (a ser determinado pela organização do evento), os pontos de contato do Projeto Venus (Debora Souza e Guilherme Viotti) encerrarão a exibição respondendo às perguntas do público por 1 hora.
os palestrantes
Débora Souza é formada em Comunicação Social RTV (UNESP) e pós-graduada em Política e Relações Internacionais (FESPSP). Atualmente é administradora de empresa, administradora global do ativismo do Projeto Venus (TVPS) e ponto de contato do grupo no Brasil.

Guilherme Viotti é administrador, músico e gerente de projetos. A frente de um projeto de sustentabilidade voltado para automação é um dos pontos de contato oficiais do Projeto Venus (TVPS) no Brasil.
Inovação
Projeto Venus e Economia Baseada em Recursos
Débora Souza
Guilherme Viotti
Palestra introdutória sobre o que é o Projeto Venus e a Economia Baseada em Recursos As soluções que esse novo sistema oferece para os problemas enfrentados historicamente e que perduram até os dias de hoje e, como esse modelo social e econômico pode revolucionar a história da humanidade.
os palestrantes
Débora Souza é formada em Comunicação Social RTV (UNESP) e pós-graduada em Política e Relações Internacionais (FESPSP). Atualmente é administradora de empresa, administradora global do ativismo do Projeto Venus (TVPS) e ponto de contato do grupo no Brasil.

Guilherme Viotti é administrador, músico e gerente de projetos. A frente de um projeto de sustentabilidade voltado para automação é um dos pontos de contato oficiais do Projeto Venus (TVPS) no Brasil.
Tecnologia
Projetos Artificialmente burros: quando a Inteligência Artificial não salva seu projeto
Pedro Rocha
Cada vez mais presente em nossas vidas e projetos, Inteligência Artificial ainda é um tema que gera muitas dúvidas sobre quando e como utilizar. Faremos uma breve introdução ao que de fato é IA, veremos cases de sucesso, assim como abordaremos as dúvidas e erros mais comuns de quem começa a pensar em usar IA em seus projetos.
os palestrantes
Pedro Rocha vem da área de tecnologia e produtos digitais, surtou ao se aprofundar sobre Economia Colaborativa, Futurismo, entre tantas mudanças de paradigma acontecendo, tendo estudado no brasileiro Friends of Tomorrow e no Transdisciplinary Innovation Program, em Israel. Adora encontrar os "poréns" nos discursos sobre tecnologia, para trabalharmos e de fato atingirmos esses futuros desejáveis.
Inovação
Protagonismo e Transformações Sociais
Roberto Pascoal
Um propósito genuíno em sinergia com um espírito protagonista é capaz de exercer um poder de engajamento que ultrapassa fronteiras, aproveita diferenças culturais e supera dificuldades econômicas. Isto, somado a um modelo de negócio que utiliza mecanismos de mercado para promover verdadeiras e sólidas transformações sociais. Por esse motivo, o setor de empreendedorismo social é uma alternativa que une valores e virtudes pessoais com competências profissionais, criando novas oportunidades para a vida de milhões de pessoas na base da pirâmide no mundo.
os palestrantes
Roberto Pascoal é um Empreendedor Social Brasileiro, encontrou um novo sentido para a sua vida, potencializando um futuro com liberdade e autonomia para milhares de crianças, por meio da formação de professores e construção de bibliotecas em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. Roberto Pascoal possui 37 anos com formação em comunicação social, após atuar durante mais de 10 anos na área de gestão comercial de rádios em Santa Catarina (2009), decidiu viver em regiões carentes da África como Angola e Moçambique, além de conhecer regiões sertão brasileiro.
Empreendedorismo
Psicologia on-line: estratégias de promoção de saúde a distância
Alex Tavares
A palestra abordará estratégias psicológicas que estão sendo utilizadas para gerar saúde através dos meios tecnológicos de comunicação a distância, apresentando táticas para o empreendedor digital usar na sua vida cotidiana para se sentir melhor.
os palestrantes
Alex Tavares é psicólogo, psicoterapeuta, mestre em Psicologia (UFRGS), 1º psicólogo do sul do Brasil a ter autorização do Conselho Federal de Psicologia para atender via internet, menção honrosa pelo Conselho de Psicologia, autor do 1º livro de Psicologia On-line do Brasil e 1º livro do planeta de atendimento via internet com área de membros 24h on-line. Foi locutor, produtor e programador da Rádio Ipanema FM, Rádio da UFRGS, participou da Rádio Band FM, da TV Bandeirantes, da Rádio da UNISINOS e tem Canal no YouTube: http://youtube.com/alextavares
Inovação
Qual é o teu presente?
Daniel Wildt
Muito falamos sobre o nosso futuro e nossa capacidade de evoluir e aprender. Na prática, o quanto estamos vivendo no aqui e agora? Qual é o teu presente é uma reflexão sobre o que podemos fazer nesta semana, amanhã, para poder entender e promover nossas melhores habilidades. E depois? Construir com propósito o nosso futuro. Quem sabe um dia não é suficiente. Vamos agora? Qual é o teu presente?
os palestrantes
Daniel Wildt é um profissional com mais de 20 anos de experiência. Um pioneiro em Metodologias Ágies, atuando com o assunto desde 2003. Compartilha conhecimento no youtube.com/danielwildt. Atua como CTO na Zenvia, conselheiro na uMov.me e Professor no UniRitter. Desde 2011, mentor/facilitador na Wildtech, apoiando pessoas na sua busca por excelência.
Empreendedorismo
Quem sou eu? - Seja você mesmo, faça a sua parte, que no fim tudo dá certo
Tiago Chilanti
Será apresentado o método PRH (Personalidade e Relações Humanas), que é uma psicopedagogia que te ajuda a te conhecer melhor, entender como você funciona, pra chegar a ser cada vez mais você mesmo e fazer a sua parte no mundo.
os palestrantes
Tiago Chilanti tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software. Trabalhou em grandes empresas como HP e Dell antes de empreender primeiro criando uma célula de desenvolvimento de software da empresa alemã Mecom no Brasil, depois criando a startup Quero Frete que já passou de 120 mil downloads na Play Store. Atua hoje como consultor em desenvolvimento de produtos em empresas dos Estados Unidos através do Toptal.
Empreendedorismo
Quer enriquecer? Perca tudo
Marcus Rossi
Errar é a forma mais palpável de aprender e continuar arriscando é a única maneira de atingir o sucesso absoluto. Não devemos aceitar que exista uma receita para chegarmos ao topo. Há algo que distancia o fracasso do sucesso: o quanto consegue suportar os erros, levantar e seguir em frente tentando atingir seus objetivos.
os palestrantes
Marcus Rossi Diretor na empresa Rossi & Zorzanello e sócio fundador da empresa Marcus Rossi & Eduardo Zorzanello Projetos Especiais, Marcus é também CEO & Co-Fundador da Gramado Summit, evento focado no empreendedorismo digital. Em 2015, recebeu o reconhecimento como um dos 25 Inovadores & Empreendedores do ano, em apontamento da Panrotas, empresa paulista líder na produção de informações para o profissional de turismo.
Empreendedorismo
Quero ser empreendedor, e agora?
Ivan Martins
Palestra abordando pontos importantes para quem quer começar a empreendedor, tais como: desenvolvimento pessoal, técnicas de persuasão, como validar uma ideia, cuidados ao ter sócios, como conseguir investimento, etc.
os palestrantes
Ivan Martins é empreendedor há 17 anos. Fundador e CEO da Rapidoc, inovação no mercado da saúde, que visa conectar profissionais de saúde a pacientes, permitindo-os receber atendimento domiciliar. Fundador da Colet Sistemas, empresa de tecnologia presente no Brasil e no exterior. Mentor de startups (InovAtiva). Palestrante há 13 anos de temas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal (Gnosis). Autor do Livro "Quero ser empreendedor, e agora?
Inovação
REAL
Bruno Macedo
Catarina Papa
Paulo Renan Lessa
os palestrantes
Bruno Macedo é pesquisador, game designer, empreendedor e futurista.

Catarina Papa é empreendedora no campo da tecnologia, comunicação e educação. Mentora de startups - Brasil e Israel (TIP - Hebrew University). Co-fundadora ONG educacional.

Paulo Renan Lessa é designer, diretor de arte, produtor multi-midia, empreendedor.
Tecnologia
Realidade aumentada na prática: casos e aplicações na indústria criativa
Alexandre Akira
Carlo Gigel
Eduardo Zilles Borba
Discutir e expor casos práticos da aplicação da realidade aumentada no setor da indústria criativa (hologramas, projeções, novos layers urbanos, etc.). Como a publicidade, os jogos eletrônicos, a moda ou o cinema podem otimizar seus processos comunicacionais através desta tecnologia inovadora.
os palestrantes
Alexandre Akira é formado em Administração de Empresas em 2001, atuou em grandes multinacionais nas áreas financeira, comercial, Supply Chain além de vivência internacional. Amante de tecnologia e inovação, participou das edições de 2016 e 2017 do festival SXSW em busca de novas tendências digitais e responsável pelo desenvolvimento de vários projetos usando realidade virtual, realidade aumentada, fotos e vídeos 360º, Internet das coisas (IoT), desenvolvimento de sistemas, apps e foi gerente de negócios da start-up gaúcha 4all, a primeira plataforma all-in-one do Brasil. Atualmente é o Head of Business Development da Superplayer, uma start-up de streaming de música.

Carlo Gigel É um empreendedor nato, com formação em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing e Vendas e há 15 anos é Diretor Executivo e Fundador do Grupo Plan Marketing, atendendo e planejando grandes projetos para clientes como a Samsung, Renault, Ipiranga AM/PM, Microsoft, Braskem, InBetta, entre outros. Possui mais de duas décadas de experiência com marketing digital, várias certificações e especializações em softwares gráficos, 3D e vídeo, instrutor e professor em universidades. Há 4 anos criou a Plan XP, empresa focada em experiências interativas trabalhando com Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Motion Capture, além da produção de conteúdo e plataformas de treinamento VR. Há 2 anos é co-fundador da startup XepaWeb, um balcão digital de oportunidades para produtos próximos ao vencimento B2B / B2C.

Eduardo Zilles Borba é professor assistente, pesquisador e pós doutorando no Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Junto ao Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) conduz pesquisas sobre realidade virtual e aumentada, mídias digitais, psicologia da comunicação, comportamento e interação humano-máquina com apoio do CNPq, FAPESP e parceiros empresariais (Boeing, Fiat, Petrobrás, etc.). Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Também é professor convidado no Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale, no MBA Design de Serviços e Inovação da UniLasalle e das graduações de Publicidade, RP e Pedagogia da Faccat. Em 2014, sua pesquisa sobre realidade virtual, percepção e cognição foi selecionada pelo Programa Atração de Jovens Talentos do CNPq, uma iniciativa que visa repatriar cérebros brasileiros que estavam desenvolvendo pesquisa de excelência no exterior.
Tecnologia
Realidade Virtual e Aumentada Hoje
Messias de Paula Pereira
Como esta o desenvolvimento das duas tecnologias altamente cobiçadas por grandes players como Google, Facebook, Microsoft, etc..e porque esse é o momento para usa-las de fato?
os palestrantes
Messias de Paula Pereira Analítico. Lógico. Linear. Conciso. Violinista e idealizador da Mespper. Sempre conectado com o que está acontecendo com a tecnologia Virtual Reality no mundo. Com diversas certificações de tecnologia entre elas: Android OS, Object-Oriented Programming, HTML, Javascript, PHP, Webmaster. Cursou Matemática e possui especialização em Ciência da Computação pelo Harvard Edx.
Inovação
Realidade Virtual, Hoje e Amanhã
Maurício Neves dos Santos
Estamos entrando em uma era sem precedentes na história da humanidade. Com impactos que podem ser significativos em psicologia, relacionamento social, transporte, e controle a Realidade Virtual apresenta-se como sistema visual rico, multisensorial que digitalmente simula ambientes alternativos, que nos permite imerção e interatividade. Com experiências desse tipo estamos alcançando validações importantes sobre o limite dos nossos sentidos, e na forma como nosso cérebro "vê" o mundo.
os palestrantes
Maurício Neves dos Santos COO e CoFounder da Mespper, Startup de Realidade Virtual e Aumentada. Mauricio é artista plástico com especialização em artes gráficas, foi empreendedor da Animake, produtora especializada em computação gráfica e animação para publicidade e industria, com alguns prêmios na área.
Inovação
Remote Works: Como criar uma empresa que funciona de qualquer lugar
Victoria Haidamus
Como criar uma empresa que não depende de um escritório para funcionar? Nessa palestra você vai perceber que trabalho remoto é muito mais do que trabalhar de casa. É uma mudança de mindset. É acreditar em relações de trabalho mais flexíveis, baseadas em autonomia e confiança. Seja Officeless e crie equipes com pessoas mais realizadas e conectadas.
os palestrantes
Victoria Haidamus é Product Designer no Startaê, um estúdio de Design para Startups que conta com um time e clientes distribuídos pelo mundo. Hoje, ela está a frente do Officeless, um produto do Startaê que tem como objetivo ajudar líderes a implementarem o Trabalho Remoto em suas empresas.
Tecnologia
Revolução Digital e a Comunicação
Tiago Gavassi
Uma visão de como a era da informação vem afetando a indústria da comunicação e entretenimento. E como a Bluezup, startup de economia compartilhada e brand experience, faz parte de uma nova estratégia de aquisição de novos usuários das grandes empresas de tecnologia.
os palestrantes
Tiago Gavassi 11 Anos de experiência em Gestão da Tecnologia e computação gráfica. Formado em sistemas de telecomunicações com especialização desenvolvimento de aplicativos mobile pela UTFPR. Sócio e CTO da Asteroide, empresa vencedora de 18 leões em Cannes. E da Bluezup, startup acelerada no Vale do Silício e lançada recentemente no Brasil, que traz um novo conceito de consumo de eletrônicos e experiência do usuário.
Inovação
Revoluções Pós-plataforma: Blockchain e o Futuro das Organizações
Fausto Vanin
A tecnologia Blockchain é parte de uma mudança de era em que saímos do modelo centralizado e abraçamos o modelo distribuído. Venha descobrir como essas revoluções do Pós-Plataforma irão impactar o nosso futuro e o futuro das organizações.
os palestrantes
Fausto Vanin é um profissional de tecnologia há quase 20 anos, focado em Transformação Digital e Inovação. Desenvolve negócios que exploram tecnologia e modelos de negócio. Atua em organizações como Molho Secreto, EcooPower, Blockchain Academy, WTF! School e fifu Pais e Filhos. Tem experiência com Pesquisa & Desenvolvimento, Ensino, Mercado Financeiro, Inovação e Startups. Possui Mestrado em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Certificação em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management.
Marketing
ROI nosso de cada dia! 10 passos para fazer dele uma prática diária
Camila Reinheimer
Sobre teoria de retorno de investimento de marketing você já sabe, o google e os livros estão cheios. Mas ela funciona no seu dia a dia? 10 passos simples e práticos para ajudar em uma nova visão do seu negócio.
os palestrantes
Camila Reinheimer é formada em marketing e mestre em Gestão e Negócios, tem uma visão pragmática sobre o mundo e como ele deve ser. Filosofa? Às vezes, mas nada como uma boa planilha para explicar o que deve ser dito.
Marketing
S.O.S. Criativo - kit para explorar, criar e testar novas ideias
Mirela Rosa
O kit S.O.S Criativo é destinado à profissionais que desejam experimentar o uso da metodologia Design de Serviços para criar, explorar ou testar ideias. Na oficina será apresentado de forma dinâmica a metodologia e serão trabalhados exercícios de co-criação para experimentar o uso da ferramento. O kit conquistou 1º lugar na categoria Design Estratégico do Prêmio Bornancini, em 2014.
os palestrantes
Mirela Rosa é mestre em Design estratégico e sócia diretora da Nola Design e Descoberta. É professora nos cursos de Design e Gestão para Inovação e Liderança (GIL) na Unisinos. Tem experiência na área de Design Estratégico e Design Thinking, atuando em consultorias, pesquisas e projetos de inovação através do design de empresas de serviços de saúde à indústrias de utilidades. Já conquistou os Prêmios Idea Brasil, Bornancini e duas vezes o Prêmio do Museu da Casa Brasileira pelos produtos já desenvolvidos.
Inovação
Sai com essa tecnologia daqui - A aversão à inovação
Luiz Paulo Girotto
Uma reflexão sobre o medo do novo e a aversão às inovações tecnológicas, inspirado em fatos, números e memes. Utilizando de casos concretos atuais e possibilidades futuras, a palestra tenta desvendar o porquê do saudosismo e da aversão ao novo, que vem desde os mais primórdios avanços tecnológicos.
os palestrantes
Luiz Paulo Girotto Inquieto / Entusiasta de tecnologia e inovação / Autodidata / Maker em todas as esferas / Filósofo de boteco / Músico e corredor amador / Indignado com a apatia / Empreendedor livre no ramo das cervejas especiais / Sommelier de cervejas / No mundo formal: Técnico em Mecânica, Licenciado em Letras e Servidor Público Federal na Agência Nacional de Transportes Terrestres (sim, você leu certo)
Empreendedorismo
Scaleups - As empresas que vão transformar o Brasil
Diogo de Souza
O que são as Scaleups, como essas empresas transformam setores atuando como alavancas do nascimento e crescimento de ecossistemas empreendedores.
os palestrantes
Diogo de Souza Apaixonado por negócios, Diogo é graduado em gestão para inovação e liderança (Unisinos), pós-graduado em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) e tem larga experiência internacional. Já morou na Austrália e na Índia e conheceu outros 24 países. Na Endeavor, organização que lidera o movimento do empreendedorismo de alto impacto no mundo, é responsável por encontrar as próximas grandes empresas gaúchas e potencializá-las, já tendo auxiliado mais de 50 empresas de alto crescimento em programas de aceleração.
Tecnologia
Sehen - the future of health
Paulo Henrique Azevedo
Uma experiência direcionada para os profissionais e estudantes da área de saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas), onde os cenários de um futuro pós-emergente serão apresentados e discutidos. Com o objetivo de ferramentar e conduzir os participantes a enxergarem um futuro onde eles serão protagonistas da disrupção de uma nova saúde.
os palestrantes
Paulo Henrique Azevedo é odontólogo por formação, foi até especialista e oficial da FAB, mas largou tudo para aceitar sua missão de mudar a educação. Empreendedor inveterado, sempre teve a disrupção como lema. Fez MBA na FGV, mas sentiu que tinha mais a descobrir e correu para os braços do Design Thinking, UX Design e Futurismo. Passou pela Escola Design Thinking e Perestroika. Hoje, empresário e eterno estudante, está no Mestrado de Design na UnB aprendendo mais sobre Gamefication e Design de Interação. Amante de grandes desafios, quer mudar a educação através da inovação e acredita que pode trazer para o mundo da saúde uma nova visão ainda inexplorada.
Tecnologia
Simuladores e Reoalidade Virtual: os erros e acertos ao empreender
Gabriel Sffair
Simuladores de movimento e realidade virtual são tecnologias complementares. Vou contar um pouco a história da BSMOTION, empresa que, junto com meu irmão João Pedro e meu sócio Pedro Boessio, fundamos em 2012 e que explora o mercado de tecnologias imersivas. A ideia é compartilhar os acertos, erros, o que acreditamos que vem por aí na indústria do entretenimento e coisas legais que aconteceram na nossa história.
os palestrantes
Gabriel Sffair um dos talentos por trás do desenvolvimento do simulador de voo BS Motion que foi a grande sensação durante a edição deste ano do maior encontro tecnológico do mundo (Campus Party).
Inovação
Sinto, logo existo na realidade virtual
Eduardo Zilles Borba
Na realidade virtual, mais do que imaginar sua presença noutra realidade, o usuário tem o corpo estimulado (artificialmente) a crer que habita outro espaço. Mas o que leva-o a acreditar que está imerso noutro contexto que não seja a sua própria realidade? Quais os impactos perceptivos e cognitivos que estas avançadas interfaces de interação humano-máquina produzem nas pessoas? Viveremos realidades paralelas através de fluxos comunicacionais? Existirá um Uber de pessoas? Estes são alguns tópicos da filosofia contemporânea na Era Digital que vai ser tratado nesta palestra.
os palestrantes
Eduardo Zilles Borba é professor assistente, pesquisador e pós doutorando no Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Junto ao Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) conduz pesquisas sobre realidade virtual e aumentada, mídias digitais, psicologia da comunicação, comportamento e interação humano-máquina com apoio do CNPq, FAPESP e parceiros empresariais (Boeing, Fiat, Petrobrás, etc.). Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Também é professor convidado no Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale, no MBA Design de Serviços e Inovação da UniLasalle e das graduações de Publicidade, RP e Pedagogia da Faccat. Em 2014, sua pesquisa sobre realidade virtual, percepção e cognição foi selecionada pelo Programa Atração de Jovens Talentos do CNPq, uma iniciativa que visa repatriar cérebros brasileiros que estavam desenvolvendo pesquisa de excelência no exterior.
Empreendedorismo
Skatelosophy - A filosofia do skate atuando no crescimento de pessoas e marcas
Cassio Grinberg
Palestra de aproximadamente 1 hora com conceito de Skatelosophy e exemplos práticos de como a filosofia do skate — antimainstream, atuação hacker, assumir riscos — pode ajudar no crescimento de pessoas (independente de praticarem ou não o esporte), marcas, inovação e empreendedorismo. Com forte apoio de imagens e vídeos, a palestra passa por temas como: gosto por obstáculos, não limitação de idade, transição e transformação, canalização de energia, entre outros.
os palestrantes
Cassio Grinberg é fundador da Grinberg Consulting e da Skatelosopher, atua há 15 anos na área de Marketing. Planejador de estratégia de Marketing para grandes marcas em nível nacional e internacional, tem, desde a adolescência, paixão por skate, onde competiu em nível amador. Mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS e Especialista em International Business pela London City College, é autor de três livros, articulista de veículos da imprensa nacional e autor dos blogs skatelosopher.wordpress.com e banhodegemeos.wordpress.com
Tecnologia
SmartEra - A transformação do mundo em que vivemos do ponto de vista da tecnologia
Nagib Nassif
Nesta palestra, iremos abordar como a tecnologia esta transformando o planeta que habitamos e criando uma nova categoria de produtos, serviços e consumidores muito mais exigentes. Onde o Movimento Maker, Fabricação Digital, Desenvolvimento de Hardware, IoT, Wearables e desenvolvimento de produtos são os protagonistas desta revolução.
os palestrantes
Nagib Nassif tem duas décadas de experiência no mercado digital e fundou a Bolha em 2010 movido pela vontade de mudar as coisas através da transformação de tudo que esta a nossa volta, misturando o fisico com o digital, o hardware com o software e principalmente trocando a publicidade convencional pela criação de experiências interativas.
Marketing
Só a criatividade salva
Juliano Brenner Hennemann
Qual é o contexto em que as marcas estão sendo construídas? A criatividade, originalidade e inovação: qual o seu verdadeiro papel? Qual a relação da criatividade com a efetividade?
os palestrantes
Juliano Brenner Hennemann Fundou em 1997 a SPR, que desde seus primeiros dias teve uma postura inovadora, criativa e questionadora. Nesses 20 anos conduz marcas a seguirem por caminhos nos quais a ousadia esteja presente. É grande incentivador da coragem nos negócios e da criatividade geradora de efetividade.
Marketing
Social data - como ir além na interpretação dos dados
Ana Maria Bicca
Dados, dados e mais dados. Estamos imersos em um turbilhão de informações que se renovam a cada dia. Um ambiente onde quase tudo pode ser mensurado, analisado, relacionado e interpretado em busca de novos insights. Mas como e o que medir? Como transformar social data em informação relevante para as marcas? A palestra tem como objetivo mostrar como analisar, interpretar e ter insights a partir dos dados, aumentando a performance das marcas.
os palestrantes
Ana Maria Bicca É jornalista formada pela PUCRS. Trabalha com Social Media desde 2010 e tem experiência em produção de conteúdo estratégico, planejamento e monitoramento de redes sociais. Já trabalhou com marcas como Melissa, L’Oréal, Volvo, Intercity, entre outras.
Empreendedorismo
STARTUP Thinking: mindset empreendedor e transformador
Sandro Cortezia
Palestra abordando o tema do mindset empreendedor como forma de transformação de nossa economia regional e nacional.
os palestrantes
Sandro Cortezia é fundador e CEO da Ventiur. Graduado em informática, com Mestrado em Administração, está totalmente imerso no ecossistema de empreendedorismo inovador, como acelerador de startups, mentor e consultor. Professor de empreendedorismo e coordenador do Pós-MBA em Gestão da Inovação na UNISINOS.
Empreendedorismo
Startups à prova do Hype: Um fast track para levar sua startup até a geração de receita e não deixá-la morrer na praia
Rodrigo Prior
Você está preparado para ouvir algumas verdades sobre o ecossistema brasileiro de Startups? Um workshop para ajudar empreendedores a focarem nos aspectos fundamentais para criarem negócios rentáveis e escaláveis, sem cair nas armadilhas que irão consumir suas energias e recursos, fazendo com que você fracasse ou acabe desistindo.
os palestrantes
Rodrigo Prior CEO do Welearn, Rodrigo é especializado em estratégias e produtos digitais. Fundou 3 startups anteriormente e, durante sua trajetória profissional, atendeu clientes como Vivo, Honda, Lenovo, GNT, ESPN, Microsoft, Ibope, entre outros.
Marketing
Storytelling Bombril: Como contar histórias para 1001 linguagens (da TV aos games)
Arthur Protasio
Criar histórias é sempre um desafio! Não basta saber o que contar, mas como. Aprenda os fundamentos da narrativa (úteis para todo roteiro!) e suas técnicas de aplicação. Arthur Protasio apresenta o design de narrativa por trás de obras de diferentes linguagens como Geração Brasil, telenovela transmídia indicada ao Emmy Digital; O Rastro VR, terror em realidade virtual; e Sword Legacy, game de estratégia e releitura das lendas do Rei Arthur.
os palestrantes
Arthur Protasio é contador e amante de histórias. Roteirista na TV Globo e diretor criativo da Fableware, premiada produtora especializada em escrever e desenvolver conteúdo para projetos multiplataforma e transmídia. É Bacharel em Direito, Mestre em Design e foi incubado da Rio Criativo. Trabalhou em projetos como a novela Geração Brasil, indicada ao Emmy Digital; programa de TV colaborativo, Lazinho com Você; experiências em realidade virtual, O Rastro VR e Angest; livros Negra Cicatriz e Jogador de Mil Fases; games Cavaleiros do Zodíaco: Cosmo Cards, Holodrive e Sword Legacy: Omen, vencedor de Melhor Narrativa no Festival SB Games.
Marketing
Storytelling e Engajamento na Cultura da Conexão
Sheron Neves
Introdução ao transmedia storytelling e seu papel no estreitamento dos laços emocionais entre consumidor e marca; oportunidades e ameaças para profissionais de comunicação surgidas no atual ambiente midiático, convergente e participativo; exemplos de cases nacionais e internacionais.
os palestrantes
Sheron Neves é publicitária formada pela PUCRS, onde cursa também Doutorado em Comunicação. Possui Mestrado em Media Studies pela Birkbeck, University of London. Leciona nas instituições ESPM-Sul e UNIFIN. Possui vinte anos de experiência em marketing, incluindo empresas como Grupo RBS, Grendene e Dell. É consultora de marketing digital e editora do blog Meditations in an Emergency. Áreas de pesquisa incluem TV, convergência, marketing, storytelling, transmídia e audiovisual na cultura participativa.
Empreendedorismo
Subvertendo a lógica
Brenno Faro
Nunca foi tão fácil viver nossos sonhos. E nunca foi tão fácil captar sonhando. Difícil ficou se relacionar com tudo isto. Conhecer esta transição é função de tradutores. E tradutores precisam de pessoas. Para entender e revolucionar. Me proponho a passar métodos para ajudar pessoas que precisam sobreviver.
os palestrantes
Brenno Faro Saiu do colégio com 14. Antes, montou blogs e era responsável por grandes comunidades no Orkut. Fez faculdade e diversas formações. Trabalhou com moda, tecnologia, comunicação, automóveis, comida. Foi sócio e descobriu que tinha um método. Atendeu grandes empresas como Hyundai, Pepsico, Embratel, Malwee, Gafisa, Sky. E tudo isso para pensar: Valeu muito, mas não vale de nada. Hoje, é sócio de um software Open-Source com responsabilidade ambiental. E sócio de uma empresa de conteúdo. Fundou as duas com muita colaboração.
Empreendedorismo
Tchau Burocracia: Da ideia a concepção em dois dias
Ana Carolina Schirmer
Neste talk vamos desconstruir aquele conceito de software ser algo complexo e burocrático, mostrando uma cultura de desenvolvimento diferente que existe e funciona. Também falaremos sobre o conceito de MVP e o porquê ele é tão importante nesse processo - tudo isso com vários estudos de casos como exemplo.
os palestrantes
Ana Carolina Schirmer Formada em Jornalismo e possui MBA em Marketing Estratégico pela ESPM-Sul. Com várias experiências internacionais em empresas como Universal Studios e L’Oréal Austrália, tem uma formação multidisciplinar e atualmente é Gerente de Projetos dentro da Bode, uma empresa gaúcha de desenvolvimento de software.
Tecnologia
Tech + Advertising = Blow your mind
Thiago Goldfeder Krieck
Um overview da evolução pessoal e profissional desde antes da revolução industrial até a quarta revolução, a revolução digital que vivemos hoje. Venha conhecer uma série de tecnologias emergentes e descubra como as marcas estão se apropriando delas para criar experiências inesquecíveis para seu público-alvo.
os palestrantes
Thiago Goldfeder Krieck é fundador da Lemonade e também fundador e ex-presidente do Comitê de Inovação da Associação Brasileira das Agências Digitais. Como instrutor do programa Play, Experience and Learn da McCann Worldgroup, liderou a trilha de tecnologias emergentes nas capacitações para agências do grupo no Brasil e México. A Lemonade é uma empresa que mistura design e tecnologia para criar experiências extraordinárias para marcas e atende clientes como Cartoon Network, Itaú, Caixa Econômica Federal e Starbucks. A Lemonade acredita que o melhor ainda está por vir e quer trazer o futuro para o presente, oferecendo valor através de grandes experiências.
Tecnologia
TECNA - O Futuro do Audiovisual
Clarissa Millford
Apresentar o case do projeto TECNA e abrir o debate com o publico sobre como eles pode usufruir e se apropriar dessa estrutura e rede que está em formação. O que é o TECNA: O TECNA - É o mais novo Centro Tecnológico Audiovisual do RS, com o propósito de ser um centro de referência para a Indústria Criativa trabalhando com ênfase na tecnologia e no audiovisual. Atua como um articulador de negócios e está comprometido com o desenvolvimento do setor, contribuindo para o fortalecimento dos arranjos produtivos regionais e nacionais, ao mesmo tempo que estimula novos negócios. Atualmente abriga infraestrutura de produção e pós produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial e centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa.
os palestrantes
Clarissa Millford Mestre em Design Estratégico, formada em Produção Audiovisual e Administração de Empresas, com especialização em Produção e Métodos de Realização de Conteúdo pela New York Film Academy e especialização em Gestão de Projetos conquistando o certificado de Project Management Professional. É produtora com mais de 55 projetos realizados. Atua como Gestora de Projetos e Operações do TECNA, é Fundadora e Diretora da empresa Remo Assessoria, a qual presta serviços na área de gestão de projetos e produção executiva no audiovisual e atua como Parecerista Especialista do Ministério da Cultura.
Tecnologia
Técnica de mixagem
Double S
Utilizando os equipamentos de dj, vai apresentar a técnica de mixagem, mixando uma música na outra. Técnica utilizada pelos djs em suas apresentações.
os palestrantes
Double S Um dos djs pioneiros do brasil no estilo música eltrônica. Pilar da cena eletrônica do rs, já se apresentou nos principais eventos da américa latina ao lado dos melhores djs do mundo.
Tecnologia
Tecnologia para Todos: Nem tudo que parece difícil, realmente é
Pedro Cavalheiro
Usamos a tecnologia em todo lugar, a qualquer momento. Mesmo assim, ainda existe um grande tabu a respeito de como as coisas funcionam, muito devido a uma cultura de que é difícil e apenas quem é da área entende e consegue construir algo, como um software. Ele mostra como a tecnologia pode impactar o trabalho e a vida de pessoas de outras áreas e que, muitas vezes, é mais simples do que imaginamos.
os palestrantes
Pedro Cavalheiro trabalha com desenvolvimento de softwares desde 2010, passando pelos mais variados ambientes e empresas. É apaixonado pela web, e acredita que a troca de conhecimento pode fazer a diferença na vida das pessoas.
Tecnologia
Tecnologia, English Therapy e Bilingualidade Não-Linear
Drix Silva
Bibliotecas inteiras se comprimem na palma da minha mão. Vídeos, áudios, textos e aplicativos jorram na língua inglesa. Encontro mestres e amigos, nativos e não-nativos, das mais diversas partes do planeta. Posso “imergir”, “interagir” e “evoluir” no meu segundo idioma de forma orgânica, fluida e através do que eu realmente gosto. Por que não faço isso?
os palestrantes
Drix Silva é fundador da HarmonyCo (Curadoria de Vivências Bilíngues) e fomentador dos benefícios de um segundo idioma na mente humana, Drix Silva é mestre em Psicologia de Processamento e Aquisição de Linguagem pela Universidade de Cambridge e, como linguista cognitivo, desenha “pocket immersions”, facilita workshops sobre bilingualidade e acompanha indivíduos no processo de English Therapy.
Tecnologia
Tecnologia, startups e o futuro
Leandro Pompermaier
Vivemos em um mundo acelerado, cercado de novidades tecnológicas que, mesmo sem percebermos, somos transformados por elas. Qual foi a última vez que você estendeu o braço para chamar um táxi? Quando você enviou um “Feliz Aniversário” via correio, cartão ou até mesmo telegrama para um amigo? Consegue lembrar da última vez que esteve em uma agência bancária simplesmente para ver o saldo ou extrato da sua conta? Esses são exemplos simples que nos mostram o quanto o mundo mudou, o quanto as pessoas mudaram. Com isso, uma discussão necessária é sobre como a tecnologia e seus avanços (Inteligência artificial, automóveis autônomos, realizada virtual, etc) afetam a sociedade, e como as startups estão tentando antecipar o futuro do uso das tecnologias .
os palestrantes
Leandro Pompermaier é empreendedor e investidor-anjo na área de tecnologia, professor da Faculdade de Informática da PUCRS e gerente da RAIAR - ambiente de desenvolvimento de startups do TECNOPUC.
Tecnologia
Tecnologias Exponenciais "Hands On"
Bruno de Azevedo Sabino
Como ter acesso e se utilizar de tecnologias exponenciais para empreender e gerar receita.
os palestrantes
Bruno de Azevedo Sabino Empreendedor entusiasta com habilidades em comunicação, negócios e comercial. Com experiências diversas, hoje, possui negócios e projetos nas áreas de VR, e-commerce, Webdesign, vendas, impressão 3d e um núcleo de consultoria em inovação. Futurista nas horas vagas e parte da Rede Global de Empreendedorismo da Endeavor.
Tecnologia
Tecnologias Exponenciais "Hands On"
Bruno Sabino
Como ter acesso e se utilizar de tecnologias exponenciais para empreender e gerar receita.
os palestrantes
Bruno Sabino Empreendedor entusiasta com habilidades em comunicação, negócios e comercial. Com experiencias diversas, hoje, possui negócios e projetos nas áreas de VR, e-commerce, Webdesign, vendas, impressão 3d e um núcleo de consultoria em inovação. Futurista nas horas vagas e parte da Rede Global Empreendedorismo da Endeavor.
Tecnologia
Tecnologias Exponenciais: WTF?
Renato Cunha
Palestra sobre Tecnologias Exponenciais, conceito fundamental da Singularity University e seu impacto nos negocios e no trabalho do futuro
os palestrantes
Renato Cunha é Chapter Ambassador da Singularity University em Porto Alegre, Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS e Engenheiro Mecânico pela UFSM com MBA Executivo Internacional pela UFRGS/EADA/HEC. É Country Manager da Brainomix, premiada spin-off da Universidade de Oxford especializada em sistemas especializados de apoio à decisão medica e consultor em projetos de telemedicina. Possui 12 anos de vivencia na área médica em empresas como Synthes GmbH e Johnson & Johnson Medical, notadamente em desenvolvimento de negócios e soluções inovadoras e de alta tecnologia. Em sua ativiChapter Ambassador da Singularity University em Porto Alegre, Eng Mecânico com mestrado em Administração pela UFRGS e MBA Executivo Internacional pela UFRGS/EADA/HEC. É Country Manager da Brainomix, premiada spin-off da Universidade de Oxford especializada em inteligência artificial para diagnósticos médicos. Professor de MBA e Pós-graduação nas disciplinas de gestão de inovação, gestão de negócios e pessoas em diversas universidades.
Tecnologia
Tecnologias na educação: desafios e possibilidades
Mariangela Kraemer Lenz Ziede
A viabilização da tecnologia nos espaços educacionais só tem sentido se estiver associada a um movimento de inovação pedagógica. A constatação de que o trabalho coletivo, propiciado pela conectividade, é muito mais rico em alternativas do que o individual e leva à tomada de consciência da importância da criação de redes de professores e gestores, como espaços de trocas sócio cognitivas capazes de fomentar as mudanças.
os palestrantes
Mariangela Kraemer Lenz Ziede é pós doutoranda (UFRGS 2017). Doutora e Mestre em Educação. Especialista em Informática na Educação e em Tutoria na Educação a Distância. Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2). Desenvolve materiais digitais para a formação de tutores e professores na Faculdade de Educação. Avaliadora e parecerista de revistas da área. Participa de grupos de pesquisa do CNPq voltados a educação e tecnologias. Estuda com um grupo de educadores o uso de tablets e aplicativos para a construção das aprendizagens dos alunos da educação básica. Professora substituta do DEBAS/UFRGS atuando no Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância.
Tecnologia
Tecnologias Persuasivas e Design para mudança de comportamento: novas oportunidades para melhoria da qualidade de vida.
Filipe Campelo
Marcelo Halpern
Os desafios impostos pela sociedade moderna exigem novas abordagens para o desenvolvimento de produtos e serviços que unam tecnologia e humanidade, com propostas mais criativas e de maior engajamento. A tecnologia e o design são caminhos que podem fomentar a construção de melhores hábitos e da mudança de comportamentos dos indivíduos. Nesta sessão temática serão discutidos a perspectiva das Tecnologias Persuasivas e Design para Mudança de Comportamento como alternativas inovadoras para a geração de uma maior qualidade de vida dos indivíduos, beneficiando áreas como saúde, educação e estilo de vida.
os palestrantes
Filipe Campelo é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Graduação em Administração pela UFRGS. Os temas de interesse de pesquisa envolvem Design para Experiencia e para Emoção, Design para mudança de comportamento e processos de consumo.

Marcelo Halpern é designer, chief product officer da Base Digital e professor de graduação e MBA da ESPM. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, tem Mestrado em Design pela UNISINOS, Especialização em Marketing Estratégico pela PUCRS e Graduação em Design pela UNIRITTER. Como pesquisador concentra o seu trabalho nas áreas de Design para a Experiência e Emoção; e Tecnologias Persuasivas para Comportamento e Saúde.
Marketing
Tendências do Marketing Digital
Rafael Terra
A palestra apresenta mais de 50 insights e tendências do marketing digital para os próximos anos. Tudo baseado em estratégias que tem trazido resultados efetivos às marcas, seja em vendas, engajamento ou leads.
os palestrantes
Rafael Terra é CEO da Fabulosa Ideia, a primeira agência de Social Media e RP Digital do sul do país. Professor de MBAs nas principais instituição negócios, entre elas ESPM e PUC. Consultor e palestrante nacional de Marketing Digital e Humanização de Marcas, com mais de 150 empresas atendidas, incluindo Bradesco, Santander Cultural, Red Bull, Intelbras, InterCity Hotéis, Grupo Bandeirantes, Grupo RBS, Unimed, Stihl, Ministério Público da Bahia, entre outras. Presença confirmada nos principais eventos e feiras de marketing e inovação do Brasil.
Empreendedorismo
Tenho uma ideia. Tenho um negócio?
Gabriela Paiva Villarinho
Será que aquela ideia que tu vens formatando há tanto tempo pode virar um negócio? Ou ainda, será que as pessoas pagariam pelo teu talento criativo? Muitas vezes, transformar um talento em negócio pode significar fazer escolhas e exige uma boa dose de autoconhecimento. Participantes: até 20 pessoas.
os palestrantes
Gabriela Paiva Villarinho Arquiteta e Urbanista na UFMS, com mestrado em Design pela Unisinos e sempre muito curiosa no que se refere a processos criativos. Atualmente é Gestora de Design no SEBRAE/RS, atuando na equipe do programa SEBRAEtec e em desafios tecnológicos, oficinas de Geração de Ideias, Design de Negócios e eventos de Inovação.
Marketing
The Age of Data - riven Advertising: uma nova era para publicidade, comunicação e marketing
Gustavo Bacchin
Executivo que lidera as áreas Operacionais e de Recursos Humanos na agência Cadastra, também sou responsável pela direção de contas e desenvolvimento de negócios.
os palestrantes
Gustavo Bacchin Possui 20 anos de mercado, sendo 8 anos trabalhando em Londres, onde liderou as áreas de Search (SEO e Links Patrocinados), Social Media e Web Analytics em empresas de entretenimento, turismo e recrutamento. No Brasil trabalhou nos projetos digitais de marcas como L’Oréal, Telefônica, Lojas Renner, Volvo, Grupo Soma (das marcas Farm, Animale, entre outras), Cultura Inglesa, Lojas Colombo, Insper, Olympikus, entre outros. É formado em Administração de Empresas pela PUCRS. Palestrante em eventos como SMX Brasil, ExpOn, Search Masters Brasil e Fórum e-Ecommerce Brasil, possui artigos publicados em diversos sites e revistas. Autor do e-book “SEO Insights & Trends 2016".
Tecnologia
Todo mundo é nerd!
Marco Lazzarotto
os palestrantes
Marco Lazzarotto
Inovação
Transformação Digital: o Impacto na Inovação
Paulo Beck
A palestra sobre Transformação Digital aborda os impactos, desafios e oportunidades para as diferentes empresas e setores da economia. Através de exemplos e casos práticos, discute-se o impacto da inovação e da transformação digital na nova economia, enfatizando principalmente a importância do empreendedorismo e das startups nesse processo.
os palestrantes
Paulo Beck Um empreendedor em série, investidor anjo e executivo corporativo, e é fascinado em transformar e motivar uma nova geração de jovens a seguir a carreira de empreendedor, seja como MEI ou empresário. Obcecado em ajudar empresas tradicionais a beber na fonte deste movimento de empreendedorismo e inovação através de uma jornada de transformação digital. Com uma ampla trajetória em empresas multinacionais, como a Hewlett-Packard, Paulo é um evangelista e estrategista de diversos programas de inovação, transformação digital e aceleração corporativa. Como investidor e mentor em diversas aceleradoras de startups no Brasil, como WOW, Inovativa Brasil, Ventiur e GROW+, tem estruturado fundos de investimento semente nas áreas da saúde, finanças, varejo e agro, e participado de inúmeras bancas de avaliação para mentoria e aconselhamento de startups. Atualmente é CEO da GROW, uma aceleradora de startups premium dedicada a alavancar startups em estágio de crescimento.
Tecnologia
Transformação Digital: O novo perfil do profissional na era da experiência
Rafael Szarblewski 
Estímulo a troca de conhecimentos sobre Transformação Digital, conscientizando os profissionais sobre seu papel neste processo, e trabalharmos a geração de ideias e a empatia, que são elementos essenciais para a criação de estratégias de negócios através de trabalhos colaborativos. Neste workshop, vamos unir o conceito de Gestão da Inovação juntamente com as premissas da Transformação Digital, abordando como é o perfil do profissional da Era Digital e seus desafios para entregar Valor e Experiência ao cliente.
os palestrantes
Rafael Szarblewski  é um dos sócios da Ditech - Softwares e Infraestrutura, onde ocupa o cargo de Diretor de Negócios. Graduado em Gestão de TI, atua há mais de 15 anos no mercado atendendo empresas de grande porte, como Banco John Deere, e coordenando equipes em projetos de software. Valoriza o compartilhamento de conhecimentos e acredita no poder do trabalho colaborativo.
Inovação
Transmídia Storytelling: histórias disruptivas
Adriana Galli Velho
Workshop de Transmídia Storytelling, contextualização, casos e prototipação de histórias para gestão ou branding, através do Story Canvas.
os palestrantes
Adriana Galli Velho Doutoranda em Design pela UFRGS, mestre em Design Estratégico, Economista. Professora de Inovação e Transmídia Storytelling. Proprietária e Storyteller da Fábrica de Histórias , especializada em desenvolvimento do território através de ferramentas criativas para inovação.
Inovação
Tropeçando na Empatia
Leonardo Silva
Empatia: por que você precisa dela? Nesse workshop você terá a oportunidade de experenciar uma atitude que pode mudar sua visão de mundo. Através de teoria e dinâmicas intercaladas, a vivência de práticas empáticas possibilitará o conhecimento dessa ferramenta fundamental para o dia-a- dia de trabalho, onde quer que existam pessoas.
os palestrantes
Leonardo Silva é psicólogo, doutor em Psicologia Clínica (PUCRS), mestre em Psicologia da Saúde (University of Bath/UK) e especialista em Somatic Experience. Atua como psicólogo clínico no CPsico Abordagens Humanistas Existenciais, é professor de pós-graduação em várias instituições de ensino em psicologia, coordena o Núcleo de Psicologia Positiva do InTCC e é psicólogo consultor do Evolurindo. É um entusiasta nos assuntos relacionados à psicologia positiva, espiritualidade, sentido/propósito e psicossomática.
Tecnologia
Um Mundo focado na Experiência
Julio Matos
Nesta palestra vamos mostrar como a evolução do conceito de experiência do usuário está remodelando a concepção de design e como uma indústria de nicho, como a dos Games, se tornou a mais rentável indústria de entretenimento do mundo.
os palestrantes
Julio Matos é especialista em Marketing, Game Designer e Professor, é um apaixonado por inovação, tecnologia e pessoas. Criou alguns negócios e projetos inovadores durante a vida com a ajuda de muita gente incrível, entre eles a Gradium Software & Comunicação, a Tech Trip, uma marca de Cerveja, um Bar de Jogos de Tabuleiro e mais um monte de coisa. É um Designer de Experiência por aptidão, sempre pronto para debater e vender ideias.
Tecnologia
Uma Nova Era Para o Universo Tecnológico
Tonico Novaes
Com a chegada dos robôs, inteligencia artificial, VT, AR, IoT, impressoras 3D, como serão os novos postos de trabalho, como a sociedade vai coexistir com os robôs e como serão as profissões do futuro?
os palestrantes
Tonico Novaes assumiu a direção do evento há um ano e meio - praticamente às vésperas da nona edição realizada em 2016, onde conseguiu resultados expressivos em tempos de crise e deu start ao forte plano de expansão nacional do negócio. Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Eventos, o diretor foi contratado pela empresa global de eventos MCI pela sua experiência com entretenimento, eventos de grande porte e capacidade de repensar formatos. Viciado em tecnologia, Tonico sempre foi heavy user/early adopter de novas tecnologias e é presença constante nas redes sociais.
Empreendedorismo
Uma Paixão Chamada Música – gestão de carreiras artísticas
Ilton Carangacci
A palestra vai apresentar os pilares que levaram aos melhores resultados, relação com o artista, planejamento, formalização das relações, mercado internacional e ética. Atende tanto aos artistas quanto às pessoas que estão a fim de entrar no mercado de produção. No currículo, artistas como Papas da Língua, Chimarruts, Armandinho, Jéf, Reação em Cadeia e mais de 4000 shows realizados em 10 países.
os palestrantes
Ilton Carangacci tem 32 anos de experiência em produção executiva de bandas. No currículo tem artistas como Papas da Língua, Chimarruts, Armandinho, Claus e Vanessa, Ivo Mozart, Jéf, Reação em Cadeia, The Hard Working Band, entre outros, e mais de 4000 shows realizados em 10 países.
Tecnologia
Utilizando Open Source para criar uma Startup de USD $18M em menos de 1 ano
Gabriel Engel
Conheça a história de como um time de brazucas utilizou o poder do open source para transformar um side project em uma Startup de USD $18 milhões, recebendo investimento de um dos maiores Venture Capitalists americanos e mantendo um crescimento exponencial. Uma jornada que mostra o poder de uma visão ousada e da coragem de quebrar paradigmas para mudar o mundo dos chats.
os palestrantes
Gabriel Engel é o fundador e CEO da Rocket.Chat. Apaixonado por ferramentas de colaboração, código aberto e novas tecnologias. Ele também é cofundador da Konecty e trabalhou como Gerente de Produto para Inovação Empresarial e Aplicações Móveis na Vodafone Global Enterprise.
Marketing
VENDARKETING: como vendas e marketing juntos vão aumentar o lucro das empresas.
André Salvador
Será uma palestra sobre vendas e marketing trabalharem juntos para aumentar o lucro nas empresas. Com conceitos do tema, exemplos, cases, processos e como implementar na prática.
os palestrantes
André Salvador vivencia diáriamente o mercado do marketing e publicidade desde 2006. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas, sempre transitou entre vendas e marketing pela sua carreira. E hoje, como CEO da agência Mariachi, sua missão é aplicar as estratégias aprendidas para seus clientes.
Inovação
Viva o fracasso! A importância do erro em ambientes inovadores
Arthur Gubert
os palestrantes
Arthur Gubert
Empreendedorismo
What the Fail! com FailCon/Vakinha e Cosmo
André Echeverria Flores
Flávio Steffens
Flavio (FailCon/Vakinha) e André (Cosmo) contarão suas histórias de dificuldades, fracassos, aprendizados e superação. Venha fazer parte deste bate-papo sobre os altos e baixos comuns no mundo do empreendedorismo.
os palestrantes
André Echeverria Flores Publicitário catarinense formado pela ESPM-Sul, com Pós-Graduação em Ciências de Consumo na mesma instituição e com curso em Liderança para crescimento e Mudança na Universidade de Columbia (NY). Como nunca se deu muito bem com o Photoshop, resolveu empreender. E em 2012 fundou a Cosmo, uma consultoria de Inovação que une metodologia e consultores a uma plataforma exclusiva e o FreeWalk POA, um projeto voluntário que realiza caminhadas gratuitas por Porto Alegre, contado as histórias curiosas da cidade para quem quiser ouvir. Nesse meio tempo tentou fazer whisky, vender café e outras cositas más. (Sem sucesso). Em 2016 fundou o Empreendedorismo para Arquitetos, projeto que já impactou 7000 arquitetos com palestras, workshops e consultorias pelo Brasil. Além disso, é co-autor do livro FreeWalkPOA e do Ebook Como Criar um Programa de Inovação em 10 Simples Passos. Já atuou como Curador da Awesome Foundation Porto Alegre e foi Diretor de Marketing da Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE POA). André foi palestrante do TEDxGramado, Exporevestir, Failcon, Semana Acadêmica SENAC 2014, Semana do Turismo Criativo da PUCRS e em diversos outros eventos.

Flávio Steffens Empreendedor apaixonado. É co-organizador da FailCon Brazil, a edição brasileira do evento mundial que tem por objetivo desmistificar o fracasso no mundo empreendedor, em parceria com grandes organizações como PUCRS, SEBRAE, ESPM, SAP, entre outros. Tem graduação, MBA e mestrado na área de computação pela PUCRS e FGV-RS. Foi gerente de projetos no mercado digital em projetos como Randon, Grêmio, Doux-LeBon e Tramontina. Abriu sua empresa digital, a Woompa, e em 2012 lançou o Bicharia, a primeira plataforma de crowdfunding para ajudar animais, arrecadando mais de 800 mil reais para a causa. Hoje é sócio do Vakinha, a primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil, atuando como diretor de relacionamento. Também é professor na pós-graduação da La Salle Business School e mentor de empreendedores.
Empreendedorismo
What the Fail! com Toth/Eirene e FlySbpa Simulators & Technologies
Eduardo Marckmann
Luciano Zoppo
Através de cases de insucesso e superação de Eduardo (Toth Lifecare e Eirene Solutions) e Luciano (FlySbpa), você terá a oportunidade de conhecer e refletir sobre como as falhas fazem parte do processo de aprendizado e o conhecimento como a base para a tomada de decisão assertiva.
os palestrantes
Eduardo Marckmann Sócio fundador da Toth Lifecare (Equipamentos Médicos) e Eirene Solutions (Startup de Agritech), responsável por liderar os processos de crescimento e consolidação no mercado das duas empresas, atuando desde a criação do produto até o contato com os clientes e o mercado. Graduado em Administração e mestre em economia atua há mais de 10 anos como empreendedor.

Luciano Zoppo Sócio-diretor e responsável técnico de pesquisa e desenvolvimento de produtos da SBPA Simulators que fabrica simuladores de voo para treinamento aeronáutico. A empresa está incuba na UNITEC/Tecnosinos, Universidade do vale do Rio do Sinos (UNISINOS).
Empreendedorismo
WomenUp
Deb Xavier
Até 10 pessoas. WomenUp Mentoring é um programa de mentoria para mulheres que buscam direcionamento na vida profissional e nos negócios. O workshop tem como objetivo promover uma sessão de conversa e troca de experiências profissionais. O evento é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais que estejam passando por processos de mudanças, criação de negócios e que tenham dúvidas em relação a sua vida profissional.
os palestrantes
Deb Xavier é pós graduanda em Gestão, Empreendedorismo e Marketing (PUCRS), graduada em Relações Internacionais (UFRGS) e idealizadora do Jogo de Damas, atua com consultoria, desenvolvimento de projetos e palestras na área de empoderamento profissional feminino e com desenvolvimento de negócios na Bossa Nova Investimentos. É parceira do Lean In, ONG de Sheryl Sandberg. A convite da ONU, esteve em Nova York no evento 2016 Women's Empowerment Principles. Já palestrou no Google, Facebook, Dell, TEDx, World Human Rights Forum 2014 (Marrocos), no Global Summit of Women, Campus Party, dentre outros.
Marketing
Workshop de Comunicação Positiva
Renato Martins
Workshop de Comunicação Positiva, com duração média de 4 horas, com teoria e prática. Conteúdos: - Introdução à comunicação e mídia - Gestão de Imagem - Ética e etiqueta digital - Noções básicas sobre o mercado de jornalismo - Relacionamento com a mídia -Técnicas de gravações de video (para TV e YouTube) - Comunicação positiva: geração de boas notícias - Fakenews: curadoria de notícias falsas - Teoria e prática - gravação e análise de entrevistas com participantes (avaliar número máximo de gravações conforme o evento)
os palestrantes
Renato Martins é jornalista e digital influencer, trabalha há mais de 33 anos na área de comunicação. Atuou como repórter, apresentador, produtor, gestor de redações e consultor da área para empresas e instituições, no RS e SC. Técnico em Publicidade, graduado em Jornalismo (PUCRS) e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios (ESPM-Sul). Passou por empresas de comunicação como RBS, Rádio Gaúcha, Jornal do Comércio, Rádio Eldorado (SC), TVE e atuou por 16 anos na Band, onde foi Diretor de Jornalismo por dez anos. Atualmente é apresentador na Rádio FM Cultura e na TVE, em sua segunda passagem pela emissora.
Inovação
WTF! Estamos ensinando (ou aprendendo)?
Felipe Menezes
Vivemos uma mudança de era, da industrial para a digital. O modelo educacional vigente ainda está pautado na era industrial. É preciso mudar sob a ótica de como funciona o processo de aprendizagem das novas gerações e do que precisamos desenvolver neste novo cenário em que vivemos. Há novos caminhos, precisamos explorá-los!
os palestrantes
Felipe Menezes é professor universitário, engenheiro, palestrante e entusiasta de futurismo. Pai do Pedro e do Lucas. Adora tecnologia, mas mora em uma área rural. Filosofa, mas mete a mão na massa. Teve experiência empresarial como consultor por 15 anos em mais de 100 empresas. Atua também como mentor de startups, é cofundador de uma e já quebrou outra! É idealizador da WTF! School. É coordenador de curso, professor e mentor na Universidade Feevale.
Marketing
YouTube: um novo formato para marcas
Giovanna Alvarenga e Fernando Puhlmann
Em uma palestra dinâmica e extremamente focada em mercado, Giovanna Alvarenga e Fernando Puhlmann, co-founders da Cuentos y Circo, agência especialista em estratégia e produção de conteúdo para marcas no YouTube, mostrarão este novo formato de relacionamento, no qual as marcas passam a fazer parte do dia a dia do seu público como formadoras de opinião, instrumentos de ensino, geradora de conteúdo e até canal de entretenimento. A relação construída de maneira orgânica que transforma percepção e conceito, além de tornar as marcas mais antenadas do mundo inteiro nas novas queridinhas de uma legião cada vez maior de fãs.
os palestrantes
Giovanna Alvarenga e Fernando Puhlmann são co-founders da Cuentos y Circo, parceira da área de conteúdo do YouTube desde 2012, a dupla é responsável pela criação de ações e gerenciamento de canais na plataforma para várias marcas como ESPM, Grêmio, Kildare, Ortopé, Sanremo entre outras e criadores do maior case de programa multiplataforma sobre futebol do Brasil, o Grenalizando, distribuído ao vivo no YouTube, no SBT e na Rádio Ipanema FM, em dias e formatos diferentes.
Marketing
Zero to Hero – Storytelling, como a sua estoria faz uma diferenca
Remi Owadokun
Não podemos todos ser celebridades, mas todos nós temos potencial para ser influenciadores. Podemos influenciar todos os que nos encontramos, diretamente ou indiretamente, simplesmente compartilhando nossa estória de maneiras que só nós podemos. Durante a minha palestra, vou contar o quanto compartilhar a minha experiencia me levou ao podium, de ser niguem a virar exemplo, heroina, como se diz em ingles, from zero to hero.
os palestrantes
Remi Owadokun Remi Owadokun é uma Certified Health Coach, Life Coach & Master Practitioner of Neuro Linguistic Programming. Sua paixão única pelo desenvolvimento pessoal e pela transformação levou-a a se tornar a fundadora da Total Makeover Program Academy (uma iniciativa do Total Makeover Program), sediada na Nigéria, com pegadas na África Ocidental e Austral, Europa e América do Norte. A Total Makeover Program Academy é considerada por muitos uma das Foremost Online Plataforms, na África Ocidental, focada em equipar pessoas para viver uma vida feliz, saudável e melhor. Durante o último ano, a academia matriculou mais de 1.300 estudantes ativos de mais de 10 países. Ela também entrou quatro vezes para a lista de mais vendidos da Amazon, pelos livros How I lost 40Kg - The Journey that changed my life Mentorless?- Attract, retain and make the best of Mentoring Relationships Total Makeover – You Deserve to Live Your Best Life Remi é considerada uma grande influenciadora digital. Sua paixão pela tecnologia incentivou-a a criar um jogo de celular gratuito ""Phat Gal"", disponível na Play and App Store, projetado especificamente para a transformação física e mental humana.
Inovação
ZISPOA: Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre
Marc Weiss
Dynamic 2-year growth of ZISPOA by citizens organizing together to promote Innovation and Technology, Entrepreneurship and Startups, Sustainability and Resource Efficiency, Creativity and Collaboration, Participatory Community Management, and Business-Friendly Environment. ZISPOA is becoming the most solar-powered, bike-friendly, energy efficient, digitally connected, and renewable technology-friendly (circular economy) place in Latin America.
os palestrantes
Marc Weiss Professor Marc A. Weiss is Chairman and CEO of Global Urban Development (GUD), an international policy organization and professional network of nearly 700 leaders and experts in 60 countries. He serves as a Lead Partner and Steering Committee member of UN-Habitat’s World Urban Campaign, and a member of the Board of Directors of IHC Global. He coordinates the Porto Alegre Sustainable Innovation Zone (ZISPOA), a key initiative of GUD’s World Bank-funded Leapfrog Economic Strategy for Rio Grande do Sul to become the most sustainable and innovative place in Latin America by 2030. He also serves as Coordinator of the ZISPOA Project in the School of Engineering, and Vice Coordinator of the Center for Studies and Research in Urban Economics, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in Porto Alegre.